5 motivos para não pular a sobremesa

Ter o hábito de comer uma sobremesa saudável no dia a dia é ótimo para criar momentos felizes em família
Ter o hábito de comer uma sobremesa saudável no dia a dia é ótimo para criar momentos felizes em família

Comer um docinho depois do almoço é tudo de bom, né? Melhor ainda é comer uma sobremesa saudável - como as versões feitas com frutas, cacau e adoçantes naturais (como mel e melado), que são até mesmo nutritivas. Para te convencer de que comer certos doces pode ser um hábito saudável, nós listamos 5 motivos para não pular a sobremesa no dia a dia. É só continuar lendo!

1. Existem opções de sobremesas saudáveis para o dia a dia

Para começar, é importante destacar que existem sim opções de sobremesas saudáveis para incluir no cardápio. O sorvete Taeq feito em parceria com a Lowko, por exemplo, é uma sobremesa gelada perfeita para os dias mais quentes. Ele pode ser encontrado em diferentes sabores - de chocolate, flocos, milho verde ou cheesecake de morango - e tem o diferencial de não conter adição de açúcares. Ou seja, é uma alternativa menos calórica para matar a vontade de comer doce.

Você pode incrementar o sorvete com frutas picadas e até com castanhas granuladas para dar um toque crocante e deixar o doce ainda mais saboroso. A melhor parte é que essa sobremesa fit faz bastante sucesso entre as crianças e não dá nenhum trabalho de preparar.

2. A hora da sobremesa permite um momento especial em família

Um bom motivo para comer sobremesa no dia a dia é justamente criar um momento de descontração em família. Para quem tem criança em casa, ainda por cima, dá para dizer que a sobremesa é praticamente obrigatória! A nossa sugestão é já servir o doce logo após a refeição, com todos sentados à mesa, para prolongar esse momento de reunião familiar.

3. Frutas podem render ótimas sobremesas geladas

Você já tentou fazer uma sobremesa com morango picado, suspiro e iogurte natural? Essa mistura fica bem docinha, é pouco calórica e ajuda a matar a vontade de comer doce. Ela pode ficar conservada na geladeira e até ser incrementada com castanhas.

As frutas, de uma forma geral, rendem sobremesas geladas bem saborosas e nutritivas, sendo uma alternativa mais saudável para evitar o consumo de chocolates industrializados, biscoitos recheados e outras guloseimas que contêm geralmente muitos açúcares e gorduras.

Para variar no cardápio de doces, você pode fazer saladas de frutas bem coloridas (com manga, mamão, abacaxi, laranja, uva, morango, maçã, banana etc.) e até apostar em mousses e brigadeiros fit. A sobremesa de chocolate feita com leite, iogurte natural, cacau em pó, essência de baunilha e gelatina sem sabor, por exemplo, fica numa consistência de mousse bem interessante. Vale a pena experimentar diferentes misturas para compor sobremesas saudáveis no dia a dia!

4. É importante ter uma alimentação prazerosa

Não adianta seguir um cardápio restrito todos os dias, sabia? Uma alimentação saudável também precisa ser prazerosa e, para isso, a sobremesa é considerada indispensável! Ter hábitos alimentares equilibrados, inclusive, é fundamental para ter uma rotina mais feliz e sem estresse. O cacau, por exemplo, presente em vários doces saudáveis, contém um alto teor de triptofano - aminoácido precursor da serotonina (hormônio da felicidade). Por isso, é importante que você não se prive de comer sobremesa e busque sempre um equilíbrio, ok?

5. Montar um cardápio variado, incluindo doces, pode trazer vários benefícios

Para que o organismo funcione bem, é necessário cumprir certinho todas as refeições diárias, inclusive a sobremesa. Afinal, em uma alimentação balanceada, existe espaço para todo tipo de alimento - frutas e doces saudáveis, por exemplo, são fontes de vitaminas, minerais, antioxidantes e ajudam a melhorar o humor no dia a dia. O ideal é apenas evitar açúcar refinado e excesso de doces ultraprocessados, que costumam conter um alto teor de gorduras trans. A ideia é justamente montar um cardápio variado - sem abrir mão dos doces - para que o organismo se mantenha saudável e em equilíbrio. Não tem erro!

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