Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 11/12/2019

6 temperos naturais para substituir o sal no preparo dos alimentos

Na maioria das vezes o segredo de uma boa comida está justamente no uso dos temperos. Afinal, a mistura de ervas, condimentos e diferentes especiarias (quando feita de forma harmoniosa) costuma gerar pratos bem saborosos e até mais saudáveis!

No entanto, um dos maiores problemas é que as pessoas tendem a exagerar no uso do sal. Mas o que muita gente esquece é que o excesso de sódio pode causar inúmeros problemas de saúde a longo prazo – como hipertensão, pedras nos rins e até contribuir para a desidratação das células, antecipando o envelhecimento da pele. Complicado, né?

Então, para que você tenha um estilo de vida mais saudável, nós fizemos uma lista com 6 temperos naturais que podem ser usados para substituir o sal no preparo de diferentes alimentos. Dá uma conferida!

1. Pimentas de diferentes tipos

Uma boa dica para quem quer diminuir o sal na comida é caprichar mais no uso da pimenta. Existem diferentes versões desse condimento: pimenta biquinho, do-reino, preta, branca, dedo-de-moça, malagueta, jalapeño, rosa, caiena, cumari, entre outras. A nossa dica é justamente usar os diferentes tipos para preparar diversas receitas: feijão, carnes, sopas, molhos, risotos, massas, frutos do mar e o que mais você costuma comer no dia a dia.

2. Alecrim

Pertencente ao grupo das ervas medicinais, o alecrim é uma planta bem aromática e concede um sabor interessante a diferentes receitas. Esse tempero fica ótimo com carnes vermelhas, frangos, peixes ou massas e a boa notícia é que ele realmente ajuda a suprir a ausência do sal nos alimentos. Além disso, o alecrim traz vários benefícios ao organismo: auxilia na digestão, ameniza cólicas menstruais e também atua como expectorante (ajudando no tratamento de gripes e resfriados). Fica a dica!

3. Alho + cebola

A clássica combinação alho + cebola é uma das melhores quando se trata de substituir o sal na comida. Ela pode ser usada no preparo de inúmeras receitas: desde carnes até massas e molhos. Quem não gosta de um bom macarrão com bastante alho, por exemplo? A cebola também dá um toque a mais nas diferentes receitas, então experimenta!

4. Orégano

Muitas pessoas subestimam o potencial do orégano e o acabam usando apenas no preparo de pizzas. No entanto, esse tempero pode ser muito mais útil na culinária, dando sabor a receitas de massas e legumes refogados – coloque em cima do mix de abobrinha + cenoura, por exemplo, que fica uma delícia! Além disso, o orégano é fonte de ômega 3, potássio e vitamina A, auxiliando na saúde do coração e fortalecendo a imunidade.

5. Açafrão

O açafrão concede uma coloração amarelo-vivo a diferentes pratos e um toque de sabor bem único, sabia? Esse tempero é muito usado para preparar arroz colorido, risoto, frango e também dá um toque especial a massas de pães. O açafrão, para quem não sabe, tem ação anti-inflamatória, antioxidante e antibacteriana, sendo ótimo para introduzir na alimentação do dia a dia.

6. Tomilho

Você sabia que o tomilho é ótimo para quem tem hipertensão? Então, caso você precise cortar (ou diminuir) o uso do sal por conta disso, esse é um dos temperos mais indicados. O tomilho fica ótimo com massas, risotos, carnes vermelhas, peixes, caldinhos de feijão e com legumes refogados. Basta adicioná-lo à receita enquanto os alimentos ainda estão cozinhando. Fica uma delícia!