6 alimentos prebióticos excelentes para o seu intestino

Uma boa forma de incluir alimentos prebióticos na alimentação é preparando recheios ricos na substância, como panquecas de banana e cacau (ou chocolates acima de 70%)
Uma boa forma de incluir alimentos prebióticos na alimentação é preparando recheios ricos na substância, como panquecas de banana e cacau (ou chocolates acima de 70%)

Fontes de fibras prebióticas que auxiliam na boa digestão, os alimentos prebióticos são excelentes para o nosso intestino! Dentro do organismo, eles funcionam como uma espécie de "comida" para as bactérias intestinais do nosso corpo - chamadas também de probióticos ou lactobacilos vivos - e, por isso, garantem o equilíbrio da nossa flora. Aqui, nós separamos 6 alimentos prebióticos para você incluir na sua dieta diária e estimular o funcionamento do intestino. Dá uma olhada!

1. Banana regula o intestino

Conhecida por ser uma das principais fontes de potássio, a banana é um alimento cheio de substâncias prebióticas! Graças a esses componentes, ela é a fruta ideal para regular o intestino em períodos de diarreia - principalmente quando estamos falando da banana-maçã. Ela também é rica em carboidratos que podem ajudar a prender o intestino.

2. Aveia auxilia na eliminação de gorduras

Rica em vitaminas do complexo B, E e K, proteínas e muitas fibras, a aveia é um grão cheio de benefícios funcionais. Ela ajuda no funcionamento do intestino, auxilia na eliminação de gorduras e pode ser consumida sob a forma de flocos, farelo ou farinha de aveia que incrementam a alimentação dia a dia.

3. Cacau possui substâncias prebióticas e probióticas

O cacau é uma das melhores fontes de fibras prebióticas! Na verdade, o alimento possui uma grande quantidade de substâncias tanto prebióticas quanto probióticas e, por isso, atua diretamente na flora intestinal. A dica é consumir o cacau in natura ou chocolates acima de 70% e 80%, que possuem um alto teor da fruta, para absorver todos os nutrientes.

4. Semente de linhaça possui muitas fibras solúveis

A semente de linhaça também faz parte da lista de alimentos prebióticos que são excelentes para o intestino! Seu benefício está na grande quantidade de fibras solúveis presentes no alimento, capazes de aumentar a proliferação das bactérias (lactobacilos vivos) e desobstruir a passagem durante a digestão.

5. Alho é considerado um superalimento

Não é à toa que dizem que comer 1 dente de alho cru por dia faz bem para a saúde, já que esse alimento prebiótico possui diversos benefícios para o intestino e para o organismo! Ele é dono de propriedades extremamente nutritivas como selênio, ferro, manganês e vitaminas do complexo B e, por conta disso, é considerado um superalimento.

6. Cebola fortalece o sistema imunológico

Para fechar a lista de alimentos prebióticos com chave de ouro, não poderíamos deixar de falar da cebola. Esse tempero tão utilizado na nossa alimentação tem benefícios não só para o intestino como para sintomas de cólica, hemorragias, dores ou infecções de ouvido e muito mais. Ela é rica em propriedades antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico, possui nutrientes importantes como os sais minerais e também é fonte de vitaminas A, B1, B2, C, K e P.

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