
Para celebrar a Páscoa, não há nada melhor que comer ovo de chocolate, bolo, mousse e outros doces bem saborosos. Mas, em vez de recorrer às versões mais calóricas dessas receitas (feitas com muito açúcar), que tal experimentar algo mais saudável? Aqui, nós listamos 5 receitas de sobremesas para Páscoa que são bem nutritivas (feitas com abacate, banana, pasta de amendoim e cacau, por exemplo) e ficam deliciosas. Vale a pena conferir!
1. Bolo de cenoura light com cobertura de chocolate
Para começar, que tal preparar uma versão light do bolo de cenoura, incrementada com uma cobertura de chocolate feita à base de cacau? Aqui, o objetivo é fugir do açúcar refinado, utilizando outros adoçantes mais saudáveis e nutritivos para preparar a massa.
Ingredientes
- 2 cenouras grandes picadas
- 4 ovos
- ¾ de xÃcara de óleo de canola
- 2 xÃcaras de açúcar demerara
- 2 xÃcaras de farinha de trigo integral
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 xÃcara de açúcar demerara (cobertura)
- 2 colheres de sopa de cacau em pó (cobertura)
- 1 xÃcara de leite (cobertura)
- 2 colheres de manteiga light sem sal (cobertura)
Para preparar a massa, comece colocando as cenouras picadas no liquidificador, adicione os ovos, o óleo, o açúcar e bata até formar uma mistura homogênea. Em uma bacia, coloque a farinha de trigo, acrescente o fermento e mexa com uma colher. Em seguida, despeje a mistura lÃquida de cenoura e misture bem, até formar uma massa. Transfira tudo para uma forma untada e, então, leve para assar no forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 40 minutos. Tire o bolo já assado e reserve.
Para fazer a cobertura, basta colocar o açúcar, o cacau, o leite e a manteiga em uma panela no fogo médio e mexer até que a mistura fique bem homogênea. Em seguida, despeje a cobertura no bolo e prontinho!
2. Mousse de abacate com cacau
Você já experimentou alguma receita de mousse de abacate com cacau? Além de altamente nutritivo - rico em fibras, vitaminas A, do complexo B, C e potássio -, esse doce é muito rápido e fácil de preparar. Dá uma olhada!
Ingredientes
- 2 abacates médios bem maduros
- 1 banana média (opcional)
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
- 3 colheres de sopa de melado de cana Taeq
Para preparar, corte os abacates ao meio e retire toda a polpa, que deve estar bem macia. Transfira-a para um liquidificador, adicione a banana picada (opcional), o cacau em pó e o melado de cana e bata até formar uma mistura bem homogênea e consistente. Despeje a mousse em tacinhas e leve-as para gelar por pelo menos 2 horas. Prontinho!
Obs.: Na hora de servir a mousse, uma boa dica é adicionar coco fresco ralado, canela em pó e outras especiarias que tornam a sobremesa ainda mais saborosa.
3. Biscoito de aveia com pasta de amendoim Taeq
Para preparar biscoitos de Páscoa mais nutritivos, a nossa dica é apostar em uma mistura de farinha de aveia com pasta de amendoim Taeq, compondo uma massa mais leve e saborosa, bem simples de preparar.
Ingredientes
- ¾ de xÃcara de farinha de aveia
- ¾ de xÃcara de pasta integral de amendoim e cacau Taeq
- 1 ovo
- ½ xÃcara de açúcar de coco
Coloque todos os ingredientes em uma bacia, comece mexendo com uma colher e, depois, revolva a massa com as mãos. Faça bolinhas, amasse-as e, faça risquinhos com um garfo e, então, coloque os biscoitos em uma assadeira untada. Leve para o forno preaquecido a 200°C e deixe assar por 20 minutos. Prontinho!
4. Ovo de chocolate meio amargo
Nada melhor que preparar uma receita tradicional de ovo de chocolate para comer na Páscoa, não é mesmo? Para fazer uma versão mais saudável, a nossa dica é usar um chocolate mais amargo - que tem alto teor de triptofano, vitaminas e minerais - no lugar do ao leite. Tem tudo a ver com a data!
Ingredientes
- 300 g de chocolate meio amargo ou 70% cacau
- 1 forma para ovo de Páscoa 500 g (duas metades)
Para preparar, comece derretendo o chocolate picado em banho-maria. Depois, espere-o esfriar, mexendo com uma colher de vez em quando. Com uma espátula, aplique uma camada de chocolate derretido na parte interna de uma das formas. Depois, leve à geladeira por 15 minutos. Aplique mais uma camada de chocolate e, então, leve para gelar por mais 15 minutos. Por fim, faça mais uma camada de chocolate (para que o ovo fique mais grosso) e deixe na geladeira por 30 minutos. Por fim, faça o mesmo processo com a outra metade do ovo. Depois de pronto, basta desenformar o ovo e prontinho. Bem simples, né?
5. Brigadeiro de biomassa de chocolate
Que tal preparar um brigadeiro gourmet feito à base de biomassa de banana verde e cacau em pó? Essa é uma ótima alternativa para quem busca um doce mais nutritivo - rico em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes - para servir na Páscoa.
Ingredientes
- 5 bananas verdes
- â…“ de xÃcara de água
- 3 colheres de sopa de cacau em pó
- 2 colheres de sopa de açúcar demerara
- 1 colher de sopa de óleo de coco
Para começar, você deve preparar a biomassa. Coloque as bananas (ainda com casca) em uma panela de pressão e cubra-as com água. Tampe, deixe no fogo médio e, quando começar a chiar, marque 20 minutos. Depois, tire as bananas cozidas da panela, remova as cascas e leve a polpa para o liquidificador. Adicione a água e bata até formar uma mistura homogênea.
Transfira a biomassa para uma panela, adicione o cacau em pó, o açúcar, o óleo de coco e misture no fogo baixo até formar a consistência de um brigadeiro. Transfira o doce para um prato, espere esfriar e, então, faça bolinhas e enrole-as no cacau.