Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
4 maneiras de ajudar o próximo sem sair de casa
Movimente-se 10/07/2020

4 maneiras de ajudar o próximo sem sair de casa

Doar parte do seu tempo (e energia) para ajudar o próximo é uma verdadeira prova de empatia – e, ao mesmo tempo, uma forma de promover autoconhecimento e bem-estar a si próprio. Muitas pessoas que fazem trabalho voluntariado, por exemplo, afirmam que, no fim das contas, acabam recebendo mais do que doando. Ou seja, é uma experiência realmente engrandecedora. Mas você sabia que dá para fazer isso sem precisar sair de casa? Para te incentivar a começar projetos que ajudam o próximo, nós separamos 4 maneiras de colocar a empatia em prática. Confira!

1. Faça doação de sangue

Você sabia que dá para doar sangue sem precisar sair de casa? Para aumentar a coleta de sangue, em muitos lugares os hemocentros vão com uma equipe e os devidos equipamentos até a residência do indivíduo para realizar a coleta. Para saber mais informações, o ideal é acessar o site do hemocentro mais próximo. Vale destacar que, para a pessoa estar apta para doar, ela precisa pesar no mínimo 50 kg, ser saudável e ter entre 16 e 60 anos (ou até 69 anos, se a pessoa já for uma doadora frequente). Além disso, há uma lista de critérios a serem obedecidos, então se você está na dúvida se pode ou não doar sangue vale a pena conferir os requisitos nos sites oficiais.

2. Já pensou em fazer voluntariado online?

Para fazer trabalho voluntariado nem sempre é necessário estar presente fisicamente, sabia? Existem diversas formas de ajudar o próximo através de sites e plataformas online – você pode fazer doações, participar de palestras e reuniões. Além disso, existem vários portais que permitem o contato com diferentes organizações e voluntários em todo o mundo.

A ONU Brasil, por exemplo, divulga em seu site um serviço gratuito chamado Online Volunteering, que permite que o indivíduo entre em contato com diferentes organizações do mundo e, a partir daí, comece a ser um colaborador. Para participar, basta se inscrever, aguardar para receber candidaturas, selecionar os trabalhos voluntários que lhe interessam e, então, iniciar o voluntariado. Interessante, né?

3. Dê suporte a família e amigos, mesmo à distância

Uma forma simples de ajudar quem a gente mais ama é estando o mais presente possível, mesmo à distância. Caso você more longe da família, por exemplo, uma boa dica é fazer chamadas de vídeo, conversar sobre assuntos diversos e procurar saber como a pessoa realmente está. Quando você mantém um contato frequente, fica mais fácil ajudar a resolver alguns problemas (mesmo que seja apenas através da conversa) e, consequentemente, contribui para o bem-estar das pessoas que você mais ama.

4. Comece algum site com conteúdos e vídeos sobre algum tema que você domina

Compartilhar conhecimento não deixa de ser uma excelente forma de ajudar as pessoas, não é mesmo? Portanto, caso você seja chef de cozinha, músico, professor ou apenas tenha alguma habilidade específica, uma boa sugestão é criar uma plataforma online para divulgar conteúdo e ensinar o próximo. Quem sabe tocar algum instrumento, por exemplo, pode gravar vídeos ensinando a tocar diferentes músicas. O mesmo serve para professores, que podem gravar conteúdos sobre temas específicos e, assim, ajudar diversas pessoas a estudar online.