7 mitos sobre alimentação que você tem que parar de acreditar

O consumo de café, por exemplo, faz mal ou esse é um dos mitos sobre alimentação? Confira a matéria para descobrir!
O consumo de café, por exemplo, faz mal ou esse é um dos mitos sobre alimentação? Confira a matéria para descobrir!

Quando o assunto é alimentação - principalmente alimentação saudável -, existe uma série de mitos que podem atrapalhar quem quer seguir uma dieta regrada e rica em nutrientes importantes para o organismo. O consumo do glúten, por exemplo, será mesmo prejudicial à saúde? E excesso de café, realmente faz mal ou isso também é história?

Para esclarecer essas e outras dúvidas - e descobrir, de fato, o que é mito ou verdade -, conversamos com a nutricionista Cristiane Coronel. Vem conferir para saber no que você precisa parar de acreditar.

1 - Leite faz mal

Mito. De acordo com a nutricionista Cristiane Coronel, o leite só faz mal para indivíduos que têm intolerância à lactose e/ou apresentam alergia à proteína do leite. "Laticínios podem ser consumidos com moderação, pois são boas fontes de energia e proteínas. É um grupo alimentar que pode ser facilmente trabalhado em lanches, na ceia ou no pós-treino", explica.

2 - Ovo aumenta o colesterol

Mito. Se for consumido com moderação e preparado de uma maneira mais saudável - cozido e com pouco óleo, por exemplo -, o ovo não apresenta riscos para a saúde e, inclusive, deve fazer parte da dieta por ter vitamina D, minerais e colina, uma substância que faz bem para a atividade cerebral. "Quando é feito frito, aí que mora o problema. A fritura aumenta seu nível de colesterol e gorduras saturadas, além de também aumentar significativamente o valor calórico. A gema, por ser a parte do ovo mais rica em nutrientes, calorias e gorduras, deve ser consumida com moderação", esclarece a nutricionista.

3 - Os alimentos ficam com menos nutrientes quando são cozidos

Verdade. Os alimentos realmente podem perder 15% dos seus nutrientes - como vitaminas, minerais e fibras - quando são cozidos em água. "A forma correta de cozimento é ao vapor, onde se mantém a maior concentração de nutrientes possível. A perda de algumas vitaminas pelo calor do cozimento é inevitável, porém ainda é melhor manter esta forma de preparo por ser natural e não precisar de aditivos químicos", recomenda Cristiane.

4 - É preciso cortar o glúten para seguir uma alimentação saudável

Mito. Embora muita gente considere o glúten um vilão nas dietas, ele só deve ser retirado da alimentação em casos específicos - como alergias, dietas de desintoxicação e estratégias para atletas. "O glúten não deve ser retirado sem orientação nutricional adequada para que não ocorra deficiências energéticas na alimentação", afirma a profissional.

5 - Proteínas de origem animal são indispensáveis para a saúde

Mito. Desde que substituam as proteínas de origem animal com a ajuda de um nutricionista, as proteínas de origem vegetal são suficientes para uma alimentação saudável. "Temos uma vasta opção de proteínas vegetais que suprem também nossas necessidades, como leguminosas em geral, cogumelos, bebidas vegetais e oleaginosas", aponta Cristiane.

6 - Comer chocolate dá espinhas

Verdade. Embora ajude a dar mais energia e seja nutritivo quando aparece em uma versão com grande concentração de cacau, segundo a nutricionista, o chocolate pode mesmo prejudicar a pele. "O chocolate ao leite, que é rico em gorduras e muito açúcar, pode inflamar o organismo, refletindo no aspecto da pele. Pessoas sensíveis ao cacau podem também desencadear problemas dérmicos", explica.

7 - Café faz mal

Mito. Muito se fala sobre o consumo de café, mas a verdade é que, com moderação, ele não é vilão e faz até bem para a saúde. "Em torno de até 3 xícaras (de 50ml cada) ao dia, o café proporciona melhor trabalho cerebral, concentração, memória e tira aquele soninho que dá logo após o almoço. Seu excesso, sim, pode causar males à saúde - como insônia, ansiedade e redução da capacidade do organismo de absorver nutrientes importantes, como o ferro e cálcio", finaliza Cristiane Coronel.

* Cristiane Coronel (CRN 1-4551) é graduada pelo Centro Universitário de Brasília e pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul

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