Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
7 chás relaxantes que ajudam a aliviar o estresse
Guia Culinário 08/04/2024

7 chás relaxantes que ajudam a aliviar o estresse

Quando se trata de se acalmar, muitas pessoas gostam de recorrer aos chás relaxantes. E isso realmente faz todo o sentido! Existem diferentes tipos de plantas e ervas com propriedades tranquilizantes que podem ajudar em momentos de estresse. Mas você sabia que, além dos chás que acalmam, existem alimentos que também ajudam a relaxar e a manter a tranquilidade no dia a dia?

Quer conhecer? Aqui, nós fizemos uma lista de chás e alimentos que ajudam a aliviar a ansiedade e acalmar a mente. Confira!

Quais são os chás relaxantes?

Conheça, a seguir, quais sãos os chás relaxantes, calmantes e antiestresse:

1. Chá de camomila com hortelã

Se o objetivo é preparar um chá saboroso, nutritivo e altamente relaxante, a melhor dica é recorrer à mistura camomila e hortelã. As duas ervas são fontes de vitaminas A, do complexo B, atuam como antioxidantes e são ótimas para tratar problemas como estresse e ansiedade.

A hortelã, em especial, possui a substância mentol, que ajuda a acalmar a mente e a relaxar os músculos. A camomila, por sua vez, é fonte de glicenia – substância que ajuda a tranquilizar e a tratar problemas de insônia e ansiedade. Interessante, né?

Para preparar esse chá, você pode fazer uma infusão com folhas de hortelã e flores de camomila. Depois, é só passar o chá em uma peneira. Uma forma mais prática é usar as versões em saquinhos dessas duas ervas. Basta ferver uma xícara de água, mergulhar os saquinhos e deixá-los em repouso entre cinco e dez minutos.

Leia mais: Para que serve chá de orégano?

2. Chá de lavanda

Entre os chás relaxantes, temos o de lavanda. Ele ajuda a tratar problemas como insônia, ansiedade, estresse e a aliviar dores de cabeça. Isso porque ela é fonte de propriedades tranquilizadoras, que ajudam a relaxar os músculos (aliviando a tensão) e também a mente.

Por isso, é muito indicado preparar chá de lavanda em momentos de ansiedade e estresse – basta fazer uma infusão com as folhas da planta (em uma panela com água quente) e, depois, peneirar o chá antes de beber. Não tem erro!

3. Chá de valeriana

Apesar de não ser muito conhecida, a valeriana é uma das plantas mais indicadas para combater estresse, ataques de pânico e ansiedade. Isso porque ela possui propriedades sedativas, calmantes e alivia tensões musculares.

Também conhecida como erva-dos-gatos, ela pode ser usada para tratar enxaquecas e cólicas menstruais muito agudas – basta consumir o chá com certa frequência. Para preparar essa bebida, coloque raiz de valeriana em uma panela com água e ferva por cerca de 15 minutos. Depois, é só coar, adoçar com mel e beber.

Leia mais: Chá de espinheira-santa: para que serve, benefícios e como fazê-lo

como relaxar tomando chá?

4. Chá de flor de maracujá

Além do suco feito com a fruta – que muita gente já consome –, a nossa sugestão é recorrer ao chá de flor de maracujá, também conhecido como passiflora. Essa bebida é altamente relaxante, pois é rica em flavonoides, que atuam no nosso sistema nervoso, diminuindo o estresse, a ansiedade e relaxando os músculos. Para preparar esse chá, basta fazer uma infusão com as flores da planta de maracujá e depois coar. Bem simples, né?

5. Chá de alecrim

Muito usado para temperar carnes, risotos e massas, o alecrim é um tipo de erva aromática altamente nutritiva: fonte de vitaminas A, C, fibras, cálcio e potássio. Mas o que muita gente não sabe é que a erva também rende receitas de chás relaxantes e digestivos.

O chá de alecrim atua no nosso sistema nervoso como antidepressivo e ajuda a afastar estresse, ansiedade e cansaço. Para preparar, ferva cerca de um litro de água, acrescente folhas de alecrim e deixe no fogo por mais cinco minutos. Depois, é só coar e beber. Fica a dica!
Leia mais: Chá de marcela: conheça 14 benefícios

6.Erva-cidreira

A erva-cidreira, também conhecida como melissa, é uma ótima opção para quem deseja tomar uma bebida agradável para relaxar e se sentir bem. Isso porque pesquisas mostram que o chá combate a insônia, melhora o humor, reduz a ansiedade, diminui o risco de doenças cardiovasculares e melhora a digestão.

Mas atenção: embora a bebida promova diversos benefícios à saúde, ela deve ser consumida de forma moderada, pois o seu uso excessivo pode baixar a pressão arterial.

7. Capim-limão

O chá de capim-limão possui propriedades digestivas, diuréticas, calmantes e analgésicas. Além disso, é rico em vitaminas A, C e do complexo B, assim como magnésio, ferro e zinco. Para preparar a bebida, basta fazer a infusão das folhas do capim-limão.

O seu consumo deve ser moderado, já que beber o chá em grande quantidade pode potencializar o efeito sedativo.

Leia mais: Confira motivos para beber mais chás no seu dia a dia

quais alimentos acalmam o sistema nervoso?

O que é bom para acalmar o sistema nervoso?

Assim como beber chás relaxantes diariamente ajuda a acalmar o sistema nervoso, a alimentação saudável é também fundamental para manter o corpo bem, longe de inflamações e cansaço, e com a mente sã, sem estresse e ansiedade. Veja, a seguir, alguns alimentos que ajudam a manter o sistema nervoso mais equilibrado:

1. Alimentos ricos em magnésio

O magnésio é um mineral que atua na regulação do sistema nervoso. Por isso, é importante consumir alimentos ricos em magnésio diariamente, como: espinafre, banana, semente de abóbora, abacate, entre outros.

2. Alimentos ricos em triptofano

O triptofano é um aminoácido precursor da serotonina – o neurotransmissor responsável por regular o humor e promover a sensação de bem-estar. São exemplos de alimentos ricos em triptofano: frango, ovos, queijo, peru, nozes, lentilhas, etc.

3. Alimentos ricos em antioxidantes

Os antioxidantes combatem o estresse oxidativo do corpo, o que, consequentemente, ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade. Existem diversas frutas e vegetais ricos em antioxidantes, como: morango, laranja, mirtilo, brócolis e pimentão.

4. Alimentos ricos em ômega-3

Os ácidos graxos ômega-3 possuem propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a aliviar os sintomas de ansiedade. São ricos em ômega-3: peixes (truta, salmão, atum, etc.) e sementes (linhaça, chia e nozes).

o que evitar nas refeições para relaxar melhor?

Quais alimentos evitar para ter mais momentos relaxantes?

Por outro lado, existem alimentos que podem contribuir para o aumento do estresse e ansiedade e, por isso, devem ser evitados. Saiba quais são esses alimentos:

1. Café

Por ser uma bebida estimulante, o consumo excessivo de café pode aumentar os níveis de cortisol (o hormônio do estresse) e provocar irritação, insônia e nervosismo.

2. Açúcar refinado

Alimentos com muito açúcar refinado, como é o caso de doces, refrigerantes e bolos, podem causar um aumento e queda rápida dos níveis de glicose no sangue. Isso vai gerar alteração de humor e ansiedade.

3. Alimentos ricos em gorduras saturadas

Alimentos processados, como batata frita e hambúrguer, geralmente possuem alto nível de gordura saturada e trans. Esses tipos de gordura contribuem para o aumento da inflamação e estresse oxidativo no corpo e, por isso, devem ser evitados.

4. Alimentos ricos em sódio

O consumo de alimentos com alto teor de sódio pode aumentar os níveis de estresse. Da mesma maneira, evitar esse tipo de alimento ajuda a manter a saúde cardiovascular e a sensação de calma.

5. Alimentos que contenham glutamato monossódico

Muito presente em alimentos processados, como salgadinhos, molhos e outros, o aditivo alimentar pode provocar sintomas de ansiedade, palpitação e dor de cabeça.

Qual é a relação do sono com alimentação e sistema nervoso?

Como observado nos tópicos anteriores, a qualidade do sono está totalmente associada a uma boa alimentação. O consumo diário de alimentos ricos em triptofano – o precursor da serotonina –, em magnésio, antioxidantes e ômega-3 ajuda a manter o corpo relaxado e o sistema nervoso mais equilibrado, o que contribui diretamente para um sono mais tranquilo.

Do mesmo modo, as refeições ricas em gorduras saturadas, gordura trans e açúcar refinado, por exemplo, podem desencadear problemas digestivos, além de estresse e nervosismo que afetam o sono de forma negativa.

O poder dos chás relaxantes é inegável: além de ser fonte de vitaminas, ajuda a acalmar a mente e manter o corpo saudável. Quando combinado com uma alimentação balanceada – com alimentos coloridos e nutritivos –, os efeitos antiestresse, analgésicos, calmantes e relaxantes são ainda mais potencializados. Então, que tal aproveitar as nossas dicas para gozar de uma vida mais tranquila e equilibrada?