Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
4 ingredientes para bater com o açaí e deixá-lo ainda mais gostoso e nutritivo
Guia Culinário 10/01/2019

4 ingredientes para bater com o açaí e deixá-lo ainda mais gostoso e nutritivo

Queridinho na culinária brasileira por seu sabor inconfundível, o açaí tem a vantagem de entregar vários benefícios específicos para a saúde. Por ser fonte de fibras, ele ajuda a aumentar a sensação de saciedade no organismo e melhora o funcionamento do intestino; protege o coração por contar com um antioxidante chamado antocianidina; e ainda garante muito mais energia para o corpo devido ao seu alto teor de proteínas.

Mas sabia que é possível deixar a fruta ainda mais gostosa e nutritiva fazendo algumas misturinhas? Veja opções de ingredientes que garantem uma boa combinação:

1. Banana e suco de laranja deixam o açaí mais nutritivo

Uma opção para incrementar o açaí – tanto no sabor quanto na parte nutritiva – é misturá-lo com banana e suco de laranja. A primeira fruta também ajuda a garantir mais energia, tem fibras, potássio e ainda diminui os riscos de anemia por ter ferro em sua composição. Já a bebida fortalece a imunidade por ser rica em vitamina C, ajuda na digestão, combate o envelhecimento precoce devido a presença de antioxidantes, e também fornece mais energia por ser rica em carboidratos.

Para fazer, é só bater tudo no liquidificador – e, se desejar, adicionar um pouco de granola por cima ou outro ingrediente de sua preferência para dar o toque final.

2. Iogurte fortalece os ossos

Para deixar o açaí com uma textura diferente, você também pode batê-lo no liquidificador junto com um copo de iogurte natural. Além de incrementar o gosto, esse ingrediente extra tem a vantagem de aumentar a imunidade, fortalece os ossos por ser uma excelente fonte de cálcio, faz bem para o sistema nervoso por ser rico em vitaminas do complexo B, e ainda é fonte de proteínas.

3. Banana e aveia é uma combinação que dá mais energia ao corpo

Além do suco de laranja, você também pode combinar a banana no açaí com aveia. As vantagens desse ingrediente são as seguintes: maior fornecimento de energia por ser fonte de carboidratos, maior sensação de saciedade pela presença de fibras, diminuição do colesterol, fortalecimento da saúde cardiovascular e prevenção da diabetes por ter um baixo índice glicêmico.

A receita é bem simples: basta bater o açaí no liquidificador com 1 banana picada mais 4 colheres de sopa de aveia fina. Depois, é só servir com gelo e pronto!

4. Chia é rica em ômega 3

Para fechar a lista de ideias, fica a dica: bata a polpa do açaí no liquidificador com 1 colher de sopa de chia (junto com um pouco de leite desnatado para que a bebida ganhe uma textura mais fluida). A semente, que pode ser usada de diferentes maneiras na alimentação, reduz os riscos de problemas no coração por ser rica em ômega 3, combate o câncer pela presença de antioxidantes, cálcio, ferro e fibras – que contribuem para que o corpo fique satisfeito mais rápido e ainda melhoram a saúde intestinal.