6 motivos para comer frutas todos os dias

É importante consumir diferentes tipos de frutas no dia a dia para fornecer vitaminas, minerais e fibras importantes para o organismo
É importante consumir diferentes tipos de frutas no dia a dia para fornecer vitaminas, minerais e fibras importantes para o organismo
Luciana Novaes

Consultor:

Luciana Novaes

Nutricionista mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ com especialização em Saúde Materna e Infantil e Nutrição Clínica e Estética pelo IPGS

Quem busca um estilo de vida saudável não pode abrir mão das frutas na alimentação. Afinal, elas são fontes de nutrientes importantes e rendem receitas deliciosas! Para entender melhor os benefícios desse grupo alimentar, nós conversamos com a nutricionista Luciana Novaes, que deu 6 motivos convincentes para incorporar diferentes frutas à alimentação diária. Confira já e inspire-se com esse estilo de vida!

1. Frutas são fontes de minerais e vitaminas essenciais para o organismo

De acordo com a nutricionista Luciana Novaes, as frutas auxiliam na saúde do nosso organismo de diversas formas. "Além de serem fonte de hidratação, elas possuem diversos minerais e vitaminas importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. E o consumo adequado não fornece muitas calorias, o que significa que elas podem ser consumidas em qualquer refeição", explica a profissional.

2. Frutas cítricas, como laranja e limão, ajudam a fortalecer a imunidade

Você sabia que existem diferentes tipos de frutas? De acordo com Luciana Novaes, as cítricas devem ser consumidas diariamente. "Frutas ricas em vitamina C, como acerola, laranja, limão ou abacaxi são indispensáveis, porque essa vitamina é uma das principais na hora de se pensar em aumento da imunidade e combate aos radicais livres", complementa a nutricionista.

3. Para fortalecer a saúde do sistema nervoso, frutas oleaginosas e ricas em gordura são ótimas opções

Acredite se quiser, mas o grupo das frutas oleaginosas (que engloba alimentos como castanhas, avelãs, amêndoas e nozes) também é importante para o dia a dia. Na maioria das vezes, as pessoas atem-se apenas às frutas mais clássicas, como maçã e banana, e acabam esquecendo de outros grupos, como comenta a nutricionista. "Frutas oleaginosas ou ricas em gorduras, como abacate, castanhas ou nozes também são importantes, porque são fontes de gorduras mono e poli-insaturadas, que contribuem para manutenção do sistema imunológico e bom funcionamento cerebral", conta Luciana.

4. Frutas vermelhas melhoram a saúde da pele e do cabelo

Que tal fazer uma vitamina de frutas vermelhas para começar o dia? De acordo com Luciana, essas frutinhas também têm muito a oferecer a nossa saúde. "Frutas vermelhas, como morango, uva, romã, são fontes de proantocianidinas, uma substância que aumenta as defesas do corpo, combatendo infecções, e melhora a saúde da pele, das unhas e dos cabelos", explica a profissional.

5. Consuma frutas para reduzir o risco de diabetes e de doenças cardiovasculares

Se você sofre com problemas no coração e de circulação sanguínea, também não pode deixar de incorporar as frutas (tanto as cítricas quanto as oleaginosas) na rotina de alimentação. "O consumo diário de frutas diminui o risco de doenças cardiovasculares e a chance de desenvolvimento da diabetes, porque elas são ricas em fibras, que controlam a absorção do açúcar", acrescenta Luciana.

6. Frutas são importantes para a formação dos bebês no período da gravidez

Para as mamães de plantão, a nutricionista também destaca a importância de consumir diariamente diferentes tipos de frutas tanto no período da gestação quanto no pós-parto. "As frutas possuem fibras que ajudam a regularizar o funcionamento do intestino e também ajudam a melhorar o sistema cognitivo do bebê em formação quando consumidas na gestação", finaliza a profissional.

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