5 receitas com proteína de soja perfeitas para a alimentação de vegetarianos

Uma das melhores receitas com proteína de soja é a de cachorro-quente vegano incrementado com diferentes molhos e toppings
Uma das melhores receitas com proteína de soja é a de cachorro-quente vegano incrementado com diferentes molhos e toppings

Muito usada no preparo de receitas veganas e vegetarianas, a proteína de soja é um ingrediente bem nutritivo (rico em proteínas, fibras, ferro, zinco e cálcio) que rende ótimas combinações - pode ser feita com diferentes temperos e substituir a carne em diversos pratos. Para te incentivar a incluir esse ingrediente na dieta, nós listamos 5 receitas com proteína de soja para preparar em diferentes ocasiões. Confira!

1. Salsicha de soja

Caso o objetivo seja fazer um lanche de fast food vegano para uma reunião entre amigos e familiares, por exemplo, uma boa dica é apostar na salsicha de soja. Essa receita é perfeita para quem ama cachorro-quente e quer preparar um lanche mais prático.

Ingredientes

- 2 xícaras de proteína de soja texturizada

- 4 xícaras de água e sumo de ½ limão para hidratar a soja

- 1 cebola picada

- 4 dentes de alho amassados

- Sal e salsinha a gosto

- 2 colheres de sopa de azeite

- 1 xícara de farinha de trigo peneirada

- 6 colheres de sopa de farinha de mandioca

- 2 colheres de chá de colorau

- 1 pote de molho de tomate orgânico Taeq (330 g)

- 1 tomate cortado em cubos

- 1 cebola cortada em tiras (molho)

- ½ pimentão verde cortado em fatias

Para começar, coloque a proteína de soja em um recipiente, acrescente a água e o sumo de limão, misture levemente e deixe de molho por 30 minutos. Depois, escorra a água, esprema bem a soja com as mãos e reserve. Em uma panela, refogue a cebola, o alho e salsinha com um pouco de sal.

Depois, transfira esse refogado para uma bacia grande, acrescente a proteína de soja hidratada, a farinha de mandioca e de trigo peneirada, o colorau e misture bem. Transfira tudo para um processador, acrescente 2 colheres de azeite e continue batendo até ficar uma massa firme. Caso a mistura ainda não esteja tão firme, acrescente um pouco mais de azeite e bata novamente (o ideal é que massa fique em um consistência boa para modelar as salsichas). Em seguida, modele as salsichas com a mão, enrole-as em plástico filme e deixe no congelador por pelo menos 2 horas.

Para preparar o cachorro quente, coloque a salsicha para cozinhar na água quente por 5 minutos. Em uma panela, coloque um pouco de azeite, a cebola cortada em tiras, o tomate e o pimentão picados com um pouco de sal e refogue por uns minutos. Depois, acrescente o molho de tomate, o sal a gosto e deixe ferver. Para finalizar, acrescente as salsichas, mexa um pouco e apague o fogo. Sirva o cachorro-quente em pães com os toppings que desejar.

2. Quibe de soja recheado

O quibe de soja, assim como o cachorro-quente feito com salsicha de soja, é uma alternativa relativamente simples de fazer. Aqui, a nossa dica é caprichar mais nos temperos (como hortelã, pimenta e cheiro-verde) e apostar numa versão de forno recheada com requeijão. Esse é um ótimo prato para servir no almoço!

Ingredientes

- 1 ½ xícara de triguilho (trigo para quibe)

- 1 xícara de proteína de soja texturizada

- ½ xícara de farinha de rosca

- 2 xícaras de água e sumo de ½ limão para hidratar a soja

- 3 colheres de sopa de hortelã picada

- 3 colheres de sopa de cheiro-verde picado

- 1 colher de sopa de pimenta síria

- 1 cebola picada

- 3 dentes de alho amassados

- Azeite

- 1 requeijão light Taeq

- Muçarela ralada e tomates-cereja a gosto para o recheio

Primeiro, você deve hidratar tanto o triguilho quanto a proteína de soja. Comece lavando o triguilho, escorra a água e repita o processo mais 3 vezes. Depois, deixe de molho por 30 minutos. Para hidratar a proteína de soja, deixe-a de molho na água com o sumo de limão também por 30 minutos.

Passado o tempo, esprema bem os dois ingredientes (triguilho e soja) com as mãos e transfira-os para um bowl grande. Adicione a cebola, o alho, a hortelã, o cheiro-verde, a pimenta, um pouco de azeite e misture bem com as mãos. Por fim, adicione a farinha de rosca e vá mexendo até atingir uma consistência mais firme (adicione um pouco mais de farinha se julgar necessário.

Para montar o quibe, pegue um refratário quadrado e forre o fundo com metade da massa. Adicione o requeijão, a muçarela e os tomates cortados a gosto, feche com mais uma camada de quibe e leve para assar no forno preaquecido a 180°C por 20 minutos. Prontinho!

3. Estrogonofe de soja

Que tal preparar um estrogonofe de soja vegetariano para servir no almoço ou janta? Esse prato é bem nutritivo (rico em proteínas e fibras) e fica uma delícia servido com arroz branco e batata palha.

Ingredientes

- 2 xícaras de proteína de soja grossa

- 4 xícaras de água e sumo de ½ limão para hidratar a soja

- ½ vidro de champignon picado

- 3 dentes de alho amassados

- 1 cebola média picada

- Azeite para refogar

- 1 pote de molho de tomate orgânico Taeq (330)

- 3 colheres de sopa de ketchup

- 1 colher de sopa de mostarda

- 1 colher de sopa de molho inglês

- 1 caixinha de creme de leite

- Salsinha picada a gosto

Para começar, coloque a proteína de soja em um recipiente com a água, o sumo de limão e espere 30 minutos para hidratar. Depois, escorra a água, esprema bem a soja com as mãos e reserve. Em uma panela, coloque o azeite, a cebola, o alho, um pouco de sal e refogue. Em seguida, acrescente a proteína de soja e misture até que ela fique dourada.

Depois, acrescente o molho de tomate, o ketchup, a mostarda, o molho inglês e vá mexendo. Adicione o champignon, a salsinha a gosto e mexa mais um pouco. Se julgar necessário, acrescente um pouco de água filtrada para gerar mais caldo. No final, com o molho fervendo, basta adicionar o creme de leite, misturar bem e servir. Fica uma delícia!

4. Berinjela recheada com soja

Você já pensou em fazer uma receita de berinjela recheada com um molho de carne de soja? Esse prato vegetariano é uma alternativa bem nutritiva (rica em fibras, vitaminas, proteínas e minerais importantes) e é ótimo para servir em ocasiões mais especiais.

Ingredientes

- 2 berinjelas grandes

- 1 xícara de proteína de soja granulada

- 2 xícaras de água e sumo de ½ limão para hidratar a soja

- 1 cebola média picada

- 3 dentes de alho amassados

- 2 tomates picados sem semente

- Azeite

- 1 colher de sopa de cheiro-verde

- Sal, pimenta-do-reino moída, folhas de manjericão e orégano picadas a gosto

- Muçarela ralada a gosto

Comece cortando as berinjelas (no sentido do comprimento) e leve-as para cozinhar por 5 minutos na água com sal. Depois, deixe-as esfriar por uns minutos, retire uma parte da polpa e reserve. Enquanto isso, deixe a proteína de soja em uma tigela com a água e o sumo de limão por 30 minutos. Depois escorra toda a água, esprema bem a soja com as mãos e reserve.

Em uma panela, coloque um pouco de azeite, a cebola o alho e refogue. Em seguida, acrescente a proteína da soja, a polpa das berinjelas, os tomates, os temperos (cheiro-verde, sal, pimenta, manjericão e orégano) e continue misturando no fogo até que a soja fique mais dourada.

Coloque as berinjelas em uma assadeira, preencha-as com o recheio de soja, rale a muçarela por cima a gosto e leve para assar no forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos. O resultado fica bem saboroso e nutritivo!

5. Carne de soja moída

Outra dica interessante para preparar um almoço vegetariano bem é apostar na receita de carne de soja moída. Aqui, a ideia é acrescentar uma variedade grande de ingredientes e temperos (como cebola, alho, azeitonas, pimenta e cheiro-verde) para deixar o prato mais saboroso e nutritivo.

Ingredientes

- 2 xícaras de proteína de soja texturizada

- 4 xícaras de água e sumo de ½ limão para hidratar a soja

- 2 tomates grandes picados

- 1 ½ cebola picada

- 4 dentes de alho picados

- Azeite

- Azeitonas picadas a gosto

- Sal, folhas de orégano e cheiro-verde a gosto

- 1 pote de molho de tomate orgânico Taeq (330 g)

Comece colocando a proteína de soja em uma tijela, acrescente a água e o sumo de ½ limão e deixe de molho por 30 minutos. Depois, escorra a água, esprema bem a soja com as mãos e reserve. Em uma panela, coloque um pouco de azeite, a cebola, o alho, um pouco de sal e refogue por uns minutos. Em seguida, acrescente o tomate, os temperos (orégano e cheiro-verde) e mexa mais um pouco. Adicione o molho de tomate, as azeitonas picadas e, se quiser aumentar o caldo, acrescente um pouco de água filtrada. Sirva a carne com arroz e feijão que fica perfeito!

Obs.: Existem outras receitas ótimas (como a de hambúrguer, almôndega ou picadinho) feitas à base de proteína de soja que ficam deliciosas. Vale a pena explorar a criatividade para experimentar pratos diferentes com o ingrediente no dia a dia.

Mais noticias com...
Receitas:
Tomate
Ver Mais

Últimas Matérias

O que é glúten? Faz bem evitar? Nutricionista responde

O que é glúten? Faz bem evitar? Nutricionista responde O que é glúten? Faz bem evitar? Nutricionista responde

Você sabe o que é o glúten? Diferentemente do que é dito comumente, o glúten não é o vilão da alimentação e nem sempre ele precisa ser retirado da rotina...

> Leia mais
Lanche para noite: o que comer antes de dormir

Lanche para noite: o que comer antes de dormir Lanche para noite: o que comer antes de dormir

O lanche da noite é importante para quem costuma acordar com fome de madrugada e acaba perdendo o sono por isso. Também conhecida como ceia da noite, a...

> Leia mais
Pré treino natural com café funciona? Nutricionista responde

Pré treino natural com café funciona? Nutricionista responde Pré treino natural com café funciona? Nutricionista responde

O café está muito presente no dia a dia, mas você já ouviu falar que ele também é indicado como pré treino natural? Investir em alimentos saudáveis antes de...

> Leia mais
Molho de iogurte para salada: prepare em casa com ingredientes naturais

Molho de iogurte para salada: prepare em casa com ingredientes naturais Molho de iogurte para salada: prepare em casa com ingredientes naturais

Comer salada todo dia é um hábito super saudável, mas se o molho que acompanha as folhas não for tão natural quanto elas, o potencial nutricional do prato...

> Leia mais
Granola: benefícios para o organismo que você precisa conhecer

Granola: benefícios para o organismo que você precisa conhecer Granola: benefícios para o organismo que você precisa conhecer

A granola é um alimento orgânico que não pode faltar na cozinha. Isso porque ele é energético e extremamente versátil, podendo fazer parte de diferentes...

> Leia mais
Vegetarianismo infantil: como cuidar da alimentação de uma criança vegetariana

Vegetarianismo infantil: como cuidar da alimentação de uma criança vegetariana Vegetarianismo infantil: como cuidar da alimentação de uma criança vegetariana

O vegetarianismo é uma prática que tem se tornado cada vez mais comum entre o público infantojuvenil. O cardápio exclui qualquer tipo de carne das refeições,...

> Leia mais
Alimentos ricos em proteínas: uma opção para cada dia da semana

Alimentos ricos em proteínas: uma opção para cada dia da semana Alimentos ricos em proteínas: uma opção para cada dia da semana

Os alimentos ricos em proteínas são fundamentais para a manutenção da saúde do organismo. Afinal, os macronutrientes são responsáveis por gerar energia para...

> Leia mais
Chá de alho: para que serve e duas variações poderosas da bebida

Chá de alho: para que serve e duas variações poderosas da bebida Chá de alho: para que serve e duas variações poderosas da bebida

Já ouviu dizer que chá de alho com limão faz bem para a saúde? A bebida é conhecida popularmente como uma opção caseira para melhorar quadros de gripe e...

> Leia mais
Almoço rápido e saudável: filé de frango com shimeji e salada verde

Almoço rápido e saudável: filé de frango com shimeji e salada verde Almoço rápido e saudável: filé de frango com shimeji e salada verde

Na correria do dia a dia, às vezes o tempo fica curto para preparar as refeições, não é mesmo? É justamente nessas situações que é muito importante escolher...

> Leia mais
Como fazer salada verde com brócolis, repolho, espinafre e outros ingredientes

Como fazer salada verde com brócolis, repolho, espinafre e outros ingredientes Como fazer salada verde com brócolis, repolho, espinafre e outros ingredientes

O almoço e o jantar só ficam completos quando tem uma salada verde para acompanhar, não é mesmo? Sendo servida como entrada ou ao lado de massas, panquecas,...

> Leia mais