Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 alimentos da estação que prometem enriquecer o seu cardápio na primavera
Guia Culinário 31/10/2018

5 alimentos da estação que prometem enriquecer o seu cardápio na primavera

A temporada de setembro a dezembro é de flores e muitas cores – afinal, a primavera é a estação da vez! E a boa notícia é que, para entrar no clima do período, dá para usar a alimentação como aliada, apostando em pratos bonitos e nutritivos com florzinhas comestíveis.

E não é só isso: além das refeições floridas, também é hora de comer frutas e hortaliças dos mais variados tipos em seu melhor estado, com menos agrotóxicos e mais baratas – já que essa época do ano é conhecida pela diversidade nas plantações. Então, para te ajudar a aproveitar a estação investindo em uma alimentação com tantos nutrientes importantes para a saúde, separamos 5 boas opções para o seu cardápio. Confira!

Abóbora é versátil e pode ser aproveitada por completo

A abóbora aparece como uma das melhores opções de hortaliça para se consumir na época da primavera. Versátil, ela tem a vantagem de poder ser utilizada tanto em pratos doces quanto salgados – como o purê e o famoso doce de abóbora, por exemplo – e ainda pode ser aproveitada por completo – desde a polpa até as folhas, passando pelas sementes e pela casca. Além disso, também traz muitos benefícios por ter gorduras que fazem bem para a saúde (as insaturadas) e ainda é rica em antioxidantes, vitaminas e minerais.

Tomate pode ser usado para fazer molho ou ser ingrediente extra de saladas e sanduíches

Por precisar de luz e umidade para que cresça, a primavera é a estação ideal para a plantação de tomate. Por isso, ainda que esse fruto apareça constantemente nas refeições do dia a dia da maioria das pessoas – seja na forma de molho ou como um dos ingredientes da salada, por exemplo -, vale dar uma atenção extra a ele durante esse período para aproveitar ainda mais seus nutrientes. Dentre eles, estão as vitaminas A, B, C, B3 e K, minerais e o licopeno, que atua como um poderoso antioxidante.

Caju ajuda a combater a diabetes e a anemia

Você sabia que o caju também é uma fruta da primavera? Então, se estiver pensando em comê-lo in natura ou usá-lo para preparar um doce ou suco, essa é a melhor hora! Além do sabor característico, essa fruta típica do Nordeste se destaca por ser altamente nutritiva – tanto que aparece até como aliada para combater a diabetes e prevenir o aparecimento da anemia.

Alcachofra é uma das flores mais consumidas do mundo e pode ser usada para o preparo de um chá medicinal

Junto com a couve-flor e o brócolis, a alcachofra é uma das flores mais consumidas do mundo – e, como não poderia ser diferente, é ainda mais indicada no período da primavera. Você pode consumir essa hortaliça em sua forma crua, cozida ou usá-la como ingrediente principal para preparar um chá que auxilia na perda de peso e ainda conta com propriedades medicinais. Isso tudo porque, dentre os benefícios da alcachofra, está o aumento da sensação de saciedade por ser rica em fibras, controle do colesterol e combate à diabetes e à anemia.

Mostarda pode ser consumida em forma de molho ou em sementes

Na primavera também é tempo de aproveitar melhor os benefícios da mostarda. Seja em forma de molho ou de sementes, esse alimento com sabor tão característico se destaca por ser fonte de minerais, ajuda a desintoxicar o organismo e ainda tem antioxidantes para combater o câncer e a diabetes. E não para por aí: além disso tudo, também traz benefícios para a estética, já que é aliada para melhorar a aparência da pele e dos cabelos.