Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
4 receitas de pão caseiro fáceis e muito saudáveis
Guia Culinário 05/05/2020

4 receitas de pão caseiro fáceis e muito saudáveis

Para muitas pessoas o café da manhã só fica 100% completo se for acompanhado de um pão quentinho e fresquinho, com aquela aparência de que acabou de sair do forno. Se esse também for o seu caso, que tal começar a aprender algumas receitas de pão caseiro para fazer em casa? Para te ajudar nessa tarefa, nós separamos 4 opções fáceis e muito saudáveis que você pode fazer com os ingredientes da sua cozinha. Dá uma olhadinha!

1. Receita de pão caseiro de liquidificador

Começando pela receita mais fácil da lista: o pão caseiro de liquidificador feito com farinhas à base de cereais integrais, sementes ou frutas (a escolha é sua)! Elas são boas alternativas para substituir a farinha de trigo comum e para incrementar a receita com outros nutrientes fundamentais para o organismo.

Ingredientes

– 400 g de farinha integral (pode ser de coco, aveia, chia, linhaça, quinoa, amêndoas ou qualquer uma de sua preferência)

– 125 ml de leite morno

– 2 ovos

– 1/3 xícara (chá) de açúcar demerara

– 1/2 colher (chá) de sal

– 1 sachê de fermento biológico seco

– Azeite para finalização

No liquidificador, coloque os ovos, o leite, o açúcar e o fermento e bata por aproximadamente 1 minuto. Depois, coloque a mistura em um recipiente médio e vá acrescentando a farinha aos poucos, mexendo com uma colher. Mexa bem até formar uma massa homogênea, cubra o recipiente com um pano de prato e deixe descansar por 1 hora.

Por fim, unte uma forma de pão com farinha de trigo e azeite, despeje o conteúdo sobre ela e pincele a massa também com azeite. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 25 minutos ou até o pão ficar bem douradinho.

2. Receita de pão caseiro simples: como fazer pão francês integral

Já pensou em aprender a fazer a receita de pão francês integral (igualzinho ao da padaria) para comer em casa sempre que tiver vontade? Ela rende aproximadamente 10 pãezinhos, não utiliza nenhum tipo de farinha branca e é feita com apenas 5 ingredientes. Anota aí!

Ingredientes

– 450 g de farinha integral

– 225 ml de água morna ou em temperatura ambiente

– 1 sachê de fermento biológico seco instantâneo

– 1 colher (chá) de sal

– 3 colheres (sopa) de azeite (ou óleo de coco sem sabor)

– Sementes de abóbora, chia, gergelim ou aveia em flocos (opcional)

Comece misturando a farinha e o sal em uma tigela e reserve. Depois, coloque a água e o sachê de fermento em um outro recipiente, misture bem até dissolver, e acrescente o azeite. Despeje um pouco da mistura na tigela com farinha, amasse os ingredientes com as mãos e repita o procedimento até despejar todo o conteúdo líquido.

Para terminar de misturar a massa, coloque-a sobre uma superfície lisa e polvilhada com farinha integral, sove a massa com as mãos por aproximadamente 5 minutos (ou até ela ficar bem lisinha) e deixe-a descansar por 1 hora dentro de um recipiente fechado com plástico filme ou pano de prato.

Quando a massa dobrar de tamanho, coloque-a novamente sobre uma superfície lisa e polvilhada, abra-a com um rolo (até chegar em um formato retangular) e corte a massa em 10 partes iguais. Faça uma bolinha com cada uma partes (juntando as pontas da massa) e achate a lateral de todas elas, formando 10 pãezinhos. Coloque-os sobre uma assadeira polvilhada com farinha integral, cubra com o pano e deixe descansar por mais 1 hora.

Passado esse tempo, faça um pequeno corte superficial no centro de cada um dos pães, pincele-os com um pouco de azeite, polvilhe as sementes e os grãos de sua preferência por cima (essa parte é opcional) e leve ao forno preaquecido a 200°C por 35-40 minutos. Nos últimos 15 minutos, diminua a temperatura para 180°C – assim os pães ficarão bem douradinhos e crocantes!

Dica: Use manteigas saudáveis e geleias caseiras para incrementar o pão francês caseiro e deixá-lo ainda mais nutritivo!

3. Receita de pão caseiro fofinho, sem glúten e vegano

Para quem precisa substituir o glúten na alimentação devido a alguma intolerância ou alergia, que tal preparar um pão caseiro sem glúten – e vegano – utilizando goma de xantana? Além de ser usado em pães, o ingrediente também é uma boa alternativa para fazer bolos, sobremesas e muitos outros pratos sem glúten.

Ingredientes

– 1 xícara de farinha de coco

– 1/2 xícara de polvilho doce

– 1/2 xícara de quinoa em flocos

– 1/2 colher (chá) de sal

– 1 colher (sopa) de açúcar demerara

– 1/2 colher (chá) de goma de xantana

– 1 sachê de fermento biológico seco instantâneo

– 1 colher e 1/2 (sopa) de azeite

– 1 xícara de água morna ou em temperatura ambiente

Basta misturar todos os ingredientes secos em uma bacia (farinha, polvilho, quinoa, sal, açúcar, goma de xantana e fermento), acrescentar o azeite e ir colocando a água aos poucos para formar a massa. Transfira o conteúdo para uma forma de pão untada com farinha de coco e azeite e deixe a massa repousar por cerca de meia hora. Depois, leve-a para o forno preaquecido a 200°C e asse até que o pão fique com uma linda cor dourada.

4. Receita de pão caseiro fácil com multigrãos

Você também pode fazer um pão multigrãos com sementes e grãos superpoderosos, a exemplo da linhaça, da chia e das sementes de gergelim e de abóbora. Elas trarão uma boa quantidade de fibras à massa, além da variedade de minerais e vitaminas.

Ingredientes

– 450 g de farinha integral

– 225 ml de água morna ou em temperatura ambiente

– 1 sachê de fermento biológico seco instantâneo

– 1 colher (chá) de sal

– 2 colheres e 1/2 (sopa) de azeite

– Mix de grãos (sementes de abóbora, girassol, chia e gergelim, aveia e quinoa em flocos, linhaça dourada, amêndoa ou castanha-do-pará triturada etc.)

Primeiro, coloque a farinha, o fermento e o sal em uma tigela. Misture os ingredientes e acrescente a água aos poucos para formar a massa. Cubra com um pano de prato e deixe descansar por 20 minutos. Adicione o azeite e o mix de grãos e misture bem até que todos os grãos se agreguem à massa de forma homogênea. Sove-a por aproximadamente 5 minutos e deixe crescer em uma forma untada com azeite por 1 hora (lembre-se de cobrir a massa com um pano).

Para finalizar o pão, retire o pano de prato e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 35-45 minutos.

Matéria publicada em 05/05/2020

Atualizada em 17/01/2023