5 nutrientes que não podem faltar na dieta de quem pratica exercícios

Quem pratica exercício físico precisa de uma dieta equilibrada, com vitaminas (C, D e B2), carboidratos e potássio
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Quando praticamos exercícios físicos com frequência, é natural que o nosso corpo precise de mais nutrientes para gastar energia e se manter saudável. Por isso, manter um cardápio completo e equilibrado é muito importante. E nesse universo de alimentos saudáveis, existem alguns nutrientes específicos que não podem faltar de jeito nenhum no cardápio de quem se exercita! Isso porque eles nos mantêm mais dispostos, saudáveis e também fortalecem nossos músculos e ossos. Para te ajudar, a gente listou alguns deles aqui embaixo. Dá uma conferida!

Carboidratos melhoram o rendimento durante o treino

Os carboidratos são as melhores fontes de energia para quem pratica exercício físico. Isso porque eles concedem força aos músculos, aumentando o rendimento durante o treino. O mais indicado é fazer uma alimentação pré-treino com alguns alimentos que possuem esse nutriente: cereais integrais (como granolas e aveias) ou até mesmo arroz integral com batata e mandioquinha. O importante mesmo é não ficar de barriga vazia! Quando deixamos de ingerir carboidrato na dieta, é possível que os músculos fiquem enfraquecidos e o corpo mais cansado. Portanto, nada de abrir mão desse nutriente!

Vitamina C fortalece o sistema imunológico

Quando ficamos gripados ou resfriados, sempre tem alguém para sugerir um "suquinho de laranja" ou demais alimentos com vitamina C. E isso realmente faz todo sentido, pois esse nutriente fortalece o sistema imunológico e deixa o organismo mais bem disposto. O mesmo serve para quando temos uma rotina de atividades físicas: é importante munir o nosso corpo com a vitamina C, que garante mais ânimo e também atua como antioxidante. Além disso, esse nutriente também ajuda a aumentar a absorção do ferro, evitando a anemia e o enfraquecimento do corpo. Você pode encontrar essa vitamina em frutas como a laranja, limão, morango, kiwi e goji berry.

Potássio evita cãibras e fortalece os músculos

Sabia que a banana é um dos melhores alimentos para quem pratica exercício? Isso porque ela é rica em potássio, auxiliando no ganho de massa muscular. Mas o grande benefício desse mineral é a sua capacidade de evitar cãibras - contrações musculares involuntárias que acontecem muito entre atletas. Mas além da banana, existem outros alimentos ricos em potássio que você também pode adicionar à dieta: ovo, beterraba, abacate e até mesmo leguminosas, como o feijão e a lentilha.

Vitamina B2 ajuda a dar energia

A vitamina B2 é um dos nutrientes mais importantes para quem pratica exercício físico. Isso porque ela transforma proteínas, carboidratos e outros nutrientes em energia. Ou seja, você vai se sentir muito mais disposto na hora de praticar a atividade. Você vai encontrar esse nutriente em cereais integrais (arroz, trigo, granola, aveia etc.) e em alimentos como carne, ovo, leite e derivados. Portanto, o segredo é fazer uma dieta bem equilibrada com um pouco de tudo isso.

Vitamina D é importante para a calcificação dos ossos

A vitamina D é adquirida, principalmente, por meio da exposição solar - o que também garante um bem-estar incrível. Esse nutriente é um dos responsáveis por evitar a fadiga e o enfraquecimento do corpo. Isso porque ele atua diretamente na calcificação dos ossos e fortalecimento dos músculos. Além disso, a vitamina D também ajuda a prevenir certas doenças (como obesidade e hipertensão) e também fortalece o sistema imunológico. Por isso, além de pegar alguns minutos de sol todos os dias, você também pode ingerir alimentos que sejam fonte dessa vitamina, como peixes (salmão, atum, sardinha etc.) e fígado.

Receitas:
Arroz
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