5 receitas com proteína de soja perfeitas para a alimentação de vegetarianos

Uma das melhores receitas com proteína de soja é a de cachorro-quente vegano incrementado com diferentes molhos e toppings
Uma das melhores receitas com proteína de soja é a de cachorro-quente vegano incrementado com diferentes molhos e toppings

Muito usada no preparo de receitas veganas e vegetarianas, a proteína de soja é um ingrediente bem nutritivo (rico em proteínas, fibras, ferro, zinco e cálcio) que rende ótimas combinações - pode ser feita com diferentes temperos e substituir a carne em diversos pratos. Para te incentivar a incluir esse ingrediente na dieta, nós listamos 5 receitas com proteína de soja para preparar em diferentes ocasiões. Confira!

1. Salsicha de soja

Caso o objetivo seja fazer um lanche de fast food vegano para uma reunião entre amigos e familiares, por exemplo, uma boa dica é apostar na salsicha de soja. Essa receita é perfeita para quem ama cachorro-quente e quer preparar um lanche mais prático.

Ingredientes

- 2 xícaras de proteína de soja texturizada

- 4 xícaras de água e sumo de ½ limão para hidratar a soja

- 1 cebola picada

- 4 dentes de alho amassados

- Sal e salsinha a gosto

- 2 colheres de sopa de azeite

- 1 xícara de farinha de trigo peneirada

- 6 colheres de sopa de farinha de mandioca

- 2 colheres de chá de colorau

- 1 pote de molho de tomate orgânico Taeq (330 g)

- 1 tomate cortado em cubos

- 1 cebola cortada em tiras (molho)

- ½ pimentão verde cortado em fatias

Para começar, coloque a proteína de soja em um recipiente, acrescente a água e o sumo de limão, misture levemente e deixe de molho por 30 minutos. Depois, escorra a água, esprema bem a soja com as mãos e reserve. Em uma panela, refogue a cebola, o alho e salsinha com um pouco de sal.

Depois, transfira esse refogado para uma bacia grande, acrescente a proteína de soja hidratada, a farinha de mandioca e de trigo peneirada, o colorau e misture bem. Transfira tudo para um processador, acrescente 2 colheres de azeite e continue batendo até ficar uma massa firme. Caso a mistura ainda não esteja tão firme, acrescente um pouco mais de azeite e bata novamente (o ideal é que massa fique em um consistência boa para modelar as salsichas). Em seguida, modele as salsichas com a mão, enrole-as em plástico filme e deixe no congelador por pelo menos 2 horas.

Para preparar o cachorro quente, coloque a salsicha para cozinhar na água quente por 5 minutos. Em uma panela, coloque um pouco de azeite, a cebola cortada em tiras, o tomate e o pimentão picados com um pouco de sal e refogue por uns minutos. Depois, acrescente o molho de tomate, o sal a gosto e deixe ferver. Para finalizar, acrescente as salsichas, mexa um pouco e apague o fogo. Sirva o cachorro-quente em pães com os toppings que desejar.

2. Quibe de soja recheado

O quibe de soja, assim como o cachorro-quente feito com salsicha de soja, é uma alternativa relativamente simples de fazer. Aqui, a nossa dica é caprichar mais nos temperos (como hortelã, pimenta e cheiro-verde) e apostar numa versão de forno recheada com requeijão. Esse é um ótimo prato para servir no almoço!

Ingredientes

- 1 ½ xícara de triguilho (trigo para quibe)

- 1 xícara de proteína de soja texturizada

- ½ xícara de farinha de rosca

- 2 xícaras de água e sumo de ½ limão para hidratar a soja

- 3 colheres de sopa de hortelã picada

- 3 colheres de sopa de cheiro-verde picado

- 1 colher de sopa de pimenta síria

- 1 cebola picada

- 3 dentes de alho amassados

- Azeite

- 1 requeijão light Taeq

- Muçarela ralada e tomates-cereja a gosto para o recheio

Primeiro, você deve hidratar tanto o triguilho quanto a proteína de soja. Comece lavando o triguilho, escorra a água e repita o processo mais 3 vezes. Depois, deixe de molho por 30 minutos. Para hidratar a proteína de soja, deixe-a de molho na água com o sumo de limão também por 30 minutos.

Passado o tempo, esprema bem os dois ingredientes (triguilho e soja) com as mãos e transfira-os para um bowl grande. Adicione a cebola, o alho, a hortelã, o cheiro-verde, a pimenta, um pouco de azeite e misture bem com as mãos. Por fim, adicione a farinha de rosca e vá mexendo até atingir uma consistência mais firme (adicione um pouco mais de farinha se julgar necessário.

Para montar o quibe, pegue um refratário quadrado e forre o fundo com metade da massa. Adicione o requeijão, a muçarela e os tomates cortados a gosto, feche com mais uma camada de quibe e leve para assar no forno preaquecido a 180°C por 20 minutos. Prontinho!

3. Estrogonofe de soja

Que tal preparar um estrogonofe de soja vegetariano para servir no almoço ou janta? Esse prato é bem nutritivo (rico em proteínas e fibras) e fica uma delícia servido com arroz branco e batata palha.

Ingredientes

- 2 xícaras de proteína de soja grossa

- 4 xícaras de água e sumo de ½ limão para hidratar a soja

- ½ vidro de champignon picado

- 3 dentes de alho amassados

- 1 cebola média picada

- Azeite para refogar

- 1 pote de molho de tomate orgânico Taeq (330)

- 3 colheres de sopa de ketchup

- 1 colher de sopa de mostarda

- 1 colher de sopa de molho inglês

- 1 caixinha de creme de leite

- Salsinha picada a gosto

Para começar, coloque a proteína de soja em um recipiente com a água, o sumo de limão e espere 30 minutos para hidratar. Depois, escorra a água, esprema bem a soja com as mãos e reserve. Em uma panela, coloque o azeite, a cebola, o alho, um pouco de sal e refogue. Em seguida, acrescente a proteína de soja e misture até que ela fique dourada.

Depois, acrescente o molho de tomate, o ketchup, a mostarda, o molho inglês e vá mexendo. Adicione o champignon, a salsinha a gosto e mexa mais um pouco. Se julgar necessário, acrescente um pouco de água filtrada para gerar mais caldo. No final, com o molho fervendo, basta adicionar o creme de leite, misturar bem e servir. Fica uma delícia!

4. Berinjela recheada com soja

Você já pensou em fazer uma receita de berinjela recheada com um molho de carne de soja? Esse prato vegetariano é uma alternativa bem nutritiva (rica em fibras, vitaminas, proteínas e minerais importantes) e é ótimo para servir em ocasiões mais especiais.

Ingredientes

- 2 berinjelas grandes

- 1 xícara de proteína de soja granulada

- 2 xícaras de água e sumo de ½ limão para hidratar a soja

- 1 cebola média picada

- 3 dentes de alho amassados

- 2 tomates picados sem semente

- Azeite

- 1 colher de sopa de cheiro-verde

- Sal, pimenta-do-reino moída, folhas de manjericão e orégano picadas a gosto

- Muçarela ralada a gosto

Comece cortando as berinjelas (no sentido do comprimento) e leve-as para cozinhar por 5 minutos na água com sal. Depois, deixe-as esfriar por uns minutos, retire uma parte da polpa e reserve. Enquanto isso, deixe a proteína de soja em uma tigela com a água e o sumo de limão por 30 minutos. Depois escorra toda a água, esprema bem a soja com as mãos e reserve.

Em uma panela, coloque um pouco de azeite, a cebola o alho e refogue. Em seguida, acrescente a proteína da soja, a polpa das berinjelas, os tomates, os temperos (cheiro-verde, sal, pimenta, manjericão e orégano) e continue misturando no fogo até que a soja fique mais dourada.

Coloque as berinjelas em uma assadeira, preencha-as com o recheio de soja, rale a muçarela por cima a gosto e leve para assar no forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos. O resultado fica bem saboroso e nutritivo!

5. Carne de soja moída

Outra dica interessante para preparar um almoço vegetariano bem é apostar na receita de carne de soja moída. Aqui, a ideia é acrescentar uma variedade grande de ingredientes e temperos (como cebola, alho, azeitonas, pimenta e cheiro-verde) para deixar o prato mais saboroso e nutritivo.

Ingredientes

- 2 xícaras de proteína de soja texturizada

- 4 xícaras de água e sumo de ½ limão para hidratar a soja

- 2 tomates grandes picados

- 1 ½ cebola picada

- 4 dentes de alho picados

- Azeite

- Azeitonas picadas a gosto

- Sal, folhas de orégano e cheiro-verde a gosto

- 1 pote de molho de tomate orgânico Taeq (330 g)

Comece colocando a proteína de soja em uma tijela, acrescente a água e o sumo de ½ limão e deixe de molho por 30 minutos. Depois, escorra a água, esprema bem a soja com as mãos e reserve. Em uma panela, coloque um pouco de azeite, a cebola, o alho, um pouco de sal e refogue por uns minutos. Em seguida, acrescente o tomate, os temperos (orégano e cheiro-verde) e mexa mais um pouco. Adicione o molho de tomate, as azeitonas picadas e, se quiser aumentar o caldo, acrescente um pouco de água filtrada. Sirva a carne com arroz e feijão que fica perfeito!

Obs.: Existem outras receitas ótimas (como a de hambúrguer, almôndega ou picadinho) feitas à base de proteína de soja que ficam deliciosas. Vale a pena explorar a criatividade para experimentar pratos diferentes com o ingrediente no dia a dia.

Mais noticias com...
Receitas:
Tomate
Ver Mais

Últimas Matérias

5 alimentos que não contêm ferro e são pouco indicados para quem tem anemia

5 alimentos que não contêm ferro e são pouco indicados para quem tem anemia 5 alimentos que não contêm ferro e são pouco indicados para quem tem anemia

Para ter uma dieta rica em ferro é muito importante incluir ingredientes específicos no cardápio - como carnes (principalmente miúdos), leguminosas e...

> Leia mais
Cana-da-índia: para que serve em termos nutricionais? Conheça suas vantagens

Cana-da-índia: para que serve em termos nutricionais? Conheça suas vantagens Cana-da-índia: para que serve em termos nutricionais? Conheça suas vantagens

A cana-da-índia ou canna indica é um tipo de PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) existente em várias versões - com flores amarelas, avermelhadas,...

> Leia mais
O que é tabule? Ele engorda? Tire suas dúvidas sobre essa salada de origem árabe

O que é tabule? Ele engorda? Tire suas dúvidas sobre essa salada de origem árabe O que é tabule? Ele engorda? Tire suas dúvidas sobre essa salada de origem árabe

Se você sempre se perguntou o que é tabule, saiba que esse é um prato originário do Líbano, feito à base de triguilho, o famoso trigo para quibe. Com sabor...

> Leia mais
4 séries sobre alimentação saudável que valem a pena conhecer

4 séries sobre alimentação saudável que valem a pena conhecer 4 séries sobre alimentação saudável que valem a pena conhecer

Você também faz parte do time que ama assistir a filmes, séries e documentários sobre culinária? Consumir esse tipo de conteúdo é ótimo para aprender mais...

> Leia mais
Pepino é fruta ou legume? Saiba tudo sobre esse alimento nutritivo

Pepino é fruta ou legume? Saiba tudo sobre esse alimento nutritivo Pepino é fruta ou legume? Saiba tudo sobre esse alimento nutritivo

É muito provável que você já tenha visto o pepino daquela forma clássica, com duas rodelas sob os olhos de alguém para uma limpeza de pele caseira. Mas os...

> Leia mais
Nuggets vegano existe! Como fazer essa versão sem ingredientes de origem animal

Nuggets vegano existe! Como fazer essa versão sem ingredientes de origem animal Nuggets vegano existe! Como fazer essa versão sem ingredientes de origem animal

Você sabia que é possível preparar uma receita de nuggets vegano feita à base de grão-de-bico, legumes e diferentes temperos? Em vez de apostar na versão...

> Leia mais
5 vegetais amargos que você precisa experimentar

5 vegetais amargos que você precisa experimentar 5 vegetais amargos que você precisa experimentar

Alimentos amargos costumam ser apreciados por quem tem o paladar bem seletivo e diferenciado. Apesar de muita gente torcer o nariz, entretanto, muitos...

> Leia mais
Suco de batata-doce ajuda o refluxo! Aprenda a prepará-lo e os seus benefícios

Suco de batata-doce ajuda o refluxo! Aprenda a prepará-lo e os seus benefícios Suco de batata-doce ajuda o refluxo! Aprenda a prepará-lo e os seus benefícios

Você já experimentou alguma receita de suco de batata-doce? Rica em fibras, potássio, cálcio e carboidratos, essa bebida funciona como excelente fonte de...

> Leia mais
O que fazer quando come demais e passa mal? Veja dicas para se sentir melhor

O que fazer quando come demais e passa mal? Veja dicas para se sentir melhor O que fazer quando come demais e passa mal? Veja dicas para se sentir melhor

Exagerar demais na comida ou se alimentar de forma rápida pode desencadear problemas no aparato gastrointestinal, como azia, náusea, dor e dilatação...

> Leia mais
7 frutas com T cheias de benefícios ótimas para variar no cardápio diário

7 frutas com T cheias de benefícios ótimas para variar no cardápio diário 7 frutas com T cheias de benefícios ótimas para variar no cardápio diário

Tangerina, toranja, tâmara, tarumã... Você já parou para pensar em quantas frutas com T existem e podem ser incluídas no cardápio? Para ter uma alimentação...

> Leia mais