Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 benefícios do kombucha para a sua saúde
Guia Culinário 04/07/2019

5 benefícios do kombucha para a sua saúde

Poucas coisas são tão boas quanto poder juntar uma bebida refrescante, saborosa e que ainda consegue proporcionar diferentes benefícios para o nosso organismo. Mas esse é o caso do kombucha! Essa bebida gaseificada, adquirida a partir da fermentação do chá preto ou verde, pode ser considerada um poderoso probiótico natural, pois contém uma quantidade grande de lactobacilos vivos (bactérias benignas, que ajudam a regenerar e fortalecer a flora intestinal).

O kombucha já conquistou os chineses há milênios e está aos poucos sendo incorporada no nosso dia a dia. Conheça alguns de seus benefícios para o nosso corpo e entenda por que, para esse povo asiático, ela é conhecida como “elixir da saúde”.

1. É um estimulante energético

Se você está precisando de algo para aumentar a energia no dia a dia, o kombucha pode ser a melhor saída. Graças ao ferro que é liberado durante o processo de fermentação, responsável por melhorar o transporte de oxigênio no sangue, e uma pequena quantidade de cafeína, a bebida se torna um estimulante para a produção de energia no nosso organismo.

2. Kombucha fortalece o sistema imunológico

Por ser uma bebida probiótica e com ação antioxidante (rica em vitaminas C, K e do complexo B), é um ótimo complemento para quem está investindo em uma dieta detox. Além disso, auxilia na imunidade do corpo, deixando o organismo menos suscetível a doenças. Por fim, a sua ingestão melhora a absorção de nutrientes e combate a ação dos radicais livres contra o envelhecimento precoce.

3. Bebida pode funcionar como antibiótico natural

Você já ouviu aquela história das bactérias boas que combatem as más? É mais ou menos o que ocorre com o kombucha. Por ter uma série de bactérias benéficas à saúde, a ingestão da bebida consegue destruir as ruins, que por sua vez podem causar infecções e intoxicação alimentar.

4. Kombucha é um grande aliado para a saúde das articulações

O colágeno é uma das proteínas mais importantes do nosso corpo, responsável por formar pele, cartilagem, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos. E a boa notícia é que nutrientes encontrados no Kombucha, como as glucosaminas – que aumentam a produção do ácido hialurônico, previnem a dor nas articulações e conseguem preservar justamente a produção do colágeno.

5. Melhora o sistema digestivo

O kombucha é uma grande aliada para quem sofre de problemas no intestino. Os micro-organismos presentes na fermentação reforçam a saúde intestinal e evitam incômodos, como a prisão de ventre e a diarreia. A bebida também é ótima para ser ingerida após a refeição graças às suas enzimas, que combatem o mal-estar digestivo.