Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 31/07/2021

4 opções de chá para pressão alta que são ricos em propriedades medicinais

Você sabia que tomar chá para pressão alta é um método supereficiente para reduzir os riscos da doença? Se você sofre de hipertensão, é importante conhecer o que é bom para pressão alta e já podemos adiantar que chás naturais são cheios de benefícios e ótimas opções para te ajudar! Nós conversamos com a nutricionista Gabriela Sant’Anna para entender um pouco mais sobre como baixar pressão alta através da alimentação e quais as melhores indicações de bebidas para diminuir os sintomas da doença.

Como tratar os sintomas de pressão alta?

O consumo de chás e ervas medicinais é uma prática recorrente que acompanha a população mundial há milênios. Gabriela afirma que diversos estudos demonstram o aumento da prevalência de doenças crônico-degenerativas, como a hipertensão arterial. Por isso, o uso de chás para tratamentos é tão comum.

Então, qual chá é bom para pressão alta?

1. Chá verde ajuda a reduzir o estresse e é uma ótima indicação de chá para pressão alta

Ao perguntar a alguém o que é bom para pressão alta, é bem provável que você já tenha ouvido essa indicação, certo? O chá verde oferece efeito calmante àqueles que o consomem, o que auxilia na diminuição do estresse e no relaxamento dos vasos sanguíneos. Segundo a nutricionista, a bebida também promove redução dos fatores de risco relacionados às doenças cardiovasculares. Isso porque o chá verde possui compostos fitoquímicos conhecidos como catequinas, as quais possuem ação antioxidante e inibem a agregação plaquetária.

2. Chá de erva-cidreira combate ansiedade, o que causa pressão alta em alguns casos

Essa é uma dica certeira de como baixar pressão alta rapidamente e ter uma noite tranquila de sono! A erva-cidreira, ou melissa, é calmante, antiespasmódico e analgésico. Apesar de possuir diferentes tipos, a bebida é conhecida por combater a ansiedade e acelerar o processo de adormecimento, o que melhora a qualidade do sono à noite. De acordo com Gabriela, é uma opção muito benéfica para portadores de hipertensão arterial por promover efeito relaxante nos vasos.

3. Chá de capim-limão tem efeito sedativo e regulariza quantidade de plaquetas no sangue, fator crucial para regularizar a pressão alta

O capim santo, também conhecido como capim-limão, capim-cidreira, capim-cheiroso ou capim-cidrão, é uma das opções mais buscadas de chás poderosos para baixar a pressão alta, mas não apenas isso! A planta estimula o equilíbrio dos níveis de serotonina e a quantidade de plaquetas no sangue. “Ele possui efeito calmante, antibacteriano, analgésico, usado para melhorar cólicas e dores abdominais, também é diurético e anti-hipertensivo”, diz a profissional.

4. Chá de casca de maracujá trata insônia e diminui dores de cabeça, dois dos sintomas da pressão alta

Além de ser muito indicado para quem quer saber como baixar pressão alta, o chá da casca de maracujá também é uma boa pedida para quem sofre de insônia ou hiperatividade. Gabriela diz que o maracujá possui ação relaxante muscular, diminui ansiedade e alterações do sistema nervoso, e por isso, caso essa seja a causa do aumento da pressão arterial, ajuda a controlar a mesma. O excesso de tensão nos vasos também pode provocar dores de cabeça, as quais também são combatidas pela bebida.

Cuidados que devem ser tomados ao consumir chás

É importante saber que a fitoterapia alimentar requer cuidados específicos apesar dos inúmeros benefícios que a prática pode apresentar ao corpo. A especialista alerta que é preciso ter atenção com o chá escolhido e também com a associação das plantas com medicamentos, pois algumas plantas podem reduzir ou aumentar o efeito dos mesmos.

“Deve-se atentar sobre o modo de preparo, qual parte da planta deve ser utilizada, a dosagem correta, as indicações e contraindicações, pois não é por ser natural que não faz mal e pode levar a problemas de saúde, reações adversas e toxicidade”, finaliza Gabriela.