5 frutas para o pré-treino perfeitas para quem se exercita com frequência

Para ter uma boa alimentação pré-treino, prepare uma vitamina de banana, que é energética, nutritiva e fonte de potássio (mineral importante para os músculos)
Para ter uma boa alimentação pré-treino, prepare uma vitamina de banana, que é energética, nutritiva e fonte de potássio (mineral importante para os músculos)
Roni Cardoso

Consultor:

Roni Cardoso

Formado em Nutrição pela Unigranrio, é pós-graduando em Nutrição e Fisiologia Aplicados ao Exercício no Instituto BBSFS

Manter uma rotina de exercício físico é fundamental para o seu bem-estar. Mas, para fazer isso de forma saudável, você deve montar uma dieta equilibrada, com todos os nutrientes que concedam energia para a atividade.

Para te ajudar nesse assunto, nós conversamos com o nutricionista Roni Cardoso, especializado em nutrição esportiva. Ele listou 5 frutas saborosas, nutritivas e indicadas para a alimentação pré-treino. Confira!

1. Banana concede energia para o treino

Fonte importante de potássio, a banana é importante para o funcionamento dos músculos e ajuda a prevenir cãibras. Por isso, uma boa dica é incluí-la na alimentação pré-treino. De acordo com o nutricionista Roni, a banana é uma das mais indicadas nesse caso.

"Frutas são excelentes opções de pré-treino! Dentre elas, a banana é uma das principais, pois contém um valor energético maior comparado às outras frutas, gerando assim mais energia para o exercício", explica Roni.

2. Abacate auxilia na perda de gordura abdominal e concede energia

Você já experimentou vitamina de abacate? Além de saborosa, ela é bem nutritiva e ajuda a dar energia para a prática de exercício. De acordo com o nutricionista, o abacate é semelhante à banana nesse quesito.

"Assim como a banana, o abacate tem um alto valor energético e pode fazer parte da dieta de quem se exercita", afirma Roni. Vale lembrar que essa fruta fornece potássio (importante para os músculos), gorduras do bem (como ômega 6 e 9) e antioxidantes. A glutationa, por exemplo, é uma substância antioxidante que contribui para a perda de gordura abdominal. Interessante, né?

3. Uva gera energia de forma rápida, é pouco calórica e rica em antioxidantes

Para ter uma alimentação pré-treino equilibrada, outra dica interessante é investir na uva. Essa fruta é pouco calórica, rica em antioxidantes e não sobrecarrega o estômago antes do treino. Vale destacar que, por ter alto teor de água, ela a ajuda a hidratar e a desintoxicar o organismo.

"A uva possui o benefício de gerar energia de forma rápida, por ter um índice glicêmico elevado. Mas o seu consumo deve depender da estratégia do exercício e do tempo e intensidade do treino", explica Roni.

4. Melancia garante uma boa circulação sanguínea durante o treino e mantém o corpo hidratado

Para começar o exercício bem hidratado, uma boa dica é recorrer ao suco de melancia. Essa fruta é composta por 90% de água (sendo ótima para hidratar e limpar o organismo), é fonte de vitaminas do complexo B, A, C e minerais como potássio, cálcio, ferro e magnésio.

"Além de fornecer energia, a melancia possui um composto chamado citrulina, que age como vasodilatador, melhorando a circulação sanguínea durante o treino, bem como a distribuição de nutrientes ao músculo durante e após o exercício", explica o nutricionista.

5. Laranja concede energia, ajuda a hidratar e é fonte de antioxidantes

Frutas cítricas, como a laranja, também são ótimas para a alimentação pré-treino, sabia? A laranja é rica em vitamina A, C e antioxidantes que ajudam a preservar a força muscular. Essa fruta também é ótima para manter o corpo hidratado, além de gerar energia de forma rápida (como a uva).

Como consumir as frutas antes do treino?

Existem várias formas de consumir frutas no dia a dia. Mas, de acordo com o nutricionista Roni, é necessário levar em conta o horário do treino para fazer uma alimentação adequada (e com certa antecedência).

"O ideal é consumir a fruta junto com outra fonte de carboidratos e fibras, como aveia, granola e chia. A forma de preparar deve depender do horário da ingestão em relação ao horário do treino. Caso a refeição seja feita 30 minutos ou até uma hora antes do treino, por exemplo, o ideal é consumir as frutas em forma de shake ou solução pastosa. Caso a refeição seja feita com antecedência (mais de uma hora antes do treino, por exemplo), pode consumir as frutas in natura", finaliza Roni.

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