Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 doces de pitaya para aproveitar os benefícios da fruta do dragão
Guia Culinário 30/04/2020

5 doces de pitaya para aproveitar os benefícios da fruta do dragão

Rústica, colorida e com uma casca cheia de camadas e espinhos (parecida com uma escama), a pitaya (ou pitaia) é a famosa “fruta do dragão”. A sua aparência exótica, no entanto, não engana mais os que já provaram da fruta. Quem experimentou sabe que ela tem a polpa adocicada e pode render boas receitas saudáveis. Afinal, além do sabor, a pitaya é rica em fibras, antioxidantes, minerais fundamentais como o ferro e muita vitamina C e E. Por isso, nós preparamos uma lista com 5 doces de pitaya para você preparar em casa e se surpreender com o seu sabor. Confira!

1. Pudim de pitaya

Já pensou em preparar um pudim de pitaya? A princípio, essa ideia pode parecer estranha, mas acredite, ele é bem simples de fazer e fica delicioso!

Ingredientes:

– 1 pitaya

– 1 envelope de gelatina incolor e sem sabor

– 1/2 xícara (chá) de água

– 1 vidro de leite de coco

– 1/3 xícara (chá) de semente de chia

– 2 colheres (sopa) de açúcar demerara

Para fazer a receita, misture o leite de coco e o açúcar em uma panela a fogo baixo até ferver. Depois, dissolva a gelatina na água e retire a polpa da pitaya amassando bem com um garfo. Acrescente a gelatina dissolvida e a polpa da fruta na panela e misture bem deixando ferver por 2 minutos. Por fim, adicione a chia e coloque o pudim de pitaya em uma taça para esfriar na geladeira até chegar na consistência necessária.

Dica: Você também pode fazer o pudim com 1/2 pitaya branca e 1/2 pitaya rosa para deixá-lo colorido! Ou colocar algumas frutinhas vermelhas por cima (como morango, amora e framboesa) na hora de servir.

2. Sorvete de pitaya

O sorvete de pitaya é a receita perfeita para matar o calor dos dias mais quentes. Você só precisa da polpa da fruta congelada e de alguns ingredientes a mais para dar consistência.

Ingredientes:

– 2 xícaras de polpa de pitaya (preferencialmente rosa)

– 1 caixa de creme de leite

– 1 colher (sopa) de açúcar demerara

– 2 claras de ovo

– 1 colher (sopa) de suco de limão

Para preparar, bata a polpa da fruta (já congelada) com o creme de leite em um liquidificador até obter uma mistura homogênea. Depois, bata as claras de ovo (até formar clara em neve), acrescente o açúcar e o suco de limão e bata mais uma pouco. Coloque a mistura de pitaya e creme de leite em uma vasilha de sorvete, adicione a clara em neve aos poucos (misturando delicadamente com uma colher) e deixe no freezer por pelo menos 3 horas.

3. Cheesecake de pitaya

Existe receita mais exótica (e parecida com a fruta) do que um delicioso cheesecake de pitaya? Essa pode ser um pouco mais complicadinha de fazer, mas vale a pena experimentar!

Ingredientes:

– 400 ml de polpa de pitaya (350 ml para o recheio e 50 ml para a cobertura)

– 2 pacotes de cream cheese (600 g)

– 1/3 xícara de açúcar demerara

– 2 envelopes de gelatina incolor e sem sabor

– 2 copos de água (para hidratar a gelatina)

– 50 g de granola

– 100 g de biscoito doce integral

– 2 colheres (sopa) de manteiga (70 g)

Comece a receita preparando a massa do cheesecake: coloque a granola, o biscoito e a manteiga em um triturador até perceber que todos os ingredientes se incorporaram. Em seguida, despeje a mistura em uma forma de fundo removível (apertando bem) e leve à geladeira.

Depois, faça o recheio: bata a polpa de pitaya no liquidificador com um pouco de água (conseguindo mais ou menos 400 ml) e, em seguida, misture o cream cheese e o açúcar em uma panela a fogo médio. Acrescente praticamente toda a polpa na panela e, posteriormente, um dos sachês de gelatina já hidratados. Desligue o fogo e despeje o recheio sobre a massa e leve à geladeira novamente por mais ou menos 30 minutos.

Prepare um creme de pitaya para fazer a última camada do cheesecake (cobertura): hidrate o outro sachê de gelatina e junte com o restante da polpa triturada (50 ml) em uma panela a fogo baixo. Se desejar, acrescente também um pouco de açúcar demerara à mistura. Deixe esfriar até temperatura ambiente, despeje o creme sobre o recheio da cheesecake e leve a geladeira por 3 horas.

4. Gelatina de pitaya

A gelatina de pitaya é uma das receitas doces mais fáceis para se fazer com a fruta do dragão! Ela leva apenas 3 ingredientes e ainda contribui com uma boa dose de colágeno, substância que combate o envelhecimento precoce da pele.

Ingredientes:

– 1 pitaya

– 1 envelope de gelatina incolor e sem sabor

– 1 copo de água fria

– 1 copo de água fervente

Olha só como é fácil de fazer: primeiro, retire a polpa da pitaya e bata no liquidificador com água fria. Depois, dissolva a gelatina com água fervente em um recipiente de vidro, acrescente a pitaya, misture delicadamente e leve à geladeira até endurecer.

5. Creme de pitaya com maracujá

Delicioso e simples de preparar, o creme de pitaya com maracujá também leva pouquíssimos ingredientes e é uma ótima pedida no calor se for servido bem geladinho.

Ingredientes:

– 1 pitaya (preferencialmente rosa)

– 1/2 maracujá

– 1/2 copo de água

– 1 xícara de castanha-do-pará

– 1 xícara (chá) de mel

Primeiro, lave e descasque a casca da pitaya para depois cortá-la em pequenos pedaços. Prepare o suco de meio maracujá com a água (coando as sementes) e coloque no liquidificador. Acrescente os pedaços de pitaya, a castanha-do-pará e o mel. Triture tudo até formar uma massa homogênea e, por fim, disponha o creme em um recipiente para levar à geladeira.