Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
6 benefícios do azeite de oliva para a sua saúde
Guia Culinário 27/04/2020

6 benefícios do azeite de oliva para a sua saúde

Na hora de temperar saladas, carnes e massas, muitas pessoas gostam de recorrer ao azeite – opção saudável para incrementar diferentes pratos. Mas você sabia que, além de saboroso, o azeite acrescenta muito em termos nutricionais? Para aprender mais sobre esse ingrediente, nós preparamos uma matéria sobre os benefícios do azeite de oliva para a saúde. Você vai descobrir que esse condimento faz toda a diferença para o nosso organismo!

1. Azeite de oliva ajuda a controlar os níveis de colesterol

Feito a partir da prensagem de azeitonas, o azeite de oliva é um tipo de condimento saboroso e altamente nutritivo. Por ser fonte de ácidos graxos (como o ômega 9), por exemplo, ele ajuda a reduzir o colesterol “ruim (LDL) e a aumentar o “bom” (HDL). Além disso, o azeite auxilia na absorção de vitaminas (A, D e E) que são fundamentais para o metabolismo e, consequentemente, para o controle do colesterol.

2. Ajuda na saúde do coração e do cérebro

O azeite de oliva é muito conhecido por ter propriedades benéficas para o coração e para o cérebro – afinal, é fonte de ácidos graxos (gorduras “do bem”), antioxidantes (que previnem a degeneração dos neurônios), minerais e vitaminas importantes para o sistema circulatório. Por isso, esse tipo de azeite é muito indicado para proteger o coração e o cérebro contra possíveis doenças.

3. É fonte de antioxidantes importantes para a imunidade

Caso o objetivo seja manter o sistema de defesa do corpo fortalecido, consumir azeite de oliva no dia a dia faz todo o sentido. Esse condimento tem alto teor de vitamina E e polifenóis (tipos de antioxidantes) que fortalecem a imunidade e evitam o envelhecimento das células. Essas substâncias também fazem bem para a saúde da pele, dos cabelos, unhas e ajudam no processo de desintoxicação do organismo.

4. Atua como anti-inflamatório natural

Você sabia que o azeite de oliva também possui propriedades anti-inflamatórias? Isso porque ele é fonte de ácidos graxos monoinsaturados que ajudam a impedir a formação de inflamações. Interessante, né? Quando consumido no dia a dia, o azeite ajuda no processo de perda de peso, na eliminação de toxinas e no fortalecimento do sistema imunológico. A nossa dica é sempre usar esse condimento para temperar as folhas da salada – será um verdadeiro detox para o organismo, pode apostar!

5. Azeite garante saciedade e auxilia na digestão

Outro ponto interessante do azeite de oliva é que ele ajuda a aumentar a sensação de saciedade, sendo indicado para quem precisa diminuir a quantidade de comida consumida. Ele também ajuda a reduzir a quantidade de açúcar no sangue, contribui para a digestão e evita o acúmulo de gordura na região abdominal.

6. Por ser fonte de cálcio e vitamina K, ajuda a manter a saúde dos ossos

Muita gente não sabe, mas o azeite de oliva também é ótimo para manter a saúde da estrutura óssea. Isso porque ele é fonte de cálcio e de vitamina K, que atuam na formação dos ossos e dentes do corpo. Além disso, o azeite de oliva é fonte de oleuropeína – composto que apresenta ação antioxidante, anti-inflamatória e que previne a osteoporose (doença caracterizada pelo enfraquecimento do tecido ósseo).

E aí, viu como o azeite de oliva traz uma série de benefícios para a saúde? A nossa dica é usá-lo no preparo de marinadas, molhos e como tempero para saladas, massas e outros pratos. O ideal, inclusive, é consumir cerca de duas colheres de sopa desse condimento por dia.