Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Conheça 14 benefícios da beterraba e confira como consumir esse alimento
Guia Culinário 14/11/2023

Conheça 14 benefícios da beterraba e confira como consumir esse alimento

A beterraba é, historicamente, um dos vegetais mais utilizados na gastronomia em todo o mundo. Muito versátil e extremamente saborosa, esse tubérculo possui diversos nutrientes e propriedades medicinais – principalmente o ferro –, que auxiliam o organismo, combatem e previnem doenças, como a anemia, por exemplo.

Acompanhe o artigo e saiba mais sobre a beterraba, como escolher melhor o vegetal, a maneira ideal de consumi-lo e os seus benefícios para a saúde.

Quais são os benefícios da beterraba?

A beterraba é um vegetal indispensável para quem deseja manter uma alimentação rica e saudável. Isso porque o alimento é riquíssimo em:

  • carboidratos complexos;
  • fibras;
  • vitamina A;
  • vitaminas do complexo B;
  • potássio;
  • fósforo;
  • zinco;
  • ferro;
  • cálcio.

A seguir, conheça 14 benefícios da beterraba para você!

1. Ajuda na limpeza (desintoxicação) do organismo

Graças às betalaínas, antioxidante natural, a beterraba ajuda na limpeza do organismo, neutralizando os radicais livres no corpo – os quais são responsáveis por causar doenças e inflamações.

2. Fortalece o sistema imunológico

Devido à presença da vitamina C, antioxidantes, fibras e nutrientes essenciais em sua composição, esse vegetal contribui significativamente para o fortalecimento do sistema imunológico.

3. Combate anemias relacionadas à falta de ferro

É um alimento indispensável para quem tem problema de deficiência dessa vitamina. Além do ferro, outros nutrientes, como vitamina C, que contribui para uma melhor absorção do ferro no organismo, e o folato, que ajuda na formação de glóbulos vermelhos, fazem com que o vegetal seja fundamental no combate à anemia causada pelo ferro.

4. Atua na manutenção dos tecidos cerebrais

A beterraba possui alguns nutrientes essenciais que contribuem para a manutenção dos tecidos cerebrais. A exemplo disso são os nitratos, que ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo cerebral, melhorando a oxigenação deste órgão. Outros nutrientes importantes são os antioxidantes, que protegem as células do cérebro contra ações causadas pelos radicais livres, por exemplo.

Benefícios da beterraba simbolizados por uma cumbuca com pedaços do tubérculo que está sobre uma tábua de madeira

5. Auxilia na manutenção da saúde dos ossos

Os nutrientes da beterraba – como magnésio, folato, vitamina C e antioxidantes – ajudam o corpo a utilizar melhor o cálcio presente no alimento, o que garante menor risco de doenças ósseas, como a osteoporose. É ideal, principalmente, para crianças e idosos.

6. Regula as funções musculares e nervosas

Por conta da presença do potássio, magnésio, folato e antioxidantes, em sua composição, a beterraba é também considerada uma ótima fonte de regulagem das funções musculares e nervosas.

7. Auxilia no combate ao envelhecimento das células

Graças aos antioxidantes presentes em sua composição, principalmente a betacianina – o pigmento responsável pela cor roxo-escura da beterraba –, o vegetal consegue retardar o envelhecimento das células do corpo. Por conta disso, ele é também um ótimo alimento que ajuda a manter a pele bonita e saudável.

8. Promove o descongestionamento das vias urinárias

Graças às suas propriedades diuréticas, especialmente devido ao potássio e a água, a beterraba ajuda a descongestionar as vias aéreas. Desse modo, o alimento contribui significativamente para um bom funcionamento do sistema urinário.

Prato com caldo de beterraba, tubérculo que ajuda na produção de glóbulos vermelhos, sobre superfície escura

9. Ajuda na produção de glóbulos vermelhos

Por ser rica em ferro e cobre, a beterraba estimula a produção de glóbulos vermelhos, sendo fundamental para a manutenção da saúde.

10. Estimula a concentração

Sendo rica em nitrato, que ajuda no aumento do fluxo sanguíneo cerebral, o alimento é muito bom para quem estuda, já que melhora a oxigenação do cérebro e, consequentemente, estimula a concentração.

11. Ajuda a diminuir a pressão sanguínea

Pesquisas indicam que a beterraba é capaz de auxiliar na diminuição da pressão sanguínea e do risco de problemas cardiovasculares, como derrames e ataques cardíacos. Isso é possível graças aos nitratos presentes no alimento, os quais conseguem aumentar o calibre dos vasos sanguíneos e diminuir a pressão arterial.

12. Ajuda a ganhar massa muscular

A beterraba é uma ótima aliada para quem quer ganhar massa muscular. Ela é capaz de aumentar a estamina, o que faz com que os músculos trabalhem mais e consigam mais força rapidamente. Além de ser rica em proteína, magnésio, potássio e ferro, que ajudam a saúde e o funcionamento dos músculos.

Pessoa usa faca para cortar fatias de beterraba, vegetal que ajuda a ganhar massa muscular, sobre mesa de madeira

13. Melhora o fluxo sanguíneo do cérebro

Os nitratos presentes no vegetal são também capazes de melhorar o fluxo de sangue para o cérebro, o que auxilia na diminuição da progressão de retardo cerebral e demência em idosos.

14. Controla a glicose no sangue

A beterraba tem substâncias que revertem o açúcar mais lentamente no sangue, conseguindo manter os níveis de glicose sérica – a famosa glicemia – dentro dos padrões normais do corpo. Assim, o vegetal é capaz de garantir o controle do peso e ajuda na saciedade do organismo.

Como escolher a melhor beterraba?

Para escolher a melhor, é importante se atentar a certos detalhes antes de comprar o vegetal no mercado ou na feira. Por isso, listamos algumas dicas para que você possa levar para sua casa beterrabas frescas e de qualidade:

  1. compre as que estejam com a pele lisa e firme – fuja daquelas que apresentam rugas, manchas ou cortes;
  2. observe os tamanhos e opte pelos vegetais pequenos ou médios, já que os grandes costumam ser mais fibrosos e com um sabor menos doce;
  3. a cor da beterraba saudável é sempre vibrante e uniforme, sendo vermelho-escura ou roxa. Portanto, evite comprar as que apresentam manchas esverdeadas, pois podem já estar envelhecidas;
  4. atente-se à aparência das folhas e opte pelas que estão frescas e verdes. Folhas murchas ou amareladas são um sinal de que o legume é antigo;
  5. escolha aquelas firmes ao toque;
  6. a beterraba tem cheiro terroso e doce. Ou seja, não compre as que apresentam cheiro de mofo ou fermentadas;
  7. opte sempre pelas beterrabas que estejam com a raiz intacta.

Como conservar a beterraba?

Se bem conservada, pode ser usada por um longo período. Para te ajudar, selecionamos algumas indicações de como manter o legume em boas condições por mais tempo. Confira:

  • antes de guardá-la, retire as folhas e o caule;
  • remova também a terra e as sujeiras;
  • guarde-as secas e cruas;
  • utilize sacos plásticos perfurados para armazená-las na geladeira;
  • caso deseje guardar as beterrabas por um período maior, o ideal é congelá-las (descascadas e cortadas) ou colocar em conserva;
  • observe regularmente se alguma beterraba estragou. Caso aconteça, retire-a para que não afete as outras.

O que é melhor: beterraba cozida ou crua?

De acordo com especialistas, a melhor forma de consumir a beterraba é crua. Isso porque, ao cozinhar o alimento, algumas propriedades são perdidas no contato dele com o calor. Por isso, se você deseja aproveitar todos os benefícios desse vegetal, opte por comê-lo in natura.

Esse vegetal, além de uma ótima fonte de nutrientes, é também muito versátil. Pode ser consumido de várias maneiras, cada uma mais gostosa do que a outra:

  • ralada na salada;
  • sucos;
  • vitaminas;
  • massas de molho;
  • panquecas;
  • patês;
  • sopas;
  • bolo;
  • nhoque;
  • risoto;
  • tortas.

O que não faltam são opções! Então, abuse da criatividade e mantenha a sua saúde em dia por meio de uma rica, equilibrada e deliciosa alimentação com a beterraba.