Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
7 alimentos ricos em magnésio e por que consumi-los com frequência
Guia Culinário 18/03/2020

7 alimentos ricos em magnésio e por que consumi-los com frequência

Se você ainda não sabe qual é a importância do magnésio para a nossa saúde alimentar, é bem possível que o cardápio diário não esteja tão completo e enriquecido como deveria! O magnésio é simplesmente um dos principais elementos da família dos sais minerais. Ele é importante para a saúde dos ossos, dos músculos e de outras funções do organismo. E para que você possa garantir a famosa saúde de ferro, nós preparamos uma lista com 7 alimentos ricos em magnésio que devem ser consumidos com frequência! Dá uma conferida!

1. Sementes de linhaça

Conhecidas por serem uma das principais fontes de magnésio, a sementes de linhaça fornecem, em geral, 362 mg do mineral em uma única porção de 100 gramas. Muita coisa né? Esse é um dos motivos pelo qual elas fazem parte do grupo de grãos poderosos para a saúde! As sementes também são fontes de ácidos graxos como ômega 3, 6 e 9 e normalmente são cultivadas de forma orgânica (sem agrotóxicos).

2. Sementes de abóbora

As sementes de abóbora reúnem cerca de 262 mg de magnésio para cada 100 gramas do alimento. Elas também são ricas em ferro, vitaminas A, E e B e muito ômega 3 – o alimento perfeito para acrescentar nutrientes à sua dieta e incrementar o cardápio diário com novas receitas.

3. Castanha-do-pará

A castanha-do-pará é outro alimento rico em magnésio (225 mg a cada 100 g). No entanto, a oleaginosa é conhecida pela alta concentração de selênio (mineral responsável por prevenir doenças graves como o câncer), potássio (essencial para a saúde muscular) e de fibras. Reunindo, assim, muitos os motivos para ser acrescentada na sua alimentação!

4. Amêndoas

Além de serem ótimas fontes de magnésio (cerca de 304 mg a cada 100 g), as amêndoas também são fontes de fibras, proteínas, “gorduras boas”, como os ômegas e vitaminas. Um superalimento cheio de nutrientes e indicado principalmente para as crianças! Vale a pena investir nessa oleaginosa!

5. Espinafre

O espinafre é mais um alimento supercompleto. Seja ele cru, refogado ou preparado a vapor, o vegetal concentra grande parte dos benefícios das folhas verde-escuras, como vitaminas A, C e K, antioxidantes, ferro, fibras e muito magnésio (mais ou menos 79 mg em uma porção de 100 g de espinafre cru).

6. Aveia

Os benefícios nutricionais da aveia incluem 175 mg de magnésio (em uma porção de 100 g), boas doses de proteínas, vitaminas e carboidratos e, como praticamente todos os cereais, muitas fibras alimentares. Para consumi-la com mais frequência, adicione as suas principais variações – aveia em flocos, farelo ou farinha – em todas as preparações culinárias!

7. Amendoim

O amendoim tem cerca de 100 mg de magnésio para cada 100 g do alimento. Presente na nutrição esportiva e indicado para adeptos de exercícios físicos, consumir uma deliciosa pasta do alimento (a famosa pasta de amendoim) – é uma forma de concentrar todos os benefícios da leguminosa e ainda incrementar a alimentação. Fica a dica!