6 alimentos com mais cálcio que o leite

Tofu e soja são exemplos de alimentos com maior concentração de cálcio que o leite
Tofu e soja são exemplos de alimentos com maior concentração de cálcio que o leite

Quer beber menos leite, mas sem deixar de ingerir boas doses de cálcio diariamente? Por incrível que pareça, é muito fácil substituir esta bebida na rotina alimentar! O leite é consumido por pessoas ao redor do mundo, e dele derivam diversos laticínios, como o queijo, a manteiga e o requeijão. Apesar da forte presença em nosso cardápio, a bebida possui elevada concentração de gordura. Porém, há opções orgânicas, naturais e nutritivas que podem substitui-la no cardápio. Conheça 6 alimentos com mais cálcio que o leite para incluir em sua rotina alimentar e gerar mais saúde!

1. Semente de gergelim acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer

A semente de gergelim possui 82,5 miligramas de cálcio a cada 10 gramas e é o alimento com maior concentração do mineral em sua composição. Fonte de ferro e ômega 3, o cereal fortalece ossos e músculos e mantém o fluxo sanguíneo e a pressão arterial controlados. É um ingrediente rico em fibras alimentares e vitaminas do complexo B, que aceleram o metabolismo e estimulam o bom funcionamento do intestino. Aveia, chia e linhaça são boas substitutas do gergelim.

2. Tofu combate doenças cardiovasculares e diminui os sintomas da menopausa

Alimento que conta com 159 mg de cálcio em cada 100 g, o tofu é um queijo vegetal muito utilizado na culinária asiática. Derivado da soja, o ingrediente previne a fraqueza dos ossos e fortalece a construção da massa muscular. Além disso, controla os níveis de colesterol no sangue e combate doenças cardíacas. Também reduz os sintomas causados pela menopausa e auxilia no processo de emagrecimento.

3. Sardinha estimula a saúde do cérebro e a cognição

Fonte de vitamina D e ômega 3, a sardinha tem 438 mg de cálcio a cada 100 g de sua composição e oferece força e vitalidade para ossos e músculos. A gordura que ajuda a combater o colesterol ruim (LDL) no sangue e mantém a saúde do coração. O alimento é um ótimo para o cérebro, auxiliando no desenvolvimento cognitivo e, consequentemente, nos processos de aprendizagem.

4. Feijão branco é rico em nutrientes e bioativos

A cada 100 g do ingrediente, há 270 mg de cálcio que aumentam a massa óssea e muscular. Devido à riqueza de fibras alimentares, nutrientes e bioativos para o funcionamento do organismo, o feijão branco é um alimento que ajuda a regular o intestino e produz a sensação de saciedade para o corpo. O grão promove saúde para o coração e equilibra a pressão arterial. Do grupo das leguminosas, a soja e o grão-de-bico também concentram boas porções de cálcio e podem ser consumidos no lugar do feijão.

5. Amêndoa previne doenças cardiovasculares

A amêndoa tem 260 mg de cálcio a cada 100 g e previne deficiências nos ossos e músculos. A oleaginosa auxilia na perda de peso e controla a pressão arterial e os níveis de açúcar e colesterol no sangue. O leite de amêndoas é fonte rica de nutrientes e antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce das células. O alimento tem propriedades curativas que combatem diversas doenças. Pode ser substituído por amendoim, avelã ou nozes.

6. Couve é fonte de vitamina C e fortalece o sistema imune

A folha refogada possui 177 mg de cálcio a cada 100 g. Rica em vitamina C e auxiliar no processo de absorção do ferro, a couve é um ingrediente fundamental para a manutenção da saúde dos ossos e das cartilagens e fortalece o sistema imunológico, protegendo o corpo de infecções. É também muito efetiva para o desenvolvimento do sistema nervoso e seus impulsos. Vale destacar que, de uma forma geral, as folhas verde-escuras têm boas quantidades de cálcio, como é o caso do agrião e do brócolis, por exemplo.

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