Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 03/02/2021

4 receitas de sanduíche sem glúten indicadas para celíacos

Quem sofre com algum tipo de intolerância alimentar (ao glúten ou à lactose, por exemplo), sabe como é difícil preparar comida no dia a dia com certas restrições. Quem é celíaco, em especial, não pode comer massas tradicionais (pães, biscoitos, macarrão e pizza), devendo recorrer a receitas alternativas no dia a dia. Então, para ajudar nesse assunto, nós separamos 4 opções de sanduíches sem glúten para experimentar. Confira!

1. Sanduíche de atum

Que tal preparar um sanduíche sem glúten com recheio de pasta de atum light? Essa é uma versão bem nutritiva (rica em fibras, proteínas e ômega 3) que serve muito bem para o lanche da tarde ou até mesmo como substituto para a janta. Vale a pena experimentar!

Ingredientes

– 2 ovos

– 6 colheres de sopa de requeijão light Taeq

– 1 colher de sobremesa de fermento em pó

– Pimenta-do-reino moído a gosto

– Azeite

– 1 lata de atum

– ½ cebola ralada

– Cheiro-verde a gosto

– Folhas de alface e tomate em rodelas (opcional)

Para começar, você deve preparar a massa do sanduíche (que substituirá o pão comum). Para isso, misture os ovos, 4 colheres de sopa de requeijão, o fermento em pó e a pimenta a gosto em um bowl. Em seguida, despeje a massa em uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite e frite dos dois lados. Depois, corte a massa ao meio e reserve. Para preparar o recheio, basta misturar o atum, a cebola, o cheiro-verde e um pouco de pimenta + azeite a gosto. Misture tudo, coloque em cima de uma das partes da massa, adicione o alface e o tomate e, então, feche com a outra parte da massa. Assim, você terá um sanduíche sem glúten de atum.

2. Sanduíche de queijo com tomate

Também é possível fazer uma versão de sanduíche sem glúten com recheio de queijo e tomate bem saboroso. Em vez de preparar a massa por conta própria, também é possível comprar o pão sem glúten já pronto – uma alternativa mais prática e rápida. A parte boa é que dá para variar nos tipos de queijos e caprichar em temperos, como o orégano, para conceder ainda mais sabor.

Ingredientes

– 2 fatias de pão sem glúten

– Queijo mozzarella de búfala Taeq

– Tomate-cereja picados a gosto

– Orégano a gosto

Para montar o sanduíche, basta colocar um pouco da mozzarella de búfala no pão, tomates-cereja picados e orégano por cima. Feche o sanduíche, coloque em uma sanduicheira até derreter o queijo e prontinho!

3. Sanduíche de pasta de frango

Para preparar um sanduíche de frango sem glúten, a nossa dica é preparar uma pasta bem temperada (de frango desfiado com cenoura ralada, milho e ervas, por exemplo) e servir em um pão caseiro feito a base de goma de tapioca – uma alternativa bem saborosa para celíacos.

Ingredientes

– 1 ovo

– 2 colheres de sopa de goma de tapioca Taeq

– 2 colheres de sopa de requeijão light Taeq

– Azeite

– 1 peito de frango desfiado

– ½ cebola ralada

– ½ cenoura ralada

– ½ pote de ricota light

– Milho e cheiro-verde a gosto

– Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Primeiro, prepare a massa: coloque o ovo, a tapioca e o requeijão em um bowl e misture bem com uma colher. Leve para fritar em uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite – lembre-se de fritar os dois lados. Depois reserve o pão e prepare a pasta de frango light. Pegue o peito de frango já cozido e desfiado, adicione o sal e a pimenta a gosto. Em seguida, acrescente a cebola, a cenoura, a ricota e misture bem. Para finalizar, adicione o milho e o cheiro verde a gosto. Transfira o recheio para a massa e feche-a para comer. Prontinho!

4. Sanduíche de ovo mexido

O clássico pão com ovo é um dos preferidos dos brasileiros, não é mesmo? Para preparar uma versão sem glúten mais elaborada, uma boa dica é recorrer ao ovo mexido com cebola, tomate, queijo e temperos diversos – uma alternativa bem nutritiva e saudável para o dia a dia.

Ingredientes

– 2 fatias de pão sem glúten

– 2 ovos

– Azeite

– ½ cebola cortada em cubos

– 1 tomate pequeno cortado em cubos

– Queijo ralado a gosto

– Sal, pimenta-do-reino moída e coentro a gosto

Comece preparando o recheio: em um bowl, misture os ovos com o sal, a pimenta e reserve. Em uma frigideira antiaderente, coloque um pouco de azeite, a cebola e refogue um pouco. Em seguida, adicione o tomate e refogue por mais um tempo. Depois, adicione os ovos batidos e siga mexendo até que eles fiquem cozidos. Nesse tempo, adicione o queijo ralado a gosto, para que ele derreta durante o cozimento dos ovos. Para finalizar, basta colocar o recheio dentro das fatias de pão sem glúten. Bem simples, né?