5 problemas causados pelo excesso de açúcar no organismo

Açúcar em excesso pode causar problemas cardiovasculares, diabetes e comprometer o funcionamento dos rins e do cérebro
Açúcar em excesso pode causar problemas cardiovasculares, diabetes e comprometer o funcionamento dos rins e do cérebro
Caroline Codonho

Consultor:

Caroline Codonho

Formada no Centro Universitário São Camilo, tem 3 pós-graduações: Saúde da Família e Comunidade (IEP Albert Einstein), Fisiologia e Metabolismo Aplicados a Nutrição e Atividade Física (ICB-USP) e Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia (VP/ UNICSUL).

Comer açúcar de forma exagerada pode ser muito maléfico ao organismo, sabia? Não é à toa que muitos problemas de saúde são causados, principalmente, pelo excesso de glicose no sangue. De acordo com a nutricionista Caroline Codonho, "o açúcar refinado branco possui componentes branqueadores, nenhuma fibra e mais de 99% de carboidratos simples em sua composição". Isto é, o alimento não tem um bom valor nutricional e é bastante calórico!

Afinal, quais são os principais problemas causados pelo excesso de açúcar?

De acordo com a nutricionista, são muitos os problemas causados pelo consumo exagerado de açúcar. Por isso, é muito importante ter equilíbrio na rotina de alimentação. "O excesso de açúcar em uma dieta pode levar à diabetes, mas antes disso, a problemas circulatórios, oculares, deficiência de cicatrização, perda de sensibilidade nas extremidades e lesões em órgãos, como rins e cérebro, olhos (retina). Dependendo, também pode ocorrer a retinopatia diabética que, em alguns casos, ocasiona a cegueira", explica Caroline. Para te convencer a cortar (ou ao menos diminuir) o consumo desse alimento, nós explicamos melhor alguns desses problemas causados pelo excesso de açúcar. Confira!

1. Diabetes pode ser causada por fatores alimentares e histórico familiar

Vale destacar que são muitos fatores que levam à diabetes, tais como o sedentarismo, a má alimentação e até mesmo o histórico familiar. No entanto, o consumo exagerado de açúcar pode sim ser um dos motivos para o surgimento da doença. Por isso, tente comer doces mais naturais (feitos com frutas e com pouco açúcar, por exemplo), tenha uma dieta saudável, regrada e pratique alguma atividade física.

2. Excesso de açúcar pode causar problemas circulatórios

Como a nutricionista Caroline Codonho afirmou, os problemas circulatórios são uns dos primeiros sintomas que aparecem com o consumo exagerado de açúcar. O excesso de glicose no sangue pode causar a obstrução de vasos e, dessa forma, originar problemas cardiovasculares. Portanto, lembre sempre de maneirar no consumo de doces!

3. Já ouviu falar na retinopatia diabética?

A retinopatia diabética, para quem não conhece, é uma complicação que afeta os vasos da retina (na região dos olhos), podendo provocar a perda de visão. Ela acontece justamente por conta do consumo excessivo de açúcar e, muitas vezes, os sintomas podem ser irreversíveis!

4. Excesso de glicose pode atrapalhar o processo de cicatrização

O processo de cicatrização do nosso corpo está diretamente ligado à nossa alimentação, sabia? Por isso, uma dieta saudável (com os alimentos certos) garante a rápida recuperação de feridas e machucados.

Caso haja um consumo excessivo de açúcar, por outro lado, é possível que o processo de cicatrização do organismo pare de funcionar bem. Isso acontece porque o excesso de glicose atrapalha a irrigação sanguínea e também afeta o sistema imunológico. Por isso, a cicatrização acaba sendo mais lenta que o normal. Complicado, né?

5. Rins e cérebro podem ser afetados pelo consumo exagerado de açúcar

Muita gente não sabe, mas o excesso de açúcar também pode afetar a saúde de órgãos muito importantes, como os rins e o cérebro. Com a glicose alta, os rins ficam sobrecarregados para filtrar o sangue - o que pode ocasionar alguns problemas a longo prazo. O cérebro também pode ser afetado, pois o excesso de açúcar tende a prejudicar as funções cognitivas.

Agora que você sabe mais sobre os malefícios do excesso de açúcar, a nossa dica é tentar maneirar em seu consumo! Dê preferência aos adoçantes naturais (como o mel e xilitol) ou até mesmo aos açúcares mascavo e demerara, que são opções mais saudáveis.

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