Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 receitas saudáveis que podem ser preparadas com forminhas de gelo
Guia Culinário 03/12/2018

5 receitas saudáveis que podem ser preparadas com forminhas de gelo

Quem pensa que as forminhas de gelo só servem para congelar a água está para lá de enganado! Ela também pode ser uma aliada no preparo de receitas saudáveis e nutritivas, que precisam de um recipiente quadradinho para que ganhem forma.

Gostou da ideia e quer saber como aproveitar a forma no preparo de alimentos? Confira nossa lista com 5 opções e mãos à obra!

1 – Ravioli

Para preparar o ravioli em casa – com farinha integral e recheio saudável para garantir que fique o mais fit possível -, você também pode contar com a ajuda da forminha de gelo!

É bem simples: basta colocar a massa por cima da forma, afundando com os dedos para que pegue o formato quadrado; adicionar o recheio – que pode ser ricota ou frango desfiado, por exemplo -; acrescentar outro pedaço da massa para tampar; e, em seguida, retirar tudo por completo para cortar os quadradinhos que se formaram com uma faca. Por fim, use o molho de sua preferência para terminar!

2 – Barra de chocolate fit

Que tal fazer a sua própria barra para não precisar sair da dieta quando quiser comer um doce? Para conseguir o formato quadrado sem dificuldades, é só usar a forminha de gelo como aliada – colocando o doce em estado líquido no recipiente, levar para gelar e, quando estiver endurecido, cortar do tamanho que deseja que a barra fique.

Não se esqueça que, para que a barra fique nutritiva e mais saudável, é importante usar um chocolate com maior concentração de cacau e açúcar integral – como a de coco ou demerara, por exemplo.

3 – Congelar ervas para temperar comida

Quem gosta de temperar a comida com ervas também pode aproveitar a forminha de gelo para conservar o tempero e evitar desperdício. É só colocar um pouco de cada uma em cada quadradinho, adicionar azeite e colocar para congelar. Depois, na hora de usar, é só derreter o quadrado na frigideira e preparar a refeição normalmente.

4 – Iogurte de banana

O iogurte é uma boa opção para o café da manhã ou lanche da tarde. Então, que tal preparar o seu próprio em casa com a ajuda da forminha de gelo? A versão com banana, por exemplo, é nutritiva e super saudável para quem deseja começar o dia bem ou segurar a fome que bate entre o almoço e o jantar.

Para preparar, é só congelar o iogurte natural em uma bandeja de gelo, a banana em outra e, em seguida, juntar e bater tudo no liquidificador para que ganhem a textura cremosa do iogurte.

5 – Minipicolé de frutas

Aproveitando a ideia do iogurte de banana, você também pode usar a forma de gelo para preparar minipicolés de frutas! É só bater a fruta com água ou leite, como se fosse fazer um suco, passar o líquido para forminha e deixar na geladeira congelando até que ganhem a consistência exata. Depois, é só tirar tudo de dentro do recipiente, cortar com uma faca e encaixar em palitos para que fiquem como um picolé tradicional.