4 nutrientes que o organismo geralmente não produz e onde encontrá-los

Alimentos como peixes, sementes e oleaginosas são fontes ricas em ômega 3 e cloreto de magnésio, ambos nutrientes que o organismo não produz
Alimentos como peixes, sementes e oleaginosas são fontes ricas em ômega 3 e cloreto de magnésio, ambos nutrientes que o organismo não produz

Você sabe como evitar problemas de saúde que ocorrem pela falta de nutrientes que o organismo não produz? O corpo humano precisa de uma grande quantidade de substâncias específicas para manter um bom funcionamento dos órgãos, e parte das proteínas e lipídios necessários para suprir o metabolismo são fornecidos pelas próprias células, mesmo que em pouca quantidade.

Dietas balanceadas com os mais variados tipos de ingredientes são ideais para a vida de qualquer ser vivo. Quando se trata de repor nutrientes que não são produzidos pelo corpo naturalmente, deve-se ter muita atenção em quais alimentos serão escolhidos. Veja quais são são aqueles que o corpo não fabrica e como você pode consumi-los na alimentação!

1. Ômega 3 oferece mais saúde e bem-estar para o organismo

Por ser um composto gorduroso essencial, o ômega 3 auxilia na regulação dos níveis de glicose, triglicerídeos e colesterol no sangue. É um ótimo estimulante para o funcionamento do cérebro por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o que fortalece o sistema imunológico, os ossos e as articulações. A gordura é uma ótima opção para pessoas com idade mais avançada por oferecer mais disposição no dia a dia.

Onde encontrá-lo: camarão fresco, folhas verdes escuras (espinafre, couve, agrião, rúcula e brócolis), leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha, soja etc.), peixes, oleaginosas (amêndoas, avelã, castanha, nozes e macadâmia) e óleos vegetais.

2. Cloreto de magnésio é fonte de energia

O cloreto de magnésio é utilizado pelo organismo para a produção de energia e fortalecimento dos ossos. Ele é responsável por efeitos positivos na estrutura neurológica, como a diminuição de casos de enxaqueca e dores de cabeça, assim como a melhora da memória e do aprendizado. O composto é também um ótimo nutriente preventor de infecções e doenças cardiovasculares.

Onde encontrá-lo: abacate, aveia, avelã, castanha-do-pará, amêndoas, amendoim, espinafre, leguminosas, peixes gordurosos e sementes de linhaça e abóbora.

3. Luteína e zeaxantina retardam o envelhecimento das células

Luteína e zeaxantina são substâncias suplementares que previnem doenças nos olhos e promovem uma visão mais saudável. Ambos são compostos antioxidantes, o que significa que combatem o envelhecimento precoce das células.

Onde encontrá-los: ovo, folhas verde escuras e vegetais coloridos (pimentão de todas as cores, cenoura, tomate, tangerina, laranja, milho, entre outros).

4. Vitamina D previne fraqueza dos ossos

A vitamina D tem forte influência na saúde óssea por ser responsável pelo controle de cálcio e fósforo no sangue. É considerado um antibiótico natural por estimular e fortalecer o sistema imunológico. O nutriente também previne doenças cardíacas por controlar a pressão arterial.

Onde encontrá-la: laticínios (leite, queijo, iogurte etc.), ovo, carnes (fígado especificamente), cogumelos, peixes, frutos do mar (ostras, salmão, sardinha, mariscos etc.) e, principalmente, através do sol.

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