5 cuidados importantes para quem vai praticar atividades físicas no calor

Para se exercitar nos dias mais quentes de verão, uma boa dica é usar sempre boné, roupas leves e se lembrar de beber bastante água antes, durante e após o treino
Para se exercitar nos dias mais quentes de verão, uma boa dica é usar sempre boné, roupas leves e se lembrar de beber bastante água antes, durante e após o treino

Praticar exercícios físicos de forma regular e equilibrada - mesmo em dias mais quentes - é importante para a saúde mental e corporal. No entanto, durante o verão, é fundamental tomar certos cuidados para manter o corpo hidratado e evitar sintomas como tontura ou enjoo (que são comuns quando ocorre exagero no treino). E, para te incentivar a se exercitar de forma mais segura, nós listamos 5 cuidados importantes para praticar exercício no calor. Vale a pena conferir!

1. Dê preferência às atividades físicas de manhã ou ao final da tarde

A primeira dica para se exercitar durante o verão com mais segurança é estipular certos horários para as atividades. O ideal, por exemplo, é fazer exercícios aeróbicos - como corridas, caminhadas ou passeios de bicicleta - sempre na parte da manhã (preferencialmente antes das 10h) ou ao final da tarde. Assim, você poupa mais o organismo e diminui o índice de desidratação durante o treino.

Obs.: Vale destacar que é importante fazer pausas e ficar atento a alguns sinais durante o exercício. Caso surjam sintomas como cansaço excessivo, visão turva, enjoo ou tontura, por exemplo, o mais indicado é parar o treino, ok?

2. Use roupas bem leves, confortáveis e não esqueça o protetor solar

Para garantir mais conforto durante a atividade física, o mais indicado é usar roupas bem leves e confortáveis - feitas com tecidos que não absorvem calor e de rápida secagem. O ideal é evitar peças escuras durante o dia e usar sempre um par de tênis confortável - preferencialmente com amortecedor, para quem gosta de correr. Também é indicado usar boné, óculos escuros e passar protetor solar para realizar atividades ao ar livre com mais segurança.

3. Não se esqueça de se alongar e fazer aquecimentos

Para prevenir lesões e preparar o corpo para a atividade física, é fundamental se alongar bem - esticando os braços, pernas, o pescoço, a coluna etc. Além disso, para melhorar o desempenho e evitar possíveis enjoos no calor, outra dica importante é fazer um aquecimento antes de iniciar o treino para valer. Principalmente em dias mais quentes, em que o desgaste físico tende a ser maior, é de suma importância atentar a esses cuidados.

4. Hidrate-se antes, durante e após o treino

Quando se trata de praticar exercícios físicos no calor, os cuidados com a hidratação do corpo devem ser redobrados. Por isso, a nossa dica é beber bastante água antes, durante e após o treino - repondo sempre os líquidos perdidos na atividade. Para quem gosta de fazer exercícios aeróbicos, que promovem uma grande perda calórica, uma boa sugestão é beber isotônicos - bebidas que ajudam a hidratar e repor os sais minerais com mais eficiência.

5. Coma frutas, legumes, cereais e alimentos leves da estação

Tomar certos cuidados com a alimentação durante o verão também é uma dica importante. Nesse período, o ideal é apostar em sucos naturais, vitaminas e outras receitas com frutas, legumes, verduras, cereais e leguminosas - investindo em uma dieta o mais light e natural possível, com pouca gordura. Para ser mais sustentável, inclusive, uma boa sugestão é dar preferência aos alimentos da estação - que são encontrados em maior abundância, melhor qualidade e preço. Fica a dica!

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