Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 formas de aproveitar os benefícios da couve na sua alimentação
Guia Culinário 04/01/2019

5 formas de aproveitar os benefícios da couve na sua alimentação

Não é à toa que a couve é um dos alimentos mais lembrados no cardápio de quem segue uma alimentação saudável. Rica em antioxidantes, ela combate a ação dos radicais livres e é aliada contra o câncer; é fonte de vitamina K; tem função anti-inflamatória; desintoxica o corpo por ter enxofre; e ainda ajuda a reduzir o colesterol devido ao seu alto teor de fibras.

Pensando nisso, para te ajudar a inseri-la na sua alimentação do dia a dia, preparamos uma lista especial com 5 formas de consumo desse vegetal de folha verde-escura. Confira!

1. Couve cozida

Uma das maneiras mais comuns e práticas de comer couve é na forma cozida. Dessa forma, você pode comê-la pura ou como um ingrediente a mais em alguma refeição – como arroz com feijão ou misturada na farofa, por exemplo. Fica uma delícia!

2. Sopas com couve

Você também pode aproveitar a couve para preparar uma deliciosa sopa – ótima opção para os dias de frio. Para isso, é só cortá-la em tirinhas e acrescentar no prato junto com os ingredientes de sua preferência. Um mix de legumes, por exemplo, é uma ótima opção!

3. Sucos detox

Por causa da sua ação detox, a couve também pode ser usada para fazer sucos. Nesse caso, ela pode ser a grande estrela da receita ou estar misturada com outros ingredientes – como limão, por exemplo, que é sua combinação mais comum. Além de ajudar a remover as toxinas do organismo, a bebida é aliada de quem deseja desinchar o copo e emagrecer.

4. Saladas quentes ou frias

Não é apenas nos dias frios que a couve pode aparecer junto com sopas: ela também pode ser aproveitada para fazer uma saladinha, perfeita para os dias mais quentes e que pedem uma comida mais leve. Não tem mistério no preparo: basta cortar a verdura do jeito de sua preferência e acrescentar à mistura de outros ingredientes. Pode ser servida quente ou fria – embora no calor a segunda opção acabe sendo a ideal.

5. Couve recheada

Quer sair do básico e inovar na cozinha? Então, a dica é apostar na couve recheada! Você pode usar legumes, carne ou qualquer outro ingrediente de sua preferência e colocar dentro da verdura. Depois, é só preparar uma espécie de enroladinho com ela e pronto! Essa opção é ótima para surpreender os convidados durante um almoço em sua casa ou para inovar nos aperitivos de festas.