Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 29/09/2020

5 benefícios do chá de amora e como fazer a bebida com as folhas da amoreira

Você sabia que é possível fazer chás terapêuticos e saborosos a partir das folhas de frutas vermelhas ou cítricas? O chá de amora, para quem não conhece, é um dos mais indicados para fortalecer a imunidade, tem propriedades terapêuticas (antioxidantes e anti-inflamatórias) e costuma ser feito com as folhas da fruta. Para que você aprenda mais sobre essa bebida, nós separamos dicas de como fazer chá de amora e seus benefícios. Confira!

Quais são os benefícios do chá de amora?

Feito a partir das folhas da amora (e servido junto com as frutinhas), esse chá se destaca por conter uma quantidade grande de vitaminas, agentes antioxidantes e minerais que contribuem para a saúde do organismo como um todo. Aqui, nós listamos os principais benefícios do chá de amora:

1. Fortalece a imunidade

Por ser rico em vitaminas do complexo B, C, E, fibras e flavonoides (substâncias antioxidantes), o chá de amora é um dos principais aliados do sistema de defesa do corpo. Ele ajuda a prevenir gripes, resfriados e tem ação anti-inflamatória.

2. Ajuda a aliviar os sintomas da menopausa

Um dos principais destaques do chá de amora é que ele ajuda muito a combater os sintomas da menopausa. Isso porque as folhas de amora são ricas em isoflavonas (tipo de flavonoides) e de fitormônios, substâncias que cumprem papel semelhante ao do estrogênio, auxiliando a amenizar sintomas como insônia e ondas de calor.

3. Auxilia na perda de peso

É possível que você já tenha ouvido falar que chá de amora emagrece – e essa afirmação realmente tem um quê de verdade! Além de ser rica em fibras, essa bebida tem um composto químico que combate a absorção de carboidratos – sendo assim, eles não se transformam em glicose e são eliminados do corpo, o que favorece a perda de peso.

4. Fortalece os ossos e a musculatura

Você sabia que o chá de amora também ajuda a manter a estrutura óssea do corpo fortalecida? Por ser fonte de potássio, magnésio, manganês e outros minerais importantes, essa bebida combate inflamações e é ótima para proteger os ossos e músculos do corpo.

5. Ajuda a prevenir anemia

Por conter um alto teor de ferro e vitamina C (que ajuda na absorção do mineral), o chá de amora também é muito indicado para prevenir ou combater a anemia. Vale destacar que o ferro é responsável pelo transporte do oxigênio entre as células e, por isso, não pode ficar em falta no organismo.

Como fazer chá de amora?

Para fazer um chá de amora bem saudável e saboroso, o segredo é usar folhas de amoreira bem frescas e deixá-las, de preferência, em infusão por uns 15 minutos. Assim, você prepara uma bebida bem terapêutica para tomar de manhã ou antes de dormir. Que tal?

Ingredientes

– 500 ml de água

– 5 folhas de amora

– Mel para adoçar (opcional)

Coloque a água em uma panela junto com as folhas de amora e espere ferver. Tampe o recipiente, espere 15 minutos e coe a bebida. Acrescente mel para adoçar (opcional) e tome o chá ainda quentinho.