Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 13/09/2019

7 alimentos que você pode (e deve) comer com casca

Para aproveitar todos os nutrientes que os alimentos têm a oferecer, é importante que você consuma não apenas a polpa, mas também as suas cascas e sementes. Em muitos casos, inclusive, a casca é a maior fonte de vitaminas e minerais do alimento. Por isso, é importante que você faça um esforcinho para não descartá-la! Para que você se inspire a consumir mais os alimentos com casca, nós listamos 7 deles que não só podem, como devem ser consumidos por inteiro. Confira!

1. Casca de batata é fonte de fibras e minerais importantes

A batata é aquele tipo de alimento que faz sucesso de qualquer forma, né? Pode ser cozida, frita, grelhada, ensopada… São muitas as opções de receitas e preparos deliciosos! Na maioria das vezes, no entanto, as pessoas costumam remover a casca e consomem apenas a sua polpa.

Mas, para usufruir melhor os benefícios do alimento, o ideal é que você consuma todas as partes da batata – a casca, em especial, é fonte de fibras, minerais como fósforo, potássio e zinco, fundamentais para a saúde. Vale destacar que existem diferentes tipos de batata: inglesa, doce, baroa, yacon e por aí vai. A melhor parte é que todas elas podem ser consumidas por completo.

2. Quando consumida com casca, a cenoura fornece quantidade maior de betacaroteno

Na hora de preparar receitas com cenoura (saladas, caldos e até mesmo bolos), o mais indicado é não descartar a casca do alimento. Afinal, ela é fonte importante de betacaroteno – um antioxidante que pode ser convertido em vitamina A e que combate a atuação dos radicais livres. A cenoura pode ser cozida junto com a casca e usada no preparo de diferentes pratos. Fica a dica!

3. Fonte de licopeno, tomate com casca é ótimo para a prevenção do câncer

Na hora de cozinhar, algumas pessoas têm o costume de tirar as sementes e a casca do tomate. No entanto, esse não é um hábito muito inteligente, tendo em mente que a casca do fruto é uma das principais fontes de licopeno – antioxidante conhecido por auxiliar na prevenção do câncer (em especial, o de próstata). Além disso, é na casca que se concentram as fibras do alimento, e esse nutriente é importante para manter o bom funcionamento do sistema digestivo.

4. Você pode preparar diferentes receitas com casca de abobrinha

Já experimentou abobrinha assada (ou frita na airfryer) com sal e pimenta? Para preparar essa receita, basta fatiar o legume em fatias finas, temperar e colocar no forno. O segredo, no entanto, é não retirar a casca – afinal, essa parte tem uma concentração grande de fibras e vitaminas. O lado bom é que existem diversas receitas que podem ser feitas com casca de abobrinha – pastas, molhos, risotos, massas e por aí vai.

5. Casca de maçã pode ser consumida in natura, usada no preparo de bolos, geleias e diferentes doces

Tem gente que já tem o costume de comer maçã com casca – no entanto, algumas pessoas ainda insistem em remover essa parte da fruta na hora de comer e preparar doces. Por ser fonte de fibras e antioxidantes, no entanto, a casca da maçã ser considerada é algo indispensável. A nossa dica é também usá-la para preparar saladas de frutas, tortas, geleias e outros doces.

6. Berinjela com casca cozida é uma importante fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes

Muitos e não sabem, mas a casca da berinjela é uma das mais benéficas que existem: é rica em vitaminas A, C do complexo B e em minerais, como cálcio, potássio e zinco, além de possuir o antioxidante antocianina (ótimo para combater os radicais livres).

Mas atenção! É importante que você consuma a casca da berinjela apenas cozida. Quando crua, ela pode ser tóxica para o organismo, pois possui a substância solanina (um tipo de toxina natural do fruto). Mas, após o cozimento, pode ficar tranquilo que a toxina é eliminada! Você pode preparar receitas de berinjela refogada, recheada, à milanesa e por aí vai.

7. Casca de kiwi tem uma concentração muito maior de antioxidantes

O kiwi é outra fruta que deve ser consumida sempre com a casca. Afinal, essa parte do alimento possui três vezes mais antioxidantes que a polpa. Por isso, na hora de preparar sucos, saladas de frutas e outras receitas com kiwi, lembre-se de não descartar a casca. Fica a dica!