5 alimentos com alto índice glicêmico que diabéticos devem evitar

Inclusa na lista de alimentos com alto índice glicêmico, junk food é exemplo perfeito do que diabéticos não devem consumir
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Saber quais são os alimentos com alto índice glicêmico é crucial para pessoas que têm diabetes, doença crônica caracterizada por níveis elevados de açúcar no sangue. Devido à dificuldade de absorção da glicose no organismo, todo o cuidado é pouco na hora de preparar uma dieta com comidas indicadas para diabéticos, pois cada alimento possui uma quantidade de moléculas de açúcar que podem afetar a saúde de quem as consome em excesso. Veja agora a lista de alimentos com alto índice glicêmico e as indicações sobre o que um diabético não pode comer ou beber.

1. Açúcar é o ingrediente que mais influencia o aumento do índice glicêmico no sangue

O açúcar é o principal alimento a ser evitado por pessoas que têm diabetes. Ele está presente em diversas receitas e, apesar de possuir diferentes tipos, o ingrediente é um dos mais prejudiciais para a saúde de diabéticos. Mesmo as opções mais saudáveis dentre os tipos de açúcar, como o mascavo ou demerara, afetam negativamente o organismo e ampliam a quantidade de glicose no sangue, o que pode intensificar os sintomas da doença.

2. Farinha de trigo presente em pães e massas é transformada em açúcar no sangue e prejudica quadros de diabetes; farinha de coco é opção mais saudável

Alimentos derivados da farinha de trigo branca, como as massas, devem ser evitados por quem sofre de diabetes. Pizza, macarrão e até mesmo o clássico pão francês devem ser riscados do cardápio, pois são carboidratos que, ao passarem pelo processo de digestão, acabam transformados em açúcar. Para consumir algum tipo de massa, o ideal é buscar por aquelas feitas de farinha integral ou farinha de coco. Ainda assim, é fundamental checar o índice glicêmico do alimento antes e também consultar uma nutricionista.

3. Arroz branco é um dos alimentos de alto índice glicêmico e pode ser substituído por quinoa

Assim como as massas, os cereais fornecem bastante energia para o corpo. Ao serem digeridos, aumentam consideravelmente a quantidade de glicose no sangue. O arroz branco é o mais tradicional ingrediente da cozinha brasileira junto com o feijão e, apesar de não ter açúcar, ele é um dos alimentos de alto índice glicêmico. Ele deve ser substituído nas refeições por quinoa ou opções integrais do alimento para garantir uma alimentação mais saudável e balanceada.

4. Junk food é muito calórica e deve ser completamente evitada por pessoas que têm diabetes

Você sabe o que é junk food? Esse é o nome que descreve o grupo de comidas supercalóricas e quase nada saudáveis ou nutritivas que estão presentes no nosso cotidiano. Estão inclusos na lista de junk food os hambúrgueres, batatas fritas, refrigerantes, tortas e doces, entre outros alimentos processados que são ricos em gordura e açúcar. Pessoas que tem diabetes devem evitar ao máximo esse tipo de comida, pois além de aumentarem os níveis glicêmicos do sangue, elas também são responsáveis por ampliar a quantidade de colesterol ruim no organismo. Busque uma alimentação sem gordura e mais light para evitar o agravamento da doença.

5. Banana é rica em carboidratos e deve ser consumida com moderação por ser uma das frutas com alto índice glicêmico

Por incrível que pareça, frutas também podem apresentar altos níveis de açúcar (frutose) na composição e, consequentemente, gerar riscos para pessoas que têm diabetes. A banana é considerada uma das frutas com maior índice glicêmico. Apesar de ser uma boa fonte de energia para o corpo por ser composta de carboidratos de rápida absorção, a fruta não é indicada para diabéticos. A quantidade de açúcar pode variar entre os tipos de banana e o tamanho de cada fruta, mas o consumo do alimento deve ser controlado e com baixa regularidade.

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