Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 05/05/2021

7 frutas com T cheias de benefícios ótimas para variar no cardápio diário

Tangerina, toranja, tâmara, tarumã… Você já parou para pensar em quantas frutas com T existem e podem ser incluídas no cardápio? Para ter uma alimentação mais natural, rica em fibras e vitamina C, o ideal é incluir diferentes variações de frutas e outros vegetais – in natura ou em forma de suco, por exemplo – no dia a dia de alimentação. Para te inspirar nesse quesito, nós preparamos uma lista de 7 frutas com a letra T que valem a pena conhecer.

1. Tangerina é cítrica, suculenta, rica em vitaminas A, C e agentes antioxidantes

Considerada uma fruta cítrica bem aromática, a tangerina é altamente nutritiva, suculenta e pode ser usada no preparo de sucos, geleias, compotas, doces, saladas e diferentes receitas no dia a dia. Ela é fonte de fibras, vitaminas A, C, compostos antioxidantes, anti-inflamatórios, potássio, cálcio e contém um alto teor de água. Por conta disso, ela é ótima para hidratar o organismo, fortalecer a imunidade e ainda ajuda no controle do colesterol, da pressão arterial e acelera o processo de digestão – sendo indicada para quem precisa perder peso, por exemplo.

2. Toranja é uma fruta híbrida, fonte de vitaminas e substâncias detox

Você já experimentou ou ao menos ouviu falar na toranja (grapefruit)? Originária do cruzamento da laranja com o pomelo, ela é uma fruta híbrida bem aromática e suculenta, semelhante à tangerina, e fornece uma série de nutrientes importantes para a saúde. Rica em fibras, vitamina C e agentes antioxidantes, ela é ótima para fazer um detox no organismo, ajuda no processo de perda de peso e fortalece o sistema de defesa do corpo quando consumida a longo prazo.

3. Tamarindo tem ação laxativa, diurética, detox e pode ser consumido de diversas formas

Fruta tropical de sabor ácido, forte, com ação detox, laxativa e diurética, o tamarindo se destaca por ter um alto teor de vitaminas (do complexo B e C) e antioxidantes indispensáveis para o organismo. No Brasil, por exemplo, é bastante comum o consumo de balas de tamarindo. No Norte e Nordeste, em especial, utiliza-se muito a polpa da fruta para o preparo de conservas, sucos, diferentes bebidas e até sorvetes. Interessante, né?

4. Tâmara é uma fruta africana rica em minerais, agentes antioxidantes e anti-inflamatórios

Encontrada em versões fresca ou seca, a tâmara é o fruto da tamareira, originária da África, e se destaca por conter uma quantidade bem elevada de fibras, potássio, cobre, magnésio e ferro. Além disso, essa fruta apresenta ação antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana e anticâncer. Ela também ajuda a aumentar a energia do corpo e, por conta disso, uma ótima dica é manter um saquinho com tâmaras secas na bolsa para matar a fome no dia a dia.

5. Tucumã é uma fruta amazônica rica em ômega 3 e ótima para tratar diabetes

Originário da Amazônia, o tucumã é uma fruta de casca laranja e polpa branca bastante exótica e rica em propriedades medicinais. Fonte de ômega 3 (gordura boa), vitaminas A, do complexo B, C e agentes antioxidantes, ela é considerada uma grande aliada para tratar a diabetes e diminuir o colesterol ruim. Além de consumi-la in natura, você pode usá-la no preparo de doces, geleias, sucos e smoothies. Vale a pena experimentar!

6. Taiúva é uma fruta semelhante ao kiwi, rica em diferentes vitaminas e minerais

Muito encontrada no sudeste brasileiro, a taiúva – nome que vem do tupi e significa “fruta ou árvore do leite amarelo” -, é uma fruta pequena, verde e macia, com um sabor que se assemelha ao do kiwi. Rica em diversas vitaminas, minerais e agentes antioxidantes, ela pode ser consumida in natura ou utilizada no preparo de sucos detox.

7. Tangor é uma fruta híbrida fonte de vitaminas A e C, ótima para aumentar a imunidade

Assim como a toranja, o tangor é uma fruta híbrida proveniente do cruzamento entre a laranja mandarina com a laranja doce. O resultado é um alimento de sabor ácido, suculento e com casca semelhante à da tangerina. O grande diferencial dessa fruta é fornecer um alto teor de vitaminas e antioxidantes que melhoram o sistema imunológico e auxiliam na digestão