5 dicas que toda nutricionista quer que você saiba

Uma dica que toda nutricionista indica é incorporar frutas, legumes e verduras à alimentação do dia a dia
Uma dica que toda nutricionista indica é incorporar frutas, legumes e verduras à alimentação do dia a dia
Bianca Sermarini

Consultor:

Bianca Sermarini

Nutricionista mestre em Nutrição Humana pela UFRJ, atualmente trabalha com Nutrição Clínica e Ortomolecular

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Manter um estilo de vida saudável demanda alguns cuidados. Afinal, não se trata apenas de prestar atenção na alimentação, mas também de zelar pelo corpo, fazer planejamentos e se organizar para comer melhor no dia a dia. Para que você aprenda as dicas básicas sobre cuidados com o corpo, nós conversamos com a nutricionista Bianca Sermarini. Ela nos contou o que toda nutricionista gostaria que seus pacientes soubessem. Confira!

1. Não deixe de comer frutas, legumes e verduras

Uma das principais dicas é não abrir mão de alimentos naturais - em especial, frutas, legumes e verduras, que fornecem minerais, vitaminas e nutrientes importantes para a saúde do corpo. "Os alimentos que não podem faltar na alimentação diária são frutas, legumes e verduras. Especialmente os ricos em vitamina C, como laranja, tangerina ou mexerica, que são de suma importância, pois são ricos em antioxidantes", conta Bianca.

2. Evite alguns alimentos, como os feitos com farinha refinada

Além de consumir alimentos saudáveis e nutritivos, é importante cortar alguns que podem ser prejudiciais à saúde. De acordo com a nutricionista Bianca Sermarini, grãos refinados podem ser grandes vilões da alimentação saudável. "Alimentos refinados que contém farinha branca, como os pães, bolos e biscoitos devem ser evitados ou consumidos com moderação, pois além de não conterem fibras em sua composição são acompanhados de gordura vegetal hidrogenada, como biscoitos recheados, por exemplo", acrescenta a profissional.

3. Organize-se para manter uma rotina saudável

Para que tudo funcione bem é muito importante ter organização e disciplina, planejando calmamente a rotina de alimentação. De acordo com a nutricionista, a prática de uma atividade física e o planejamento das refeições semanais são muito importantes para quem quer ter uma vida saudável.

"Para manter um estilo de vida saudável é necessário ter uma rotina de exercícios físicos com regularidade, se programar para a compra de alimentos e escolher o local que vai comer. Assim, é mais difícil cair na tentação de pedir comida por aplicativos de restaurantes não saudáveis. O ideal é se planejar para, em um momento da semana, preparar algumas comidas-chave - como, por exemplo, legumes cozidos no vapor, ovos cozidos, arroz que possa variar com massas e proteínas no geral", explica Bianca.

4. Substitua alguns alimentos por outros mais saudáveis

Você sabia que dá para trocar ingredientes mais calóricos e maléficos por outros mais leves? Em muitos casos, é possível substituir alimentos e receitas inteiras, adaptando-as para uma versão mais saudável. "A substituição de pães por produtos integrais é uma ótima opção para o café da manhã. Além disso, você pode trocar presunto e peito de peru (ricos em sódio) por ovos ou atum, que são mais saudáveis", afirma a nutricionista.

5. Opte por modos de preparo menos gordurosos

Outra dica interessante é buscar por modos de preparo mais saudáveis (ou seja, com menos uso de gorduras e ingredientes maléficos. De acordo com Bianca, existem ótimas opções para quem quer ter um estilo de vida mais leve. "As melhores formas de preparo são as assadas e ensopadas, assim como o cozimento a vapor, no caso dos legumes. Uma boa dica é: asse legumes no forno, como abobrinha, cenoura, tomate e cebola com ervas finas e azeite", conta a profissional.

Além disso, não se esqueça de também cortar (ou ao menos reduzir bem) a quantidade de gordura ingerida no dia a dia. A nutricionista afirmou que esse é um dos principais pontos para quem quer ter um corpo mais sadio. "Evite alimentos imersos em gordura, como batatas fritas ou as preparações à milanesa. Além de eles serem feitos com farinha, utiliza-se também óleo de soja no preparo, o que pode ser prejudicial para a saúde cardiovascular", finaliza Bianca Sermarini.

Receitas:
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