5 suplementos naturais que você extrai da sua alimentação

Folhas verde-escuras, miúdos, oleaginosas, sementes e vários outros alimentos são fontes de suplementos naturais que podem ser extraídos da alimentação, como ferro, cálcio, melatonina, creatina e colágeno
Folhas verde-escuras, miúdos, oleaginosas, sementes e vários outros alimentos são fontes de suplementos naturais que podem ser extraídos da alimentação, como ferro, cálcio, melatonina, creatina e colágeno

Você sabia que o mercado de suplementos naturais vem crescendo muito no Brasil nos últimos anos? Esses produtos fazem sucesso porque funcionam como uma espécie de complemento à nossa alimentação e ajudam a melhorar o desempenho do corpo - seja com o objetivo de aumentar a imunidade, suprir a deficiência nutrientes (suplementando minerais e vitaminas) ou em questões mais específicas, como a expectativa de ter uma pele mais firme e um cabelo mais sedoso. Mas que tal aprender a fazer isso de forma totalmente natural? Para te ajudar a turbinar o seu organismo, nós montamos uma lista com 5 suplementos naturais que você consegue extrair da alimentação - embora isso não os substitua em casos de indicações médicas. Confira a matéria!

1. Ferro

A suplementação de ferro é uma das mais comuns entre os adultos, isso porque o mineral possui diversas funções importantes no organismo e é o principal remédio para tratar quadros anêmicos provocados pela sua deficiência. Felizmente, existem várias opções na alimentação que ajudam a atender as necessidades diárias do nutriente. Miúdos bovinos, como fígado e coração, são os melhores exemplos nesse caso. Mas, além deles, vegetais verde-escuros (como brócolis e espinafre), feijão preto, cacau em pó, mariscos e algumas sementes também são considerados alimentos ricos em ferro.

2. Cálcio

O cálcio é outro nutriente bastante comentado quando o assunto é suplementação. Encontrado em derivados do leite e outros alimentos como soja, linhaça e grão-de-bico, esse mineral é importante para fortalecer a estrutura do corpo, transmitir impulsos nervosos e permitir a contração muscular, além de realizar a manutenção dos ossos e dos dentes. Para que o cálcio seja absorvido de forma eficiente é importante ingerir também fontes de ferro e cafeína, que potencializam a absorção do mineral - como chás e vegetais.

3. Melatonina

A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso organismo e liberada no início da noite, quando a iluminação começa a baixar. Embora esteja presente na glândula pineal do nosso cérebro, a substância pode ser suplementada de forma natural e é muito indicada em casos de insônia - não à toa, a melatonina é conhecida como o "hormônio do sono". Para encontrá-la na alimentação, uma boa dica é consumir alimentos como abacaxi, cereja, leite, aveia, grão-de-bico e kiwi, que são ricos na substância.

4. Creatina

A creatina é uma substância muito consumida em forma de suplementação para aumentar a performance de atletas. Produzida a partir de aminoácidos, ela está naturalmente presente em alimentos como peixes, carnes, frango, ovos, leite e derivados, sendo muito utilizada para aumentar a tolerância do atleta ao esforço do treino e diminuir a fadiga.

5. Colágeno

Quem busca por uma pele mais firme e cabelos mais sedosos, muitas vezes procura por suplementações naturais de colágeno. Embora existam diversos produtos manipulados que aumentam a produção da substância, alimentos como frango, claras de ovos, folhas verde escuras, sementes de linhaça, oleaginosas, quinoa e alho são ótimas fontes alimentícias de colágeno.

Receitas:
Leite
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