4 sugestões de salada de frango para um almoço saudável

Prepare uma salada de macarrão com frango, diferentes vegetais e temperos, como brócolis e cheiro-verde
Prepare uma salada de macarrão com frango, diferentes vegetais e temperos, como brócolis e cheiro-verde

Para fazer um almoço rápido e saudável, uma boa alternativa é recorrer a receitas de salada de frango, que podem ser incrementadas com leguminosas, grãos e temperos naturais, por exemplo. A receita de salada com frango, cenoura ralada, servida com folhas e outros legumes, em especial, é bem nutritiva e fácil de preparar. Aqui, nós listamos 4 receitas de salada com peito de frango e outros ingredientes que ficam de dar água na boca. Vale a pena incluir no seu cardápio!

1. Salada de macarrão com frango

Para começar, nada melhor do que experimentar a clássica combinação de salada de macarrão com frango. Aqui, a nossa sugestão é apostar em ingredientes coloridos e nutritivos, como cenoura, brócolis e pimentão. Quanto à escolha do macarrão, uma boa dica é apostar no penne, parafuso ou gravatinha.

Ingredientes

- 250 g de peito de frango Taeq

- Sumo de ½ limão Taeq

- 3 dentes de alho Taeq amassados

- 1 colher de chá rasa de açafrão

- Sal a gosto

- 250 g de macarrão penne ou parafuso

- Azeite Taeq

- 1 cebola pequena Taeq cortada em tiras

- 1 cenoura orgânica Taeq ralada

- ½ pacote de brócolis japonês orgânico Taeq (300 g)

- Cheiro-verde picado a gosto

Para começar, corte o frango em cubos e tempere-o com sumo de limão, alho amassado e açafrão e um pouco de sal. Reserve.

Encha uma panela com água, adicione sal e deixe ferver. Quando estiver borbulhando, despeje o macarrão e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Aqui, a dica é deixar cozinhar pelo tempo que estiver indicado na embalagem. Depois, escorra o macarrão e reserve.

Em uma panela grande, coloque um pouco de azeite, junte a cebola e deixe refogar um pouco. Depois, junte o frango e deixe-o fritar bem. Reserve.

Em uma frigideira antiaderente, despeje um pouco de azeite e refogue o brócolis, para que ele fique levemente frito. No final, junte a cenoura ralada e misture. Transfira essa mistura para a panela do frango e, então, despeje o macarrão já cozido. Finalize com o cheiro-verde a gosto e prontinho!

2. Salada de grão-de-bico com frango

Você sabia que a salada de grão-de-bico com frango é uma das mais nutritivas? Essa combinação tem um alto teor de proteínas , o que é ótimo para quem quer ganhar massa magra, por exemplo. Ao incluir vegetais coloridos, é possível tornar a receita ainda mais saudável, aumentando os níveis de fibras, vitaminas A, do complexo B, C e minerais importantes.

Ingredientes

- 250 g de grão-de-bico

- Sal a gosto

- 200 g de frango Taeq

- Sumo de ½ limão Taeq

- 3 dentes de alho Taeq amassados

- Azeite Taeq

- 1 cebola Taeq cortada em cubos

- 2 tomates italianos Taeq sem sementes cortados em cubos

- ½ pimentão vermelho Taeq cortado em cubos

- Pimenta-do-reino a gosto

- Cheiro-verde picado a gosto

Para começar, você deve deixar o grão-de-bico de molho por pelo menos 6 horas. Essa etapa é importante para remover os antinutrientes presentes na leguminosa. Enquanto espera, corte o frango em tiras ou cubos, tempere com limão, sal e alho amassado. Deixe marinando em um prato dentro da geladeira.

Passado esse tempo, transfira os grãos para um escorredor. Encha uma panela com água, adicione um pouco de sal, junte o grão-de-bico e deixe cozinhar no fogo médio (ou até os grãos ficarem bem al dente). Reserve.

Em uma panela, coloque um pouco de azeite e refogue a cebola por uns minutos. Em seguida, junte o frango e deixe fritar/cozinhar bem. Junte o tomate, os pimentões, a pimenta a gosto e cozinhe mais um pouco. No final, você pode desfiar o frango com um martelo de cozinha ou garfo.

Junte o grão-de-bico já cozido ao frango e tempere com cheiro-verde a gosto. Você pode servir essa mistura com folhas de alface e rúcula. Fica uma delícia!

3. Salada de quinoa com frango

Quando se trata de preparar um jantar leve, nutritivo e saboroso, a salada de quinoa com frango é uma excelente opção. Aqui, uma boa dica é servir o frango frito em tiras e usar a combinação de cenoura com brócolis para incrementar. Você também pode fazer essa salada de frango desfiado com outros temperos e vegetais (como chuchu e pimentão). Confira uma receita bem simples:

Ingredientes

- 1 xícara de grãos de quinua Taeq

- 2 xícaras de água filtrada

- 1 colher de chá de sal

- 1 ½ cenoura orgânica Taeq cortada em tiras

- ½ pacote de brócolis japonês orgânico Taeq (300 g)

- 200 g de frango Taeq cortado em tiras

- Sumo de ½ limão Taeq

- 3 dentes de alho Taeq amassados

- Sal a gosto

- Pimenta-do-reino a gosto

- Azeite Taeq

- Cheiro-verde picado a gosto

Primeiro, você deve lavar bem a quinua. Em seguida, despeje 2 xícaras de água filtrada em uma panela e deixe ferver. Em seguida, adicione a quinua, 1 colher de chá de sal e deixe cozinhar com a panela semi tampada, até a água evaporar. Reserve.

Depois de cortar o frango em tiras, tempere-o com limão, alho, sal e pimenta. Deixe marinar por uns minutos. Cozinhe o brócolis e a cenoura a vapor, para preservar os nutrientes e reserve.

Agora que o frango já está bem temperado, frite as tiras em uma panela com azeite. Em um recipiente, junte a quinua (já cozida), os pedaços de brócolis, cenoura e o frango. Finalize com cheiro-verde e, se desejar, com um pouco mais de sal. Fica uma delícia!

4. Salada de frango com legumes

Que tal fazer uma salada de frango desfiado com legumes bem colorida para servir de acompanhamento no almoço? Essa é uma opção bem leve, rica em fibras e vitaminas. Você pode preparar o frango na panela de pressão (para desfiar com mais facilidade) e escolher diferentes legumes para cozinhar no vapor. No final, é só juntar tudo que fica delicioso!

Ingredientes

- 200 g de frango Taeq cortado em cubos

- Azeite Taeq

- ½ cebola Taeq cortada em cubos

- 3 dentes de alho Taeq amassados

- Sal a gosto

- 1 cenoura orgânica Taeq cortada em cubos

- 1 chuchu orgânico Taeq cortado em cubos

- 1 batata-doce Taeq cortada em cubos

- Pimenta a gosto

- Cheiro-verde a gosto

Em uma panela de pressão, coloque um pouco de azeite, refogue a cebola e o alho. Em seguida, junte o frango, adicione sal a gosto e deixe-o dourar bem.

Adicione um pouco de água (o suficiente para cobrir o frango) e tampe a panela. Quando começar a chiar, marque 25 minutos.

Passando esse tempo, deixe a pressão sair bem e, então, sacuda a panela para cima e para baixo - assim, é possível desfiar o frango com maior rapidez e facilidade. Depois, transfira o frango desfiado para uma vasilha.

Cozinhe os legumes (cenoura, chuchu e batata) no vapor, para preservar melhor os nutrientes. Depois, junte-os ao frango e tempere com pimenta + cheiro-verde. Prontinho!

Últimas
Receitas
Ver Mais

Últimas Matérias

Tabule: aprenda a fazer uma salada de quinoa com legumes

Tabule: aprenda a fazer uma salada de quinoa com legumes Tabule: aprenda a fazer uma salada de quinoa com legumes

A culinária árabe é sempre uma forma de diversificar o cardápio sem deixar a saúde e o paladar de lado. O tabule é a prova disso: trata-se de uma salada...

> Leia mais
Como montar um prato saudável para o almoço em 3 passos

Como montar um prato saudável para o almoço em 3 passos Como montar um prato saudável para o almoço em 3 passos

Acertar como montar um prato saudável para o almoço é mais fácil do que você imagina. Não são poucas as pessoas que têm dificuldade em seguir uma rotina...

> Leia mais
Chá de camomila e outras 3 ideias de chá de flor para experimentar

Chá de camomila e outras 3 ideias de chá de flor para experimentar Chá de camomila e outras 3 ideias de chá de flor para experimentar

O chá de camomila é bastante conhecido por ter efeito calmante e sedativo. Mas sabia que ele pode trazer vários outros benefícios? Quando consumido...

> Leia mais
Mingau de aveia: conheça os ingredientes para uma versão fit da receita

Mingau de aveia: conheça os ingredientes para uma versão fit da receita Mingau de aveia: conheça os ingredientes para uma versão fit da receita

O mingau de aveia é sempre uma opção de receita bem versátil e saborosa para quem procura uma alimentação mais saudável e equilibrada no dia a dia. Mas sabia...

> Leia mais
Zinco: para que serve o mineral e onde encontrá-lo

Zinco: para que serve o mineral e onde encontrá-lo Zinco: para que serve o mineral e onde encontrá-lo

Os sais minerais cumprem várias funções importantes no organismo: contribuem para a síntese de proteínas, para a produção de hormônios, fortalecem os...

> Leia mais
Mel ou melado de cana? Conheça os benefícios e formas de usar esses ingredientes

Mel ou melado de cana? Conheça os benefícios e formas de usar esses ingredientes Mel ou melado de cana? Conheça os benefícios e formas de usar esses ingredientes

As diferenças entre mel e melado de cana vão além da maneira como os ingredientes são produzidos, viu? Ambos são ótimas alternativas ao açúcar cristal para...

> Leia mais
Natação: saiba o que comer antes e depois do treino para aproveitar benefícios

Natação: saiba o que comer antes e depois do treino para aproveitar benefícios Natação: saiba o que comer antes e depois do treino para aproveitar benefícios

A natação é um esporte aquático muito famoso ao redor do mundo. A prática física acontece majoritariamente em piscinas e é considerada uma atividade...

> Leia mais
Mitos e verdades sobre comida congelada: veja a opinião de uma nutricionista

Mitos e verdades sobre comida congelada: veja a opinião de uma nutricionista Mitos e verdades sobre comida congelada: veja a opinião de uma nutricionista

Comida congelada e saudável existe e pode ser muito bem aproveitada no dia-a-dia! Apesar dos mitos a respeito dos produtos conservados no freezer, é fato que...

> Leia mais
Suco de limão: os benefícios e 3 versões para fazer em casa

Suco de limão: os benefícios e 3 versões para fazer em casa Suco de limão: os benefícios e 3 versões para fazer em casa

Suco de limão é aquela opção refrescante para quem quer hidratar o corpo e garantir boas doses de energia para o organismo! No verão e em qualquer outra...

> Leia mais
Comida mediterrânea: 4 novas receitas para seu cardápio

Comida mediterrânea: 4 novas receitas para seu cardápio Comida mediterrânea: 4 novas receitas para seu cardápio

Quer dar uma diferenciada no cardápio no fim de semana? A comida mediterrânea é uma opção saudável para curtir uma noite de receitas estrangeiras com a...

> Leia mais