7 dicas para equilibrar a sua alimentação durante as festas de final de ano!

A semana de Natal e réveillon é um desafio para mantermos a dieta em dia. Porém, há sempre solução! Veja 7 dicas para aproveitarmos as festas de fim de ano de maneira saudável!
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Chegaram as tão esperadas festas de final de ano: É semana de Natal e de Ano Novo! Nessas tradicionais celebrações, as reuniões entre amigos e familiares são marcadas pelos pratos fartos e uma variedade deliciosa de comidas típicas da época. Com tantas opções, em um espaço de tempo tão curto, será que é possível manter uma alimentação equilibrada? Embora pareça "missão impossível" resistir às tentações, não é! Confira 7 dicas para manter uma refeição saudável e o equilíbrio durante esses dias.

Equilíbrio é a palavra chave para as festas de final de ano. São tantas opções de pratos doces e salgados, que se você não controlar os seus impulsos, toda a sua dieta vai por água abaixo em apenas uma semana! Segundo a nutricionista Paola Lisboa, se você tiver atenção ao que comer e com alguns cuidados é possível manter o controle e não exagerar nas festas. Veja as dicas da profissional para aproveitar a ceia sem medo:

7 dicas para manter sua alimentação equilibrada nas festas de final de ano

1 - Invista nas frutas frescas e secas: Principalmente no Natal, as frutas cristalizadas aparecem com bastante frequência. Esses alimentos são cheios de açúcar e não agregam nutrientes para o seu organismo. Por isso, dê preferência as frutas frescas e secas que são ricas em fibras e podem acrescentar vitaminas e minerais para o seu corpo, sem prejudicar a sua alimentação. Além disso, as fibras ajudam a promover a saciedade, o que evita a gula.

2 - Fuja dos refrigerantes: No Natal, no Réveillon ou em qualquer outra época do ano, essas bebidas devem estar longe do seu dia a dia. Os refrigerantes não incluem benefício para a sua saúde, pelo contário, podem te ajudar a ganhar peso e a aumentar os níveis de açúcar no sangue. Prefira os sucos naturais e integrais, podendo também investir nas polpas de frutas que são práticas e acrescentam nutrientes.

3 - Prefira suco de uva integral ao vinho: Sabe a conhecida história que uma taça de vinho (ou suco de uva integral) faz bem para a saúde? É verdade e pode ajudar o seu organismo a funcionar de maneira correta, além de prevenir o desenvolvimento das doenças cardiovasculares, contudo, deve ser consumida muito moderadamente. "Se for tomar vinho, não exagere na quantidade, tudo em excesso pode fazer mal", analisa a profissional.

4 - Inove nas receitas: Há maneiras simples e práticas de manter o tradicionalismo, modificando a forma de preparo e sem perder a essência do prato. Para quem deseja manter uma alimentação saudável e equilibrada, a Dra. Paola indica: "Fuja das frituras, o bolinho de bacalhau, por exemplo, pode ser feito com massa de batata doce e ser levado ao forno", ressalta a nutricionista.

5 - Controle a quantidade de azeite: O tradicional bacalhau da ceia Natalina é sempre apetitoso e pede o azeite para completar. Segundo Paola Lisboa, no entanto, é importante não banhar o bacalhau no azeite. "Use menos azeite. Embora o azeite extravirgem seja um bom complemento para controlar os níveis do colesterol, o seu excesso pode atrapalhar o tão desejado equilíbrio", destaca.

6 - Invista nas entradas: As pequenas entradas podem fazer uma diferença na hora do prato principal, o que fará com que você coma uma quantidade menor na ceia. "Faça saladas para entradas, invista em entradinha como cenoura crua cortadinha, para molhar numa pastinha de grão de bico, por exemplo. Tomatinhos cereja, amêndoas, nozes, castanhas também são boas alternativas", indica a nutricionista.

7 - Saia da mesa: Após a ceia ser servida e as sobremesas também, procure outro lugar para conversar com a família que não seja a mesa. Segundo a nutricionista Paola Lisboa, ficar próximo a comida pode aumentar a vontade de beliscar: "Assim que acabar de comer, levante-se da mesa, continuar pode te levar a tentação de beliscar", finaliza a profissional.

* Paola Lisboa (CRN- 15100233) é nutricionista clínica e funcional e disponibiliza sua rede social para contato e outras informações: Facebook

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