Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
4 ideias de receitas com goiabada para aproveitar os nutrientes da fruta
Guia Culinário 25/06/2020

4 ideias de receitas com goiabada para aproveitar os nutrientes da fruta

Rica em vitamina C, cálcio, potássio e muitos outros nutrientes, a goiaba é uma das frutas mais utilizadas no preparo de sobremesas! É com ela que fazemos a goiabada, doce brasileiro típico do interior de São Paulo que agrega todos os benefícios da fruta e combina muito bem com outras receitas como biscoitos, bolos e doces num geral. Por isso, nós separamos 4 ideias de receitas com goiabada para que você possa aproveitar os nutrientes da fruta. E detalhe: todas saudáveis, viu? Dá uma olhada:

1. Biscoito casadinho é uma das receitas mais tradicionais com goiabada

Biscoito casadinho, casadinho de goiaba ou simplesmente “casadinho”, é uma receita tradicionalmente conhecida por acompanhar o doce de goiabada. Além disso, é uma boa forma de aproveitar as propriedades nutritivas da fruta!

Ingredientes

– 100 g de manteiga

– 2 ovos

– 2 xícaras (chá) de farinha integral

– 1 xícara (chá) de açúcar mascavo

– 1 xícara (chá) de geleia de goiaba

– 3 colheres (sopa) de água

– 4 colheres (sopa) de açúcar demerara

– Manteiga para untar

Para fazer a receita, bata todos os ingredientes da massa no liquidificador (manteiga, açúcar, ovos e farinha). Em seguida, abra a massa com um rolo, corte em pedaços pequenos (pensando em como você gostaria que ficassem os biscoitos), coloque o conteúdo em uma forma untada com manteiga e leve para assar ao fogo médio por cerca de 5 a 8 minutos (ou até dourar levemente). Depois é só deixar esfriar, misturar a geleia de goiaba com água e açúcar em uma panela a fogo baixo (até obter uma geleia mais encorpada) e rechear os biscoitos com o resultado!

2. Rocambole de goiabada é outra receita clássica com a fruta

Apesar de ser um pouco trabalhosa, a receita de rocambole com recheio de goiabada (ou bolo de rolo) é um outro clássico feito com o doce da fruta! Mas para fazer uma versão saudável e alternativa do rocambole, a ideia é substituir a farinha de trigo por algum tipo de farinha integral. Você pode optar pela farinha de coco, arroz, aveia, amêndoa ou qualquer uma de sua preferência!

Ingredientes

– 200 g de manteiga

– 150 g de açúcar demerara

– 5-6 ovos separados (clara em neve + gemas)

– 200 g de farinha integral peneirada

– 200 g de geleia de goiaba

– 4 colheres (sopa) de açúcar demerara (para o recheio)

– 1/2 xícara de água

– Manteiga para untar

Primeiro, coloque a manteiga e o açúcar em uma batedeira e bata até formar um creme. Depois, acrescente as gemas do ovo, bata até obter uma massa homogênea e junte a farinha e as claras em neve de maneira gradativa (coloque duas colheres (sopa) de cada ingrediente até terminar). Despeje a massa sobre uma forma retangular untada com manteiga e leve para assar no fogo mais baixo (máximo de 180°C) por cerca 10 minutos. Você deve assar aproximadamente 4 massas para conseguir montar rocambole.

Para fazer o recheio, coloque a geleia de goiaba em uma panela com a água e açúcar, ferva até formar um creme e reserve. Quando a primeira massa estiver pronta, solte-a da forma, distribua uma camada bem fina da goiabada por cima, enrole com cuidado (formando uma espécie de bolo de rolo) e reserve novamente. Repita o mesmo com todas as massas (enrolando-as do ponto onde terminou a massa anterior), espere esfriar e sirva o rocambole!

3. Que tal fazer uma travessa de romeu e julieta?

Você também faz parte do time que ama a combinação de queijo com goiabada? Tradicionalmente conhecida como “romeu e julieta”, a mistura dos dois ingredientes se transformou em uma sobremesa bem popular no Brasil! Então que tal fazer uma deliciosa travessa de romeu e julieta e reunir os benefícios desses dois alimentos?

Ingredientes

– ½ caixa de leite condensado diet

– ½ caixa de creme de leite light

– 1 copo de requeijão light

– 1 envelope de gelatina incolor sem sabor

– 200 g de geleia de goiaba

– 4 colheres (sopa) de açúcar demerara

Comece a receita hidratando a gelatina conforme as instruções da embalagem. Em seguida, coloque o leite condensado, o creme de leite, o requeijão e a gelatina hidratada em um liquidificador e triture tudo. Depois, despeje o conteúdo em uma travessa pequena de vidro e reserve na geladeira.

Em uma panela, acrescente a geleia de goiaba e o açúcar e cozinhe os ingredientes ao fogo baixo até formar um creme viscoso. Quando o conteúdo da travessa estiver firme, despeje o creme goiabada por cima e leve à geladeira novamente por pelo menos mais 1 hora!

4. Mousse de goiabada é uma receita fácil que pode ser muito nutritiva

Para quem não gosta de perder tempo na cozinha, a nossa última sugestão é fazer uma mousse de goiabada! E para deixar a receita ainda mais nutritiva, a dica é trocar o leite condensado tradicional pela versão similar do leite de soja, além de acrescentar algumas sementes de chia na receita, conhecidas por serem excelentes fontes de fibras.

Ingredientes

– 200 g de goiabada cascão

– 1 envelope de gelatina incolor sem sabor

– 1 caixa de creme de leite light

– 1 lata de leite condensado de soja

– Sementes de chia a gosto

Basta cortar a goiabada em pedaços bem pequenos, colocar todos os ingredientes no liquidificador (goiabada + creme de leite + leite condensado + sementes de chia + gelatina já hidratada) e bater por 3 minutos. Depois é só colocar uma vasilha e deixar na geladeira por pelo menos 3 horas que a mousse estará pronta.