Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 18/06/2020

5 receitas com chuchu para incorporar o alimento na dieta

Rico em fibras, cálcio, ferro, vitaminas A, C, do complexo B e antioxidantes, o chuchu é um tipo de fruto que pode ser preparado de diversas maneiras – cozido, assado, refogado, com diferentes temperos e especiarias. Assim como grande parte dos vegetais, ele possui uma grande quantidade de água em sua composição e, por isso, também é ótimo para hidratar e purificar o organismo. Para que você se inspire a incluir esse fruto na sua dieta, nós separamos 5 receitas com chuchu que ficam deliciosas. Confira!

1. Chuchu refogado

Preparar chuchu refogado talvez seja a alternativa mais simples para quem quer incluir o vegetal na alimentação. No entanto, o segredo para que fique realmente saboroso é usar cebola, páprica e outros temperos que ajudam a incrementar o prato.

Ingredientes

– 2 chuchus cortados em rodelas bem finas

– 1 cebola pequena picada

– 2 colheres de chá de páprica doce

– Azeite

– Noz moscada a gosto

Para preparar, comece refogando a cebola em uma frigideira com um pouco de azeite. Depois de uns minutos, coloque o chuchu (que deve ser cortado em rodelas bem finas) e acrescente mais um pouco de azeite. Deixe a panela tampada por uns minutos, abra novamente e, então, coloque a páprica doce, um pouco de noz moscada e continue mexendo. Acrescente um pouco de sal, misture novamente e prontinho!

2. Salada de chuchu

Caso o objetivo seja fazer uma dieta detox, uma boa dica é usar o chuchu para o preparo de saladas no dia a dia. Afinal, esse fruto tem alto teor de água e antioxidantes que ajudam a eliminar as toxinas do organismo. A salada de chuchu pode ser feita com outros vegetais – como cenoura ou quiabo – e é bem simples de preparar.

Ingredientes

– 2 chuchus picados

– 2 cenouras picadas

– Azeite

– Cheiro-verde, sal e pimenta-do-reino a gosto

Depois de descascar e cortar os vegetais, coloque-os em uma panela de pressão com água, deixe no fogo e, quando começar a chiar, desligue e escorra os alimentos. Coloque o chuchu e a cenoura em um recipiente, tempere com azeite, cheiro-verde sal e pimenta-do-reino a gosto. Essa é uma alternativa saudável e bem simples para fazer no dia a dia!

3. Suflê de chuchu

Se você gosta de receitas mais elaboradas, o suflê de chuchu é uma boa opção para servir no almoço ou janta. Feito com farinha de aveia (opção mais saudável que a farinha de trigo), ovos e muçarela ralada, esse prato é bem nutritivo e fica saboroso.

Ingredientes

– 400 g de chuchu picado em cubos

– 1 cebola pequena picada

– 3 dentes de alho amassados

– Azeite

– 2 ovos

– 2 colheres de sopa de farinha de aveia

– 120 g de muçarela ralada

– 1 xícara de chá de leite

– 1 colher de sopa de manteiga

– Sal e pimenta-do-reino a gosto

Em uma frigideira, coloque o azeite, o alho, a cebola e refogue. Em seguida, acrescente o chuchu picado, adicione um pouco de água para facilitar no cozimento e deixe cozinhar até que o chuchu fique macio. Depois, coloque tudo em um liquidificador, acrescente 2 gemas, a farinha de aveia, o leite, a manteiga, o sal e a pimenta-do-reino a gosto. Bata bem e, então, transfira o conteúdo para um recipiente. Para finalizar, adicione as 2 claras batidas em neve, o queijo ralado e misture bem. Coloque o suflê para assar no forno a 180°C por 30 minutos e prontinho!

4. Sopa de chuchu e cenoura

Que tal preparar uma sopa quentinha para tomar nas noites mais frias? A combinação de chuchu e cenoura, por exemplo, é bem leve, nutritiva (rica em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes) e também é supersimples de preparar.

Ingredientes

– 1 chuchu grande picado

– 1 cenoura grande picada

– 1 cebola média picada

– 4 dentes de alho amassado

– Azeite

– Cheiro-verde e sal a gosto

Em uma panela, refogue a cebola e o alho com um pouco de azeite. Em seguida, acrescente o chuchu e a cenoura cortados, coloque 1 litro de água e, então, deixe ferver. Acrescente sal e cheiro-verde a gosto e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos. No final, a sopa fica bem saborosa e nutritiva!

5. Refogado de chuchu com ovo

Você sabia que a combinação de chuchu com ovo é bem saudável, nutritiva e fica deliciosa? Apesar de parecer um pouco inusitada, essa receita de refogado faz bastante sucesso e é bem simples de preparar.

Ingredientes

– 2 chuchus descascados e cortados em rodelas finas

– 2 ovos

– 1 cebola pequena picada

– 3 dentes de alho amassados

– Azeite

– 2 colheres de chá de páprica doce

– Sal e pimenta-do-reino a gosto

Para preparar, comece refogando a cebola e o alho com um pouco de azeite em uma frigideira grande. Depois, acrescente o chuchu cortado, coloque mais azeite, um pouco de água e deixe refogar por alguns minutos. Adicione a páprica, o sal e mexa mais um pouco. Quando o chuchu já estiver mais macio, acrescente os dois ovos, coloque um pouco de pimenta-do-reino e, então, misture para que os ovos fiquem mexidos. Quando estiver pronto, basta servir como acompanhamento. Que tal?

Produtos relacionados