5 alimentos com glutamato monossódico para deixar de consumir

Fonte de glutamato monossódico, o macarrão instâtaneo é um dos alimentos que é melhor evitar
Fonte de glutamato monossódico, o macarrão instâtaneo é um dos alimentos que é melhor evitar

Identificado como realçador de sabor, MSG ou umami, o glutamato monossódico é um aditivo químico presente em diversos alimentos industrializados que pode fazer muito mal para a nossa saúde. Seu consumo frequente pode estimular dores de cabeça, causar intoxicações no fígado e desencadear outros problemas sérios de saúde que podem afetar o cérebro e os neurônios. Mas para que você consiga evitar essa substância, nós preparamos uma lista com 5 alimentos ricos em glutamato monossódico que você deve parar de consumir no dia a dia. Dá uma olhada!

1. Macarrão instantâneo é prático, mas é fonte de glutamato monossódico e pode fazer mal à saúde

Que o macarrão instantâneo é uma alternativa rápida e prática para quem vive na correria do dia a dia, a maioria das pessoas já sabem! No entanto, o que nem todo mundo sabe, é que o alimento é considerado um dos principais precursores de glutamato monossódico no organismo e pode causar danos irreversíveis para a saúde. Ele também faz parte da lista de alimentos que devem ser evitados por pessoas hipertensas devido a alta concentração de sódio!

2. Caldos prontos para carnes, aves e peixes também podem fazer mal para a saúde se forem consumidos em excesso

Além do excesso de sal e sódio, os caldos prontos para carnes, aves e peixes possuem grandes quantidades do glutamato monossódico. O produto industrializado é fonte de diversos conservantes e aromatizantes artificiais além do umami - e também possui gorduras saturadas e açúcar entre os seus compostos. Por isso, o ideal é sempre dar preferência a temperos naturais e saudáveis como o alho e a cebola!

3. Salgadinhos industrializados aumentam os níveis de colesterol ruim (LDL)

Sabe aqueles salgadinhos industrializados que a maioria dos especialistas nos recomendam retirar da alimentação por fazerem mal para a saúde? Então, além de serem ricos em sódio, gorduras e açúcares que aumentam os níveis de colesterol "ruim" (LDL) no organismo, eles também possuem aditivos químicos que intensificam a cor, o sabor e o odor do alimento, como o glutamato monossódico.

4. Carnes processadas possuem diversos aditivos que causam danos ao coração

Salsicha, linguiça, bacon, mortadela, presunto, salame, toucinho e carnes enlatadas. Todos esses alimentos fazem parte do grupo de carnes processadas e são fontes de substâncias tóxicas para o organismo. Além do glutamato monossódico, os embutidos possuem corantes, conservantes e gorduras em excesso que podem fazer mal para o coração.

5. Molho shoyu tem sódio e glutamato monossódico em excesso

Apesar de dar um sabor especial ao peixe cru e ser muito utilizado na culinária japonesa, o molho shoyu é outro alimento extremamente rico em glutamato monossódico. Ele é produzido com uma quantidade considerável do aditivo para realçar o sabor do molho e, além disso, possui quase toda a quantidade de sódio recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para consumir diariamente em uma única colher de sopa do alimento.

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