4 sugestões de salada de frango para um almoço saudável

Prepare uma salada de macarrão com frango, diferentes vegetais e temperos, como brócolis e cheiro-verde
Prepare uma salada de macarrão com frango, diferentes vegetais e temperos, como brócolis e cheiro-verde

Para fazer um almoço rápido e saudável, uma boa alternativa é recorrer a receitas de salada de frango, que podem ser incrementadas com leguminosas, grãos e temperos naturais, por exemplo. A receita de salada com frango, cenoura ralada, servida com folhas e outros legumes, em especial, é bem nutritiva e fácil de preparar. Aqui, nós listamos 4 receitas de salada com peito de frango e outros ingredientes que ficam de dar água na boca. Vale a pena incluir no seu cardápio!

1. Salada de macarrão com frango

Para começar, nada melhor do que experimentar a clássica combinação de salada de macarrão com frango. Aqui, a nossa sugestão é apostar em ingredientes coloridos e nutritivos, como cenoura, brócolis e pimentão. Quanto à escolha do macarrão, uma boa dica é apostar no penne, parafuso ou gravatinha.

Ingredientes

- 250 g de peito de frango Taeq

- Sumo de ½ limão Taeq

- 3 dentes de alho Taeq amassados

- 1 colher de chá rasa de açafrão

- Sal a gosto

- 250 g de macarrão penne ou parafuso

- Azeite Taeq

- 1 cebola pequena Taeq cortada em tiras

- 1 cenoura orgânica Taeq ralada

- ½ pacote de brócolis japonês orgânico Taeq (300 g)

- Cheiro-verde picado a gosto

Para começar, corte o frango em cubos e tempere-o com sumo de limão, alho amassado e açafrão e um pouco de sal. Reserve.

Encha uma panela com água, adicione sal e deixe ferver. Quando estiver borbulhando, despeje o macarrão e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Aqui, a dica é deixar cozinhar pelo tempo que estiver indicado na embalagem. Depois, escorra o macarrão e reserve.

Em uma panela grande, coloque um pouco de azeite, junte a cebola e deixe refogar um pouco. Depois, junte o frango e deixe-o fritar bem. Reserve.

Em uma frigideira antiaderente, despeje um pouco de azeite e refogue o brócolis, para que ele fique levemente frito. No final, junte a cenoura ralada e misture. Transfira essa mistura para a panela do frango e, então, despeje o macarrão já cozido. Finalize com o cheiro-verde a gosto e prontinho!

2. Salada de grão-de-bico com frango

Você sabia que a salada de grão-de-bico com frango é uma das mais nutritivas? Essa combinação tem um alto teor de proteínas , o que é ótimo para quem quer ganhar massa magra, por exemplo. Ao incluir vegetais coloridos, é possível tornar a receita ainda mais saudável, aumentando os níveis de fibras, vitaminas A, do complexo B, C e minerais importantes.

Ingredientes

- 250 g de grão-de-bico

- Sal a gosto

- 200 g de frango Taeq

- Sumo de ½ limão Taeq

- 3 dentes de alho Taeq amassados

- Azeite Taeq

- 1 cebola Taeq cortada em cubos

- 2 tomates italianos Taeq sem sementes cortados em cubos

- ½ pimentão vermelho Taeq cortado em cubos

- Pimenta-do-reino a gosto

- Cheiro-verde picado a gosto

Para começar, você deve deixar o grão-de-bico de molho por pelo menos 6 horas. Essa etapa é importante para remover os antinutrientes presentes na leguminosa. Enquanto espera, corte o frango em tiras ou cubos, tempere com limão, sal e alho amassado. Deixe marinando em um prato dentro da geladeira.

Passado esse tempo, transfira os grãos para um escorredor. Encha uma panela com água, adicione um pouco de sal, junte o grão-de-bico e deixe cozinhar no fogo médio (ou até os grãos ficarem bem al dente). Reserve.

Em uma panela, coloque um pouco de azeite e refogue a cebola por uns minutos. Em seguida, junte o frango e deixe fritar/cozinhar bem. Junte o tomate, os pimentões, a pimenta a gosto e cozinhe mais um pouco. No final, você pode desfiar o frango com um martelo de cozinha ou garfo.

Junte o grão-de-bico já cozido ao frango e tempere com cheiro-verde a gosto. Você pode servir essa mistura com folhas de alface e rúcula. Fica uma delícia!

3. Salada de quinoa com frango

Quando se trata de preparar um jantar leve, nutritivo e saboroso, a salada de quinoa com frango é uma excelente opção. Aqui, uma boa dica é servir o frango frito em tiras e usar a combinação de cenoura com brócolis para incrementar. Você também pode fazer essa salada de frango desfiado com outros temperos e vegetais (como chuchu e pimentão). Confira uma receita bem simples:

Ingredientes

- 1 xícara de grãos de quinua Taeq

- 2 xícaras de água filtrada

- 1 colher de chá de sal

- 1 ½ cenoura orgânica Taeq cortada em tiras

- ½ pacote de brócolis japonês orgânico Taeq (300 g)

- 200 g de frango Taeq cortado em tiras

- Sumo de ½ limão Taeq

- 3 dentes de alho Taeq amassados

- Sal a gosto

- Pimenta-do-reino a gosto

- Azeite Taeq

- Cheiro-verde picado a gosto

Primeiro, você deve lavar bem a quinua. Em seguida, despeje 2 xícaras de água filtrada em uma panela e deixe ferver. Em seguida, adicione a quinua, 1 colher de chá de sal e deixe cozinhar com a panela semi tampada, até a água evaporar. Reserve.

Depois de cortar o frango em tiras, tempere-o com limão, alho, sal e pimenta. Deixe marinar por uns minutos. Cozinhe o brócolis e a cenoura a vapor, para preservar os nutrientes e reserve.

Agora que o frango já está bem temperado, frite as tiras em uma panela com azeite. Em um recipiente, junte a quinua (já cozida), os pedaços de brócolis, cenoura e o frango. Finalize com cheiro-verde e, se desejar, com um pouco mais de sal. Fica uma delícia!

4. Salada de frango com legumes

Que tal fazer uma salada de frango desfiado com legumes bem colorida para servir de acompanhamento no almoço? Essa é uma opção bem leve, rica em fibras e vitaminas. Você pode preparar o frango na panela de pressão (para desfiar com mais facilidade) e escolher diferentes legumes para cozinhar no vapor. No final, é só juntar tudo que fica delicioso!

Ingredientes

- 200 g de frango Taeq cortado em cubos

- Azeite Taeq

- ½ cebola Taeq cortada em cubos

- 3 dentes de alho Taeq amassados

- Sal a gosto

- 1 cenoura orgânica Taeq cortada em cubos

- 1 chuchu orgânico Taeq cortado em cubos

- 1 batata-doce Taeq cortada em cubos

- Pimenta a gosto

- Cheiro-verde a gosto

Em uma panela de pressão, coloque um pouco de azeite, refogue a cebola e o alho. Em seguida, junte o frango, adicione sal a gosto e deixe-o dourar bem.

Adicione um pouco de água (o suficiente para cobrir o frango) e tampe a panela. Quando começar a chiar, marque 25 minutos.

Passando esse tempo, deixe a pressão sair bem e, então, sacuda a panela para cima e para baixo - assim, é possível desfiar o frango com maior rapidez e facilidade. Depois, transfira o frango desfiado para uma vasilha.

Cozinhe os legumes (cenoura, chuchu e batata) no vapor, para preservar melhor os nutrientes. Depois, junte-os ao frango e tempere com pimenta + cheiro-verde. Prontinho!

Últimas
Receitas
Ver Mais

Últimas Matérias

Piquenique simples: 7 lanches saudáveis para fazer com as crianças nas férias

Piquenique simples: 7 lanches saudáveis para fazer com as crianças nas férias Piquenique simples: 7 lanches saudáveis para fazer com as crianças nas férias

Fazer um piquenique simples com as crianças é uma das melhores formas de curtir as férias escolares em um dia de calor! Para montar a cesta de piquenique,...

> Leia mais
Como fazer suco com polpa de fruta? Saiba preparar e veja 13 sabores para provar

Como fazer suco com polpa de fruta? Saiba preparar e veja 13 sabores para provar Como fazer suco com polpa de fruta? Saiba preparar e veja 13 sabores para provar

Preparar um suco a partir da polpa de fruta é uma opção rápida e prática para quem está na correria do dia a dia, mas não quer deixar de se alimentar bem. A...

> Leia mais
5 benefícios do iogurte natural na alimentação do dia a dia

5 benefícios do iogurte natural na alimentação do dia a dia 5 benefícios do iogurte natural na alimentação do dia a dia

O iogurte natural costuma estar presente na dieta de todo mundo que deseja perder peso ou quer apenas melhorar a saúde. Além de ser um alimento bem versátil,...

> Leia mais
5 receitas com tapioca fáceis e saudáveis para experimentar

5 receitas com tapioca fáceis e saudáveis para experimentar 5 receitas com tapioca fáceis e saudáveis para experimentar

Receitas com tapioca são sempre um sucesso! A tapioca é uma iguaria brasileira, já utilizada pelos povos indígenas antes da colonização e bastante popular na...

> Leia mais
O que é glúten? Faz bem evitar? Nutricionista responde

O que é glúten? Faz bem evitar? Nutricionista responde O que é glúten? Faz bem evitar? Nutricionista responde

Você sabe o que é o glúten? Diferentemente do que é dito comumente, o glúten não é o vilão da alimentação e nem sempre ele precisa ser retirado da rotina...

> Leia mais
Lanche para noite: o que comer antes de dormir

Lanche para noite: o que comer antes de dormir Lanche para noite: o que comer antes de dormir

O lanche da noite é importante para quem costuma acordar com fome de madrugada e acaba perdendo o sono por isso. Também conhecida como ceia da noite, a...

> Leia mais
Pré treino natural com café funciona? Nutricionista responde

Pré treino natural com café funciona? Nutricionista responde Pré treino natural com café funciona? Nutricionista responde

O café está muito presente no dia a dia, mas você já ouviu falar que ele também é indicado como pré treino natural? Investir em alimentos saudáveis antes de...

> Leia mais
Molho de iogurte para salada: prepare em casa com ingredientes naturais

Molho de iogurte para salada: prepare em casa com ingredientes naturais Molho de iogurte para salada: prepare em casa com ingredientes naturais

Comer salada todo dia é um hábito super saudável, mas se o molho que acompanha as folhas não for tão natural quanto elas, o potencial nutricional do prato...

> Leia mais
Granola: benefícios para o organismo que você precisa conhecer

Granola: benefícios para o organismo que você precisa conhecer Granola: benefícios para o organismo que você precisa conhecer

A granola é um alimento orgânico que não pode faltar na cozinha. Isso porque ele é energético e extremamente versátil, podendo fazer parte de diferentes...

> Leia mais
Vegetarianismo infantil: como cuidar da alimentação de uma criança vegetariana

Vegetarianismo infantil: como cuidar da alimentação de uma criança vegetariana Vegetarianismo infantil: como cuidar da alimentação de uma criança vegetariana

O vegetarianismo é uma prática que tem se tornado cada vez mais comum entre o público infantojuvenil. O cardápio exclui qualquer tipo de carne das refeições,...

> Leia mais