7 tubérculos para ter no cardápio e consumir de forma variada

Tubérculos como batata e cenoura (ricos em fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais) não podem faltar no cardápio
Tubérculos como batata e cenoura (ricos em fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais) não podem faltar no cardápio

Os tubérculos nada mais são que vegetais subterrâneos - de formato arredondado ou ovalado - ricos em fibras, vitaminas e minerais indispensáveis. Por isso, eles são considerados indispensáveis para o organismo e devem fazer parte da dieta de todo mundo. Para que você tenha uma alimentação mais saudável e diversificada, nós fizemos uma lista com 7 tubérculos saborosos que podem ser usados em diferentes receitas. Confira!

1. Batata

Se tem um alimento que (quase) todo mundo ama é a batata! Ela pode ser assada, cozida, frita (de preferência na airfryer), usada no preparo de purês, cozidos, ensopados e diversas receitas. Esse tubérculo, além de saboroso, é altamente nutritivo: fonte de fibras, potássio, fósforo, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B e C. Vale destacar que existem diferentes tipos de batata: inglesa, doce, baroa, yacon, asterix e por aí vai. Para variar no cardápio, a nossa dica é fazer receitas com as diferentes versões do alimento.

2. Cenoura

Fonte de vitamina A, fibras, cálcio, fósforo e diversos nutrientes importantes, a cenoura é um tipo de tubérculo que não pode ficar fora do seu cardápio. Ela é rica em betacaroteno (importante antioxidante) e, por isso, ajuda muito a manter a saúde da pele, dos cabelos e do sistema imunológico.

A melhor parte é que, além de nutritiva, a cenoura também rende receitas deliciosas - pode ser usada no preparo de saladas, sopas, suflês, smoothies, risotos, massas e até mesmo bolos e biscoitos. O suflê de cenoura com queijo, por exemplo, é uma opção refinada e bem saborosa para o almoço. No café da manhã, você pode usar o alimento para preparar vitaminas e smoothies bem nutritivos. Fica a dica!

3. Beterraba

Que tal preparar receitas diferentes usando beterraba? Esse tubérculo tem alto teor de ferro, vitaminas do complexo B, C e, por isso, é ótimo para fortalecer a imunidade. Geralmente a beterraba é usada no preparo de saladas e sopas, mas, o que muita gente não sabe, é que ela é bem eclética e pode ser usada em diferentes pratos.

A crepioca de beterraba (feita com ovos, goma de tapioca e beterraba), por exemplo, é uma opção saudável e nutritiva para o café da manhã. Outra dica interessante é preparar smoothies, bolos, geleias e molhos para variar no cardápio. Assim, você inventa diferentes formas de incluir a beterraba na dieta!

4. Mandioca

Também conhecida como aipim, macaxeira, maniva (dentre outras palavras regionais), a mandioca é um alimento básico da culinária brasileira. Fonte de fibras, cálcio, potássio, carboidratos, vitamina C e outros nutrientes, ela ajuda no funcionamento do sistema digestivo e funciona como ótimo acompanhamento. Você pode usar o aipim no preparo de cremes, purês, sopas, saladas, bolinhos, escondidinhos, massas (como nhoque) e até biscoitos. Vale super a pena incluir esse tubérculo na dieta!

5. Inhame

Você tem o hábito de comer pratos com inhame? Esse tubérculo, além de nutritivo, rende ótimas receitas e é bem fácil de incluir na dieta. Você pode preparar ensopados, saladas, maioneses, molhos e até refogados junto com outros tubérculos e legumes. Vale destacar que o inhame é fonte de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B, C, potássio, magnésio e fósforo - ou seja, fornece macro e micronutrientes que são indispensáveis para o organismo. Por isso, a nossa sugestão é sempre incluir esse alimento no cardápio!

6. Cará

Engana-se quem pensa que cará e inhame são a mesma coisa. Apesar de semelhantes (tanto em termos nutricionais quanto em aparência), os dois tubérculos são diferentes e devem fazer parte da dieta. O cará, em especial, tem um teor maior de fibras e é fonte de diversos minerais e vitaminas. Ele pode ser usado no preparo de cremes, sopas, saladas, bolinhos e até massas (como nhoque). Vale a pena experimentar!

7. Rabanete

Muito usado na culinária asiática, o rabanete é ótimo para o preparo de saladas, sopas, risotos, massas e até mesmo aperitivos (como canapés). Esse tubérculo, além de versátil, também traz vários benefícios à saúde, pois atua como diurético natural, ajuda a hidratar o organismo e, além disso, tem alto teor de fibras e minerais. Ou seja, vale super a pena introduzi-lo na dieta!

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