8 nutrientes que devem estar na alimentação de crianças em fase de crescimento

Vegetais folhosos são fundamentais para a dieta infantil, pois fornecem nutrientes indispensáveis para os pequenos
Vegetais folhosos são fundamentais para a dieta infantil, pois fornecem nutrientes indispensáveis para os pequenos
Luciana Novaes

Consultor:

Luciana Novaes

Nutricionista mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ com especialização em Saúde Materna e Infantil e Nutrição Clínica e Estética pelo IPGS

Montar uma dieta saudável e nutritiva para as crianças é importante por diversos motivos. É necessário garantir a saúde, fortalecer a imunidade e, claro, estimular o crescimento e o desenvolvimento - tanto corporal quanto cognitivo - dos pequenos. Para saber mais sobre o assunto, nós conversamos com a nutricionista Luciana Novaes, especializada em saúde infantil. Ela falou sobre os nutrientes que não podem faltar na deita das crianças nessa fase de crescimento. Dá uma olhada!

Quais nutrientes não podem faltar nessa fase de crescimento?

Você já parou para se perguntar sobre quais são os nutrientes que realmente não podem faltar na dieta infantil? A nutricionista Luciana Novaes explica que, quanto mais natural e diversa for a alimentação da criança, melhor será para o seu crescimento. Dá uma olhada nos nutrientes que devem estar presentes no cardápio dos pequenos:

Proteínas

"Presente em carnes de boi, frango ou peixe, ovos e leguminosas e cereais, as proteínas são necessárias para a construção de tecidos e músculos".

Cálcio

"Presente no leite e seus derivados, em sementes como as de abóbora, girassol e gergelim e espinafre, o cálcio é importante para o crescimento ósseo e controle da pressão arterial".

Ferro

"Presente em carnes, vegetais verde-escuros e em leguminosas como o feijão, o ferro melhora a capacidade de aprendizagem da crianças e aumenta a resistência a infecções".

Zinco

"Esse mineral aumenta a imunidade e melhora o desenvolvimento cerebral".

Vitamina C

"Presente em frutas como laranja, abacaxi, acerola, morango e goiaba, a vitamina C garante a imunidade e auxilia a absorção melhor do ferro contido nos alimentos".

Vitaminas do Complexo B

"Cereais integrais e raízes como batata, inhame e aipim contêm vitaminas do complexo B, que garantem o bom funcionamento de todo o corpo".

Vitamina D

"Peixes, leite e seus derivados e cogumelos. A melhor forma de garantir a utilização da vitamina D pelo corpo é o banho de sol por 30 minutos diários no mínimo três vezes na semana. Essa vitamina é importante para a fixação do cálcio nos ossos, para auxiliar no crescimento e desenvolvimento e diminuir o aparecimento de doenças como a diabetes".

Ômega 3

"Presente em alguns peixes como a sardinha e em vegetais como a linhaça e a chia. Essa gordura, principalmente o DHA, melhora a função dos olhos e aumenta a concentração e capacidade de raciocínio".

A alimentação infantil deve ser o mais natural possível

Além de introduzir alimentos saudáveis, como frutas, legumes e verduras, também é importante cortar (ou ao menos reduzir) alguns produtos que são prejudiciais para as crianças. De acordo com a nutricionista Luciana Novaes, o mais importante é buscar uma alimentação o mais natural possível.

"Alimentos industrializados ou ultraprocessados, de um modo geral, não são adequados em qualquer fase da vida. Mas, para crianças em desenvolvimento, oferecem maior risco. Esses alimentos são ricos em sódio, açúcar, gorduras e podem contribuir para um ganho de peso excessivo, alterações no organismo que podem levar a um aumento da glicose e do colesterol sanguíneo, favorecendo o desenvolvimento de doenças como o diabetes e a hipertensão arterial", explica a profissional.

"Outro problema desses produtos é que eles possuem muitos aditivos químicos como corantes e conservantes - principalmente em doces e alimentos voltados para o público infantil. Eles podem contribuir para desregular o funcionamento do organismo, aumentar o apetite para gorduras e açúcares, desencadear alergias, dentre outros problemas. Por isso, quanto menos produtos assim estiverem presentes na alimentação infantil, mais saudável será o desenvolvimento da criança", finaliza Luciana.

Receitas:
Ovo
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