7 hábitos saudáveis que você deve adotar no seu dia a dia para viver melhor

Começar a praticar exercícios, se hidratar e relaxar ouvindo música são formas de ter uma vida mais saudável
Começar a praticar exercícios, se hidratar e relaxar ouvindo música são formas de ter uma vida mais saudável

De acordo com um levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU) com o Ministério da Saúde, 15% da população brasileira é obesa. Esse dado alarmante apenas nos mostra o quanto os hábitos saudáveis não são tão seguidos aqui no Brasil quanto deveriam. Afinal, o importante não é ser magro, mas sim ter as taxas mostradas no exame de sangue em dia. Além disso, a vida saudável não se resume à alimentação, estando ligada a diversos outros fatores, muitos dos quais nem percebemos mais. Então se o seu objetivo é começar a viver melhor nós listamos 7 hábitos saudáveis que você deveria adotar. Dá uma olhada:

Durma bem

Procure ter sempre uma boa noite de sono. Embora o recomendado seja dormir 8 horas por dia, o organismo de cada um necessita um período de descanso diferente, sendo alguns mais e outros menos. Por isso, só você será capaz de dizer quantas horas precisa descansar para se sentir realmente bem. Também é bom frisar que quantidade de sono e estresse são dois fatores relacionados. Isso porque, quando não dormimos bem, os hormônios responsáveis pelas sensações de disposição e bem-estar sofrem alterações, o que afeta diretamente o nosso humor.

Coma de forma saudável

Outro fator que contribui para o nosso bem-estar é a alimentação. Você sabia, por exemplo, que frituras e alimentos gordurosos ou processados geral mau humor? Por isso é tão importante investir em uma alimentação leve e que traga benefícios para o seu corpo. Busque fazer refeições ricas em fibras, vitaminas e minerais, sem se esquecer das ômegas (3, 6 e 9) e de evitar a tão temida gordura trans. Você vai perceber que boa parte dos problemas físicos são resolvidos apenas com uma alimentação balanceada. Por isso, a dica é procurar um nutricionista para ver quais nutrientes o seu corpo está precisando e que tipo de pratos deve começar a preparar.

Não abra mão de se exercitar

Seja por preguiça ou falta de tempo, a verdade é que as pessoas criam com facilidade justificativas para não se exercitar. Tanto é que a inatividade física afeta 47% da população brasileira, como mostram dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Isto é, quase metade dos brasileiros não faz nenhum exercício!

É bom destacar que se exercitar não é apenas para quem quer perder peso, mas uma questão de saúde. Ao melhorar o preparo físico, o seu corpo ganha mais disposição. Além disso, o sistema imunológico fica fortalecido, evitando o surgimento de doenças. Também é bom lembrar que o exercício libera endorfina no corpo, hormônio responsável pela sensação de prazer. Por fim, ainda reduz os níveis de estresse e ajuda a combater a insônia.

Agora que você já sabe os benefícios do exercício, entende melhor por que eles não devem ser deixados de lado na sua rotina. Caso você tenha muitos afazeres, saiba que existem formas de se movimentar sem mudar muito os seus hábitos diários. Se mora em apartamento, por exemplo, pode começar a subir de escada, ao invés de elevador. Dependendo de onde vive outra opção é ir de bicicleta para o trabalho, abandonando o carro ou o ônibus. Já flexão, agachamento e pular corda são atividades que você pode fazer em casa enquanto escuta uma música. O importante é não deixar o exercício de lado!

Tenha momentos para relaxar

Verdade seja dita, é comum encontrar pessoas que possuem uma rotina estressante, seja por trabalho, deslocamento em transporte público ou simplesmente porque têm que resolver problemas do dia a dia. Por isso é tão importante separar uma parte da sua rotina para relaxar. O ideal é usar esse tempo para se dedicar a algo que goste, seja ver série, ler livro, ouvir música, fazer trabalho manual ou jogar jogo. Outra opção é se dedicar ao completo ócio, o que acaba funcionando como uma espécie de meditação, ajudando a acalmar a mente.

Dê adeus ao cigarro e evite bebidas alcoólicas

Não é exatamente uma novidade que o cigarro faz muito mal ao nosso corpo e que deve ser evitado a qualquer custo caso o objetivo seja ser saudável. Além de aumentar as chances de desenvolver um câncer de pulmão ou de boca, o cigarro deixa o nosso corpo debilitado e cansado. Já as bebidas alcoólicas podem até serem consumidas com moderação, mas elas também podem gerar problemas graves ao organismo. Por isso, o ideal é evitá-las, deixando seu consumo apenas para ocasiões especiais.

Gaste mais tempo com quem você gosta

Gastar mais tempo com quem gostamos, ou mesmo amamos é uma forma simples, mas muito eficiente, de ser mais saudável. Pode não parecer, mas isso é algo que afeta o nosso humor de maneira positiva, aumentando nossos níveis de endorfina. Isso vale não só para pessoas da nossa família, como também amigos e até animais de estimação. Se o objetivo é viver melhor, por que não passar a dar mais valor para quem sempre está do nosso lado, não é mesmo?

Beba bastante água

Por fim, uma dica que todo mundo deveria seguir: beba bastante água. Isso não apenas evita a tão temida pedra nos rins como também hidrata e ajuda o seu corpo a funcionar melhor. Embora exista a lenda que é preciso tomar ao menos 2 litros de água por dia na verdade essa quantidade varia de acordo com cada um. De qualquer maneira, tente criar o hábito de beber mais água que o usual. Seguindo todos esses passos, sua vida vai ficar muito mais saudável e você vai sentir a diferença na sua rotina diária. Pode apostar!

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