Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 alimentos que prometem trazer sorte para o seu ano novo
Guia Culinário 31/12/2018

5 alimentos que prometem trazer sorte para o seu ano novo

Mais um ano se passou e a esperança de que o novo traga muita renovação só aumenta. E para dar uma forcinha ao destino, muita gente gosta de seguir certas tradições que, de acordo com o dito popular, vão fazer os próximos 365 dias serem ainda melhores que os que acabaram de passar. Os costumes são muitos, e vão desde pular 7 ondinhas à meia-noite a fazer uma faxina na casa algumas horas antes da virada. Mas aqui vamos listar 5 alimentos que prometem trazer sorte para o seu ano novo. Saiba quais são eles:

Uva traz dinheiro

A simpatia da uva é bem simples: assim que der meia-noite você deve comer 12 uvas, uma a cada batida do relógio. Há duas versões em relação ao que a simpatia, originária na Espanha, pode significar. Em uma delas é preciso guardar os seus caroços. Depois, é só limpá-los bem e os guardar na carteira pelo próximo ano. De acordo com a sabedoria popular, essas sementes vão atrair dinheiro. Mas há quem diga que cada uva representa um mês do ano, e que o seu sabor vai indicar como cada um deles vai ser.

Seja como for, apostar no consumo de uvas na virada está longe de ser uma má ideia. O alimento é fonte de fibras, que o regula o intestino, e de vitamina C, que ajuda na absorção de ferro pelo organismo. Além disso, é um bom antioxidante, e por isso combate os radicais livres e previne o corpo de diferentes tipos de doenças.

Peixe pode trazer sorte e fertilidade

A presença do peixe na ceia de ano novo é uma prática comum em diferentes culturas e por motivos distintos. Para os cristãos, esse foi o alimento que Cristo multiplicou, e por isso traz sorte. Já para os japoneses, seu consumo vai trazer fertilidade – visto que esses animais colocam vários ovos de uma vez só. Por fim, há quem acredite que essa é uma das poucas carnes que deve ser consumida no último dia do ano, já que é um animal que se movimenta apenas para a frente.

Acreditando nisso ou não, não há como negar que o consumo de peixe é sempre uma boa pedida. Afinal, ele é rico em ômega 3, que por sua vez controla os níveis de açúcar no sangue e contribui para a queima de gorduras. Não à toa que ele é um dos ingredientes principais da dieta mediterrânea, que aumentou a longevidade de pessoas que viviam na região do Mar Mediterrâneo em uma época em que a medicina não era tão avançada.

Lentilha significa fartura

Não à toa que muita gente come arroz com lentilha na última noite do ano: esse grão pode trazer fartura, de acordo com determinadas culturas. Para algumas, inclusive, o alimento deve ser o primeiro a ser consumido no novo ano, já que isso poderia atrair dinheiro.

De qualquer maneira, é bom lembrar que o consumo de lentilha traz vários benefícios para a saúde. Dentre eles está o fortalecimento do sistema imunológico e a presença de fibras. Além disso, é fonte de magnésio, o que ajuda no bom funcionamento do sistema cardiovascular. Por fim, é um alimento altamente proteico.

Romã é o símbolo da abundância

Lembra da simpatia de guardar o caroço da uva na carteira para atrair dinheiro? Pois é, o mesmo se aplica para a romã! A fruta também é considerada um símbolo da abundância, o que não se aplica só na questão financeira, já que em algumas culturas casais que querem ter filhos também apostam no seu consumo na virada de ano.

De uma forma geral, a romã é conhecida pelos benefícios que traz ao cérebro, já que a fruta melhora as nossas funções cognitivas. Ela também é ótima para manter o bom fluxo de sangue no corpo, e por isso é uma grande aliada da saúde do coração.

Carne de porco traz progresso

Assim como o peixe não nada para trás o porco é visto como um animal que fuça para frente, e por isso também pode ser consumido na ceia de réveillon. Ele simboliza o progresso e, assim como outros alimentos, a abundância – e se é isso que você busca para o seu novo ano é o que deve consumir antes da virada.

Embora não seja visto por muitos como um alimento saudável, a verdade é que a carne do porco traz sim diversos benefícios para saúde, desde que preparada sem muita gordura, claro. Entre os principais podemos citar a presença de minerais como potássio, zinco e magnésio. Além disso, é um alimento aliado do coração por prevenir a arritmia cardíaca.