6 alimentos ricos em prolina e para que serve esse aminoácido

Entre os principais alimentos ricos em prolina, encontram-se os de origem animal, como ovos, leites, queijos e iogurtes
Entre os principais alimentos ricos em prolina, encontram-se os de origem animal, como ovos, leites, queijos e iogurtes

Existem aminoácidos que trazem diversos benefícios para a saúde da pele, do cabelo, das unhas, auxiliam no controle do humor e contribuem para o funcionamento do metabolismo. A prolina, em especial, é um tipo de aminoácido que ajuda diretamente na formação do colágeno. Por isso, ela faz muito bem para o sistema cardiovascular (vasos, artérias e coração, de uma forma geral), além de conceder mais firmeza e elasticidade à pele. Presente majoritariamente em alimentos de origem animal, esse nutriente pode ser incluído na dieta com certa facilidade. Aqui, nós preparamos uma lista de 6 alimentos ricos em prolina para você incrementar seu cardápio diário. Dá uma olhada!

1. Ovo é rico em prolina, vitamina D e minerais

Além de ter um alto teor de proteínas, antioxidantes, vitamina D e minerais importantes (como magnésio, zinco e selênio), o ovo se destaca por fornecer uma boa quantidade de prolina - aminoácido importante para a saúde da pele e dos tecidos do corpo. A boa notícia é que existem diversas formas de preparar esse alimento no dia a dia - cozido, frito, mexido, em omeletes, crepiocas e por aí vai.

2. Leite é fonte de cálcio e tem alto teor de prolina

Por ser um produto de origem animal, o leite também é considerado uma fonte importante de prolina. Além disso, esse alimento tem alto teor de cálcio, vitaminas do complexo B e outros nutrientes indispensáveis para o organismo. Vale destacar que os derivados do leite, como iogurtes, também são nutritivos e ricos em prolina.

3. Queijo é derivado do leite, fornecendo vitaminas, prolina e minerais importantes

Incluir queijos pouco gordurosos na dieta - como o minas branco e o cottage - também é uma boa estratégia para ter uma alimentação rica em prolina, fósforo, cálcio, proteínas e vitaminas do complexo B. Assim como o iogurte, o queijo é um alimento derivado do leite que, além de saboroso, pode ser benéfico para a saúde.

4. Gelatina é composta por diferentes aminoácidos

Você já deve ter ouvido falar que comer gelatina faz bem para a saúde da pele e dos tecidos de uma forma geral. E essa informação realmente procede! Isso porque ela é composta por diversos aminoácidos importantes para a formação do colágeno, como a prolina, alanina, arginina e glicina. Por isso, inclusive, a gelatina também ajuda a manter as funções metabólicas em equilíbrio.

5. Peixes e outras carnes fornecem vitamina B12, ferro e uma boa quantidade de prolina

Além de fornecerem proteínas, ferro, vitamina B12 e gorduras benéficas para o coração, os peixes e outras carnes também são importantes para ativar a produção de colágeno, pois contêm prolina e outros aminoácidos importantes. Por isso, inclusive, é muito indicado montar um cardápio variado com relação aos tipos de peixes - salmão, sardinha, truta, atum e por aí vai.

6. Castanhas e outras oleaginosas são fontes de ácidos graxos essenciais e prolina

Alimentos pertencentes ao grupo das oleaginosas também funcionam como fonte importante de prolina, ácidos graxos (como o ômega 3) e vitaminas importantes. Além de comer castanhas-do-pará e de caju, você também pode incluir amêndoas, nozes e avelãs em receitas no café da manhã ou lanche da tarde. Comer um mix de castanhas com iogurte, por exemplo, pode ser uma boa estratégia para aumentar a ingestão de prolina.

Receitas:
Ovo
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