Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
7 sementes ricas em fibras que ajudam a regular o intestino
Guia Culinário 11/05/2020

7 sementes ricas em fibras que ajudam a regular o intestino

Conhecidas, muitas vezes, como um complemento da alimentação saudável, as sementes de frutas e vegetais são donas de propriedades incríveis. Algumas, inclusive, são capazes de regular e equilibrar as funções do organismo, sendo frequentemente associadas à boa digestão. Por isso, nós preparamos uma lista com 7 sementes ricas em fibras que ajudam a regular o intestino e merecem um destaque especial. Dá uma lida!

1. Chia é rica em ômega 3

Com cerca de 34 g de fibras alimentares em uma única porção de 100 g, a chia é um dos principais ingredientes da dieta das sementes. Ela proporciona a sensação de saciedade, ajuda a perder peso de forma saudável, diminui o inchaço e facilita a digestão. Além de ser rica em ômega 3, vitaminas A e B e minerais como cálcio, ferro e magnésio. Para consumi-la, você pode adicionar pequenas porções do alimento em sucos, vitaminas, iogurtes, receitas de pães e bolos e saladas de folhas.

2. Linhaça é aliada do coração

A linhaça é uma semente aliada à saúde do coração e do intestino. Ela conta com 33,5 g de fibras em cada porção de 100 g e também é uma das mais ricas fontes de ômega 3, 6 e 9 (no caso da linhaça dourada). A sua melhor forma de consumo é a semente moída (para facilitar o processo digestivo). Ela pode ser adicionada em saladas, sucos, pães, biscoitos e bolos (principalmente por meio da farinha de linhaça).

3. Semente de abóbora possui ferro e magnésio

As sementes de abóbora possuem inúmeras propriedades nutritivas: elas têm aproximadamente 18 g de fibras em uma porção de 100 g, são ricas em ômega 3, vitaminas A, B e E, minerais como ferro e magnésio e antioxidantes. Por serem extremamente versáteis na cozinha, você pode fazer diversas receitas com semente de abóbora, como pães, cookies e molhos para massas ou carnes.

4. Gergelim é uma semente proteica

Conhecido como a sementinha que fica em cima do pão de hambúrguer, o gergelim é uma boa fonte de fibras (12 g em uma porção de 100 g), proteínas e ferro. Ele também conta com vitaminas B1, B2 e E em sua composição, contribui para o bom funcionamento do intestino (principalmente para pessoas que sofrem com prisão de ventre) e melhora a elasticidade da pele.

5. Semente de mostarda possui propriedades termogênicas

As sementes de mostarda são um dos alimentos termogênicos que você deveria incluir na dieta. Por serem digeridas pelo corpo de forma mais lenta, elas auxiliam no processo de perda de peso e ainda contam com uma boa quantidade de fibras (12 g em uma porção de 100 g) que promovem a sensação de saciedade e melhoram a saúde intestinal. Além disso, elas também são ricas em vitaminas A, C, E e K e outros nutrientes que ajudam a deixar o corpo mais resistente.

6. Semente de girassol protege o sistema imunológico por ser antioxidante

As sementes de girassol têm cerca de 9 g de fibras por cada porção de 100 g do alimento. Ela também é fonte de selênio (mineral que ajuda a defender o corpo contra gripes e resfriados, protegendo o sistema imunológico), vitamina E e antioxidantes.

7. Quinoa pode ser usada em receitas doces e salgadas

A quinoa é um semente versátil e com alto valor nutricional: ela possui 2,3 g de fibras alimentares (por porção de 100g) e boas doses de riboflavina (vitamina B2), que é essencial para o processo metabólico. Geralmente, ela é acrescida em alimentos doces e salgados – como quibe, tabule, pães, massas, biscoitos e saladas de frutas -, sendo adicionada sob forma a de farinha, flocos ou grãos cozidos.