6 benefícios do caqui: Conheça os poderes nutricionais dessa fruta de março!

O caqui é uma das principais frutas da safra de março. Saboroso e suculento, ele possui diversos nutrientes para o bom funcionamento do organismo!
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Dentre os destaques dos alimentos de março, o caqui encabeça a lista das frutas mais poderosas para consumirmos nesse mês. De cor avermelhada e textura delicada, o alimento, visualmente confundido com o tomate, é suculento e muito saboroso, podendo acrescentar diversos benefícios nutricionais para a nossa saúde e bem-estar do organismo, como, por exemplo, fortalecer o sistema imunológico e melhorar a digestão.

De origem chinesa, o caqui não precisou de muito para ganhar espaço no Brasil. A fruta é uma fonte incrível de agentes antioxidantes, fibras alimentares e fitonutrientes como as vitaminas e minerais, responsáveis por tornarem o nosso corpo saudável e livre das enfermidades. Além disso, por ser extremamente saborosa e versátil, se encaixa em diversas preparações, tais como mousse, creme, geleia e sorvete. Segundo a nutricionista Paola Lisboa, o consumo do caqui pode acarretar na prevenção de doenças e no bem-estar do intestino:

"Por ser uma fruta riquíssima em fibras, o caqui auxilia no bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre, por exemplo. Também é rico em vitamina C e minerais que atuam no bom desenvolvimento das funções do organismo", explica a nutricionista que destaca outros benefícios da fruta. Confira!

6 benefícios do caqui para a sua alimentação saudável

1 - Favorece o emagrecimento: Por ser uma fruta rica em fibras alimentares, o caqui é ideal para quem deseja perder os incômodos quilinhos. As fibras ajudam a promover a saciedade e impedir que comamos mais que o necessário, além disso, quando incluída como lanche da tarde, por exemplo, ela irá impedir que a fome venha com mais intensidade na próxima refeição.

2 - Retarda o envelhecimento precoce da pele: Fonte de poderosos antioxidantes, e substâncias como a vitamina C, A e K, o consumo regular da fruta ajuda a impedir as ações dos radicais livres, retardando o envelhecimento das células e concedendo uma pele mais jovem e bonita.

3 - Aumenta a imunidade: Com bons níveis de vitamina C em sua composição, o caqui atua como um reforço para o nosso sistema imunológico. Seu consumo ajuda a manter o nosso corpo livre de gripes, infecções, resfriados e outras enfermidades causadas pela baixa imunidade.

4 - Efeito detox: O caqui pode e deve estar presente nos refrescantes sucos detox. A fruta tem ação desintoxicante, que elimina os metais pesados do organismo, deixando-o mais saudável e facilitando a absorção dos nutrientes necessários para o nosso bem-estar. Além disso, essa propriedade da fruta age diretamente no cólon, prevenindo o câncer.

5 - Melhora o sistema digestivo: Fonte de fibras alimentares e outros nutrientes, o caqui ajuda a regular o nosso corpo, atuando no processo de digestão, prevenindo a constipação e ajudando nas funções do organismo, tais como o crescimento e o fornecimento de energia.

6 - Beneficia a saúde dos olhos: Rica em vitamina A, o caqui se torna essencial para prevenir a perda da visão, danos na retina e a degeneração macular, prevenindo assim a catarata e até os riscos de glaucoma. A substância também é responsável por prevenir as doenças cardiovasculares e aumentar a imunidade.

* Paola Lisboa (CRN- 15100233) é nutricionista clínica e funcional e disponibiliza sua rede social para contato e outras informações: Facebook

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