Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
7 especiarias que podem ser usadas em doces e que vão deixá-los mais saborosos
Guia Culinário 06/08/2019

7 especiarias que podem ser usadas em doces e que vão deixá-los mais saborosos

Que doce é uma delícia, isso a gente já sabe. Aquele snack no meio do trabalho, ou um sorvetinho no fim de semana deixam o nosso dia muito mais feliz – cientificamente falando! Mas algumas sobremesas podem ficar ainda mais interessantes e saborosas com algumas especiarias – além de trazerem incríveis benefícios para a saúde. Que tal conhecer alguns desses ingredientes?

1. Canela diminui o açúcar no sangue e cai bem com frutas

Uma das especiarias mais famosas do mundo mostra que os europeus não viajaram para as Índias a sua procura em vão. De sabor marcante e delicioso, a canela traz diversos benefícios para a nossa saúde. Ela é superindicada para diabéticos, pois além de diminuir o açúcar no sangue melhora a recepção de insulina no corpo. Também reduz o risco de doenças cardíacas, melhora a atividade circulatória e é uma grande aliada das mulheres, aliviando as dores do período menstrual. Ela fica deliciosa em receitas como bolos, tortas e biscoitos, além de dar um toque especial aos sucos. É bom lembrar que a canela pode ser utilizada tanto na sua forma em pó quanto em pau – inclusive, as duas caem muito bem no preparo do arroz doce.

2. Gengibre é refrescante e evita azias e úlceras

O gengibre também é outra especiaria que, além de gostosa, é muito saudável. Sua ação antioxidante previne contra envelhecimento precoce, gripes, resfriados e até câncer. Além disso, ele é poderoso contra desconfortos estomacais (como azias), melhora o funcionamento do intestino, evita úlceras e melhora náuseas e vômitos. Ele fica delicioso e refrescante em sucos, mas também incrementa tortas e bolos, mousses, cookies e até o brownie. Aliás, uma boa dica é preparar um biscoito de gengibre, que conta não só com essa especiaria como também com noz-moscada e canela. Em suma: é uma explosão de nutrientes!

3. Noz-moscada alivia cólicas menstruais e mau hálito

A noz-moscada é saudável nas mais diversas áreas, da cabeça aos pés. Tem efeito detox (eliminando as toxinas do nosso organismo) e melhora a capacidade de concentração e memória, pois auxilia na saúde do cérebro. Ela também alivia as cólicas menstruais e é uma grande aliada contra o mau hálito, pois é antibacteriana. A noz-moscada vai muito bem em bolos, biscoitos e até no cappuccino. Também pode ser apreciada na famosa cuca de maçã ou de banana.

4. Anis-estrelado tem efeito calmante e melhora a pele

Rico em benefícios, o anis-estrelado é bom para o cérebro e melhora a digestão. Seus efeitos sob o sistema reprodutor feminino auxilia em cólicas e problemas menstruais, além de aumentar a produção de leite das mães. Seus óleos voláteis também contribuem para a pele e têm ação calmante. Muito conhecido por ser matéria-prima de licores, o anis também pode ser degustado no chocolate quente, em cremes e doces com frutas, como abacaxi e laranja.

5. Cardamomo é rico em fibras e bom para gastrite

Essa especiaria dá sensação de saciedade, já que é rica em fibras, e ajuda a reduzir a dor da gastrite. Também combate gases, é expectorante e controla a pressão arterial, além de ajudar na digestão. O cardamomo geralmente é bem apreciado com cafés e chás, mas também fica muito saboroso em bolos de frutas e pães doces.

6. Cravo-da-índia alivia dor de dente e combate impotência sexual

Muita gente não sabe, mas o cravo-da-índia é um excelente aliado contra uma dor extremamente incômoda: a de dente. Ele também é antisséptico, melhora a cicatrização de feridas, relaxa os músculos e combate a impotência sexual, devido às suas propriedades afrodisíacas, além de controlar a ejaculação precoce. O cravo orna bem com a canela, sendo apreciados em bolos, doces com frutas, como maçã e banana, no pão de mel e até em muffins.

7. Pimenta-caiena: um antialérgico poderoso

Além de deixar os pratos mais picantes, ela traz muitos benefícios para a saúde, como a aceleração do metabolismo e a prevenção do câncer de pulmão. Ela é também afrodisíaca e famosa por suas propriedades antialérgicas e anti-inflamatórias, protegendo o organismo contra doenças cardíacas. A pimenta-caiena é muito usada com o chocolate, indo muito bem em brigadeiros, brownies e cookies.