Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
4 séries sobre alimentação saudável que valem a pena conhecer
Movimente-se 11/05/2021

4 séries sobre alimentação saudável que valem a pena conhecer

Você também faz parte do time que ama assistir a filmes, séries e documentários sobre culinária? Consumir esse tipo de conteúdo é ótimo para aprender mais sobre os alimentos, temperos, ver truques de preparo e entender a real importância de usar ingredientes de qualidade – apostando em uma alimentação mais diversificada e saudável. Para que você se aprofunde nesse universo, e se divirta acompanhando diferentes chefs em ação, nós separamos 4 séries sobre alimentação saudável que são imperdíveis. Prepara a pipoca e já pode começar a maratona!

1. ‘A História da Alimentação no Brasil’

Que tal aprender mais sobre a culinária brasileira, suas particularidades e origens? “A História da Alimentação no Brasil” é uma série documental baseada no livro de mesmo nome (escrito por Luís da Câmara Cascudo) que apresenta, essencialmente, o maior registro cultural e histórico da culinária nacional. Com 13 episódios de cerca de 25 minutos, a série fala sobre ingredientes básicos e indispensáveis (seguindo os capítulos do livro) que contam, de certa forma, a história do Brasil: mandioca, milho, banana, temperos indígenas, leite de coco, cuscuz, curiosidades sobre a dieta africana, a comida real e outros pontos fundamentais que explicam a nossa culinária.

A melhor parte da série é que ela mostra imagens de diferentes pontos do Brasil, de Portugal e ainda traz o relato de chefs, historiadores, sociólogos, artistas e personagens de diferentes regiões brasileiras. Além de ser bem agradável de assistir (indicada para quem ama ver temperos, condimentos etc.), “A História da Alimentação no Brasil” é ótima para quem quer aprender mais sobre a nossa própria identidade através da comida. A série está disponível na Amazon Prime e pode ser maratonada a qualquer momento!

2. ‘Cooked’

Baseada no livro “Cozinhar, Uma História Natural da Transformação”, a série documental “Cooked” fala especialmente sobre a origem dos alimentos e da relação do ser humano com a comida. Produzida pela Netflix e apresentada pelo jornalista Michael Pollan (autor do livro), a série toma como base os 4 elementos da natureza (fogo, água, terra e ar), tratados separadamente em cada episódio. Com imagens de diferentes comidas, temperos e truques de preparo, “Cooked” é um verdadeiro estímulo para quem quer saber mais sobre os alimentos e colocar a mão na massa no dia a dia.

3. ‘Sal, Gordura, Acidez e Calor’

A chef de cozinha Samin Nosrat, autora do livro ‘Sal, Gordura, Acidez e Calor’ (ganhador do prêmio James Beard 2018 de culinária) destaca que todos podem cozinhar bem seguindo uma filosofia simples: dominar o uso de quatro elementos (sal, gordura, ácido e calor). A chef destaca, por exemplo, a importância de experimentar a comida em todas as etapas de seu preparo. Fica a dica na hora de cozinhar!

A série documental ‘Sal, Gordura, Acidez e Calor’, produzida pela Netflix, consiste em uma espécie de resumo do livro. É dividida em quatro episódios que abordam cada um dos elementos e lugares diferentes no mundo: Itália, Japão, México e Califórnia (EUA), mostrando paisagens lindas, além de condimentos, temperos e pratos típicos que dão água na boca. Essa série é perfeita para quem quer aprender mais truques de cozinha e conhecer mais a fundo diferentes culinárias.

4. ‘Chef’s table’

Que tal aprender técnicas com chefs de diferentes lugares do mundo? “Chef’s Table” é uma série documental da Netflix que mostra justamente diversos truques, pratos, usos de temperos e especiarias de diferentes países e regiões. Em cada episódio, a série apresenta um novo chef de cozinha, fala sobre o seu processo de criação, mostrando pratos típicos que muita gente não conhece. A melhor parte é que dá para maratonar esse conteúdo por bastante tempo – levando em conta que a série já soma 6 temporadas. Uma maravilha, né?