6 hábitos simples para criar uma criança saudável

Além de propor uma alimentação saudável às crianças, crie o hábito de sentar à mesa para comer em família
Além de propor uma alimentação saudável às crianças, crie o hábito de sentar à mesa para comer em família

Uma das maiores preocupações de quem tem filhos é a saúde deles. Educar uma criança exige muita responsabilidade e cuidado para que ela cresça saudável e feliz. Por isso, neste Dia das Crianças é importante pensar em como criar hábitos para fazer com que a infância seja um momento de aproveitar essa alegria ao máximo e, ao mesmo tempo, ter uma boa saúde! Descubra como criar uma rotina para os pequenos e, assim, fazê-los mais saudáveis do que nunca:

1. Atenção ao cardápio

Uma alimentação saudável dá disposição e vigor às crianças, além de ajudar a prevenir várias doenças. Com uma dieta regrada, os pequenos irão usufruir dos benefícios de cada alimento. Um prato bem colorido - rico em vegetais, legumes e frutas, por exemplo - é essencial para ter uma infância melhor.

2. Tenha bons hábitos alimentares

Não só os alimentos fazem diferença na hora de comer, mas também os hábitos alimentares. Comer sempre à mesa e em família, longe de aparelhos como televisão e smartphones, faz com que as refeições sejam muito mais saudáveis e os nutrientes possam ser melhor absorvidos, além de criar um vínculo forte com seu filho.

3. Ofereça sempre muita água

Uma criança geralmente gasta muita energia e isso faz com que ela perca muito líquido. Em média, as crianças devem consumir 1,5 litro de água por dia, então fique de olho! Oferecer água faz com que essa quantidade perdida nas brincadeiras seja sempre reposta. Sucos e vitaminas, por sua vez, também são essenciais para manter a hidratação e devem estar presentes na dieta infantil.

4. Façam juntos atividades ao ar livre

Exercícios físicos são importantes em qualquer faixa etária. Mas, para as crianças, isso pode ser mais divertido se for feito em conjunto ou ao ar livre. Jogar futebol ou queimado, pular corda ou dançar são ótimas atividades para fazer com as crianças em parques ou áreas abertas. Assim, elas poderão se exercitar e gastar energia - sem falar que você também se tornará mais saudável praticando exercícios.

5. Brinque com seu filho

As brincadeiras também têm papel importante na vida das crianças. O lúdico e o brincar são importantes fatores de aprendizagem, sociabilidade e criação de princípios, fundamentais para a saúde mental dos pequenos. Estimule com jogos, brincadeiras com palavras, canções ou simplesmente faça uma cabaninha em um dia chuvoso: a fantasia também faz bem à saúde!

6. Visite o pediatra constantemente

Como a melhor medicina é a preventiva, é importante levar o seu pequeno ao pediatra a cada seis meses e, no caso de crianças mais velhas, ao menos uma vez por ano. Isso evita doenças desnecessárias e é essencial para identificar algum problema de saúde bem cedo e fazer um tratamento adequado e precoce. É importante destacar que a vacinação deve sempre estar em dia para evitar epidemias e doenças mais graves.

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