Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 benefícios da abobrinha para a saúde
Guia Culinário 26/06/2015

5 benefícios da abobrinha para a saúde

A abobrinha reúne diversos benefícios para a saúde, principalmente quando ressaltamos seus altos valores nutritivos e sua versatilidade. Esta hortaliça é um dos alimentos mais ricos em vitaminas do complexo B e do mineral magnésio, a iguaria é uma das melhores opções para as principais dietas de emagrecimento, controle de doenças e funções reguladoras do organismo.

Uma pesquisa realizada pelo Institute of Oregon State University, nos Estados Unidos, revelou que a ingestão das vitaminas do complexo B encontradas na abobrinha reduz a possibilidade de danos ao DNA, fator de risco para o câncer, por exemplo. O arsenal de vitaminas encontradas no alimento contribui na prevenção de diversas doenças, como problemas de pressão, anemia, depressão e doenças cardíacas, além de combater os primeiros sintomas do estresse.

Abobrinha é uma aliada nas dietas de emagrecimento

Além de todos esses benefícios, a abobrinha também é muito indicada para dietas de emagrecimento. Com pouca caloria, o alimento se destaca por ser tenra, com aspecto leve e magro. Estudos apontam que uma xícara de abobrinha tem 36 calorias e 10% da RDA de fibra dietética, que auxilia na digestão, previne a constipação e mantém os níveis baixo de açúcar no sangue. “A abobrinha é amiga da dieta: legume de baixa caloria, pode ser utilizado como complemento em diversos pratos”, destacou o chef Haroldo de Carvalho, especialista em alimentação funcional

5 benefícios da abobrinha para a sua saúde

1. Amiga da dieta

Com baixíssimo teor de sódio, ela reduz a retenção de água, o que facilita a eliminação de toxinas e gorduras. Como ela é repleta de fibras, acelera o “trânsito intestinal” e, enfim, a perda de peso!

2. Prevenção do câncer

As grandes quantidades de fibra na abobrinha também ajuda a evitar toxinas cancerígenas de se estabelecer no cólon. Além disso, as vitaminas A e C, bem como ácido fólico, encontrados no alimento atuam como poderosos antioxidantes que combatem o stress oxidativo que pode levar a muitos tipos diferentes da doença.

3. Bom para o coração

Uma pequena quantidade de abobrinha já contém mais de 10% da RDA de magnésio, mineral que reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame. O alimento também fornece folato, que é uma vitamina necessária na quebrar de aminoácido perigoso homocisteína, que se os níveis no corpo aumenta e pode contribuir para esses ataques.

4. Cicatrização

Uma xícara de abobrinha contém 19% da RDA de manganês, mineral essencial para a produção de prolina e de aminoácidos que permitem o colagênio se formar, e permitindo, assim, uma pele saudável e adequada à cicatrização de feridas.

5. Saúde da próstata

Estudos mostram que os fitonutrientes na abobrinha auxiliam na redução dos sintomas de benigna hipertrofia prostática (BOH), uma condição na qual a glândula da próstata aumenta e leva a complicações com a micção e funções sexuais em homens.